CTT Expresso Marca Recomendada Marca do Mês
CTT EXPRESSO - Serviços Postais e Logística, S.A

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT Expresso - Encomenda da Amazon entregue em morada errada

Pedro Enes apresentou a reclamação
15 de outubro 2020 (editada a 15 de outubro 2020)
Adquiri um equipamento na Amazon Espanha com entrega via CTT Express.

Recebi notificação para entrega no primeiro dia (12-10-2020, sem hora indicativa proxima - "até as 19h...") mas por minutos não consegui receber o artigo - Tentativa de entrega 10:39.

Recebi notificação para entrega no segundo dia (13-10-2020), estando disponivel para a receber durante todo o dia (em teletrabalho).

Surpreendentemente, sou notificado em como o objetivo ter sido entregue às 15h05 a um receptor de nome "JOAO" sem que tal tenha acontecido.

Contactado o serviço foi-me (estranhamente) dada a seguinte explicação:
1 - A morada era desconhecida, razão pela qual não foi entregue
- Não é aceitável porque se a morada era desconhecida no primeiro dia, era tambem no segundo
- Não é aceitável porque se a morada era desconhecida, não poderia ter sido dada como entregue a um terceiro.
2- Porque o sistema estava em Update?! a Central foi notificada, pedindo-me para entrar de novo em contacto no dia seguinte (15-10-2020)

Neste novo contacto,
1 - sou informado que a encomenda vai entrar em redistribuição ?!
2 - Se tal não acorrer num espaço de 24h, que eu efectuasse uma reclamação junto da Amazon.
3 - O estado do objeto continua no ctt.pt/seguir como entregue, o que não reporta a atual situação.

Esta situação é inaceitável, tocando em questões como risco de burla, engano grave e falta de transparencia.
Como se pode argumentar "morada errada" quando se informa o cliente como objeto entregue?
Como se pode entregar um objeto sem garantir que a morada é certa?
Como se pode (não se assumindo o erro), dar informação pouco clara ao cliente sobre o que está acontecer? Estou ainda sem saber:
1. Se o objeto foi entregue a terceiros
2. Se os CTT possuem o objeto
3. Em que dia esperam entregar, por forma a que se possa gerir a nossa disponibilidade para uma comunicação tão pouco "certeira" sobre o horário de entrega (outras empresas apresentam um intervalo de 2 horas como horario previsivel de entrega).

Não recebendo o objeto irei solicitar o valor do mesmo, pois não tenho qualquer garantia que a Amazon me faça o credito do mesmo porque os CTT notificaram já a Amazon como tendo sido "entregue".

Cumprimentos
Data de ocorrência: 15 de outubro 2020
15 de outubro 2020
Estimado(a) Cliente, Pedro Enes,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 47693620, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa.

Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Cliente.
15 de outubro 2020
Estimado cliente Pedro Enes,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Perante o exposto, Informamos que foi encaminhado um pedido de análise à área competente.

Oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Dias Maier
26 de outubro 2020
Solicito informação explicação sobre o ocorrido.

Uma encomenda é um bem pessoal.. e o mínimo que se espera é a entrega desse bem ao destinatário, a alguem residente ou a devolução ao remetente.

Tem que ficar claro a razão pela qual esse bem foi entregue a uma pessoa que não conheço e numa morada que não a minha.

Neste momento, o nível de confiança sobre a entrega é baixa, tanto pelo serviço "não prestado" como pela falta de explicação.

Agradeço resposta.

26 de outubro 2020
Estimado cliente Pedro Enes,

Desde já agradecemos o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Alcides Rodrigues
3 de dezembro 2020

Face à ausencia de esclarecimento até à data, venho mais uma vez solicitar resposta à reclamação efectuada.

Verificou-se situação semelhante com um amigo meu (que efectuou semelhante reclamação), com semelhente perda de bens e dano financeiro, o que não se justifica, indiciando actos de roubo efectuados por colaboradores dos CTT ou incúria grave na gestão de um serviço da maior importância.

A situação reportada é grave face ao atual nível de incerteza relativo à segurança e entrega de bens pessoais junto dos destinatários adequados e perdas financeiras associadas. A falta de resposta agrava ainda mais a situação.

Sem vossa justificação, conforme solicitado, serei obrigado a recorrer junto de outras entidades e redes sociais.

Aguardando vossa resposta, despeço-me com consideração,
20 de janeiro 2021
Estimado Cliente Pedro Enes,

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Para mais informações sobre produtos ou serviços, sugerimos o acesso ao nosso site, em https://www.ctt.pt/ajuda/index.

Atenciosamente

Ana Rosado
5 de fevereiro 2021
Bom dia

Recebida resposta anexa por email venho apenas salientar que semelhante resposta está a ser dada a outros casos onde não se esclarece a razão pela qual elementos dos CTT continuam a registar como entregues ou a entregar a terceiros bens dos seus clientes.

Esperaria-se visibilidade e certeza que estão focados na melhoria dos processos e métodos, melhorando a confiança nos vossos serviços, o que infelizmente não aconteceu.

Simples alterações de procedimentos (como se verifica noutras empresas) melhorariam essa percepção. Por exemplo:
- Perguntar pelo nome da pessoa, em vez de perguntar se o nome da pessoa é o que consta no pacote...
"Como se chama?" em vez de "O seu nome é Pedro?"
"Mora aqui alguem de nome Pedro?" - Pode-me dizer o apelido?"

- Registar o numero do cartão de cidadao e nome completo de quem recebe quando não se trata do próprio.

Alterações como estas são essenciais no garante de que se está a entregar bens de terceiros às pessoas certas.

Com os melhores cumprimentos
Pedro Enes

Conteudo do mail enviado.
"Relativamente ao exposto, e após efetuadas as averiguações, verifica-se uma não conformidade no serviço prestado, com indicação que o objeto mencionado foi devolvido ao remetente.

Perante o descrito, sugerimos que informe o remetente do envio uma vez que a sua relação comercial é com este, para que possa formalizar uma reclamação.

Não pretendemos com isto, não assumir responsabilidade relativamente aos processos de devolução, apenas esclarecer que em casos de eventuais indemnizações devido a um serviço não prestado, são sempre devidas ao contratante do serviço, dado ser esse o cliente pagador do mesmo.

Não obstante destas informações, lamentamos a demora na nossa resposta e os transtornos que esta situação está a causar."
Pedro Enes avaliou a marca
5 de fevereiro 2021

Empresa que apresenta sérias dificuldades na gestão e controlo das entregas dos bens dos seus clientes. Outras empresas possuem mecanismos de controlo e de relação com o cliente bem mais avançada. Aparenta colocar demasiada carga nas suas pessoas no terreno, levando a procedimentos pouco fiáveis de garantia de entrega e controlo de segurança (ex: método de validação, entrega do bens no elevador, não identificação do receptor, perda de pacotes, etc...). A situação reportada tem ocorrido com demasiada frequência junto do amigos e conhecidos. Não é caso unico. Em situações de reclamação, não dá esclarecimentos transparentes (e lógicos), aparentando não ter um tracking detalhado da caminho e uma fiscalização adequada. Infelizmente, não inspira confiança, valor "bandeira" quando se trata da entrega de bens pessoais e mensagens importantes.