5.6

Confiauto - Câmara, sensores e agora líquido do radiador

João Machado
João Machado apresentou a reclamação
6 de outubro 2023

Espero que todos se encontrem bem desse lado.

Após aviso da entidade “livro de reclamações” me ter indicado o local certo para fazer esta reclamação aqui me encontro eu.

Venho fazer uma queixa sobre um Renault Kadjar de 2017 com a matrícula 91-SX-52 que infelizmente conta com um problema no qual ja foram substituídos os seus módulos e o problema continua a subsistir. Assim como um novo problema que fora supostamente resolvido na última revisão (foi dada a palavra de que estava já tudo ok) o que não está. Infelizmente lembra o problema com a câmara e os sensores onde a empresa parece empurrar com a barriga à espera que o cliente se canse e vá a outra oficina para a primeira não ter de sofrer com as consequências da falta de competência sobre o que se tem verificado. Não consigo arranjar outro adjetivo que melhor se enquadre neste momento.

Em relação à câmara e sensores os pedidos de reclamação já se encontram no portal do livro de reclamações com as referências ROR00000000044741925, ROR00000000044747785 e ROR00000000044752292. Nestas reclamações vê-se alguém que claramente não contém as informações todas ao que na última reclamação ROR00000000044752292 indico novamente o problema e não me é oferecida resposta. Já chegamos a lá ir após isto e disseram-nos que NÃO sabiam do que era o problema. Deram claramente a entender que não o sabem resolver pois já substituíram os componentes e o mesmo problema continua a ocorrer. Se não é isso dizem que não vêm nada apesar de se fazerem os testes todos. Neste momento decidimos não nos fiar mais nas câmaras e sensores que já nos chegaram a colocar problemas físicos no carro e então passamos a ter mais cuidado e sempre que se fazem manobras que envolvam distâncias e tudo mais saímos do carro e tentamos aos poucos tratar do assunto (uma barbaridade ter de fazer isto num carro destes.)

Infelizmente a história não termina aqui. Neste novo elemento que irei adicionar à frente vê-se uma clara tentativa de repetição da mesma história. Verificou-se na última ida à Confiauto de Vila Nova de Famalicão uma perda de líquido do radiador que ao início indicavam a necessidade de substituição de um componente “de desgaste” que não consta em lado algum nos componentes em necessidade de substituição nos livros e informação online sobre revisão automóvel, pelo menos neste carro. Indicaram-me que iriam substituir o componente sem cobrar nenhum valor por ter feito sempre todas as revisões na marca e atempadamente.
No fim desta substituição perguntei ao colaborador se deveria tomar conta deste problema ao que tinham feito os testes todos e o problema estava resolvido. Por minha sorte e visto andar sempre de olho nos componentes do carro, após 4000 kms decidi verificar o radiador que acabava por mostrar o que se encontra em anexo (um depósito cujo líquido de radiador nem tão pouco na marca do mínimo aparecia. Não aparecia de todo!!!! O Líquido do radiador é um dos componentes mais importantes para a manutenção e longevidade de um motor!!! Deve-se ter o mesmo cuidado neste componente como se tem do próprio motor sem si. Sem o mesmo o carro não arrefece e pode levar a danos e problemas crónicos no mesmo!!! Já pela altura da revisão perguntei se isto iria ter consequências para o motor o que me indicaram que não…. Contudo, agora fico em dúvida pois sinto-me dupla, senão triplamente enganado por esta oficina que desde 2019 ou 2020 empurra problemas com a barriga sem os resolver por completo!! Ainda dizendo que fazem os testes todos direitinho. Em quem posso confiar afinal???

No dia 6 de Outubro de 2023 (um dia após a ter dado conta deste problema no líquido do radiador liguei por mais de 20 vezes entre todos os colaboradores da Confiauto de Vila Nova de Famalicão (não atenderam). Sim, infelizmente já lá passei tantas vezes, gastei dinheiro em gasóleo e tempo a correr de trás para a frente (pois não moro em Famalicão mas sim a 15 kms deste local) que já conheço os colaboradores todos que passam na frente do balcão, o chapeiro, o eletricista, o homem dos pneus…tudo. Uma vergonha para um carro comprado novo, de 2017 com as revisões todas feitas na marca. Após isto ainda cheguei a deixar nota aos colegas do geral (252301200) para que me ligassem com brevidade fosse o Sr. Virgílio fosse quem fosse para tratar do meu problema… sem resposta!

Começo a duvidar se realmente esta empresa faz os testes todos que dizem fazer ao carro a ver se está tudo direitinho porque a própria pressão dos pneus também nunca vem em condições quando o carro sai de lá.

Neste momento, quem é que me assegura a saúde do motor, que daqui a 5 anos por conta desta palhaçada tenho o carro a consumir óleo e tudo mais? Quem me assegura qualidade de serviço pós venda no futuro, nas oficinas Renault? Se o carro vier a ter problemas devido a isto fica aqui registado de quem é a culpa.

Cordialmente,
João Machado