CTT Marca Recomendada Marca do Mês
81.1
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - A saga do desalfandegamento em Portugal continua...

Manuel Costa
Manuel Costa apresentou a reclamação
7 de julho 2017 (editada a 29 de julho 2017)
O que me está a acontecer é idêntico a outras queixas feitas neste portal:
-Envio de toda a documentação solicitada no AD (comprovativo de pagamento PayPal; factura comercial; número do cartão do contribuinte e, mais tarde printscreen do site do vendedor no que respeita ao material adquirido)
-Seguiu-se a já sobejamente conhecida troca de emails onde se pede documentos que já tinham sido pedidos anteriormente (emails-tipo).
-Infrutífero contacto para o 707262626 (5€) incapaz de informar o que ainda falta para desbloquear a situação.

Eis senão a situação caricata que se me apresentou como resposta a um email de 04/07/2017 em que eu solicitava a clarificação da situação. Os CTT responderam em 05/07/2017:

"Informamos que o assunto reportado foi reenviado para o serviço de Reclamações, para averiguação. De futuro, caso necessite de mais alguma informação deverá contactar para reclamacoes@ctt.pt."

Pensei estar a sonhar. OS SERVIÇOS DOS CTT RECLAMAM DELES PRÓPRIOS, EM NOME DO CLIENTE, PARA O SERVIÇO DE RECLAMAÇÕES DOS PRÓPRIOS CTT? É simplesmente anedótico! É o mundo ao contrário! É a ilógica por excelência!

Não quero acreditar que se trate de uma obstrução deliberada ás importações, a uma greve de zelo contínua ou ao incitamento à utilização do número de valor acrescentado da linha CTT (aberta das 8h às 22h)..

Vendo o grande numero de queixas dos cidadãos sobre o mesmo assunto, pergunto-me se não haverá neste país responsáveis com brio na função que desempenham e que tendo em conta o que se passa na respectiva área que dirigem, se sintam incomodados com esta situação. Haja alguém que ponha cobro a isto!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

As informações solicitadas na eesposta dos CTT estavam já todas na posse dos respetivos serviços, sendo esta resposta, mais, uma vez, uma resposta tipo.
Assim sendo, nenhuma informação mais foi por mim fornecida. Logo, não foi através deste portal que a situação foi resolvida.

O OBJETO RECEPCIONADO PELOS CTT EM 22/05/2017 FOI ENTREGUE EM 18/07/2017.
Ao invés de apresentar desculpas ao cliente, 2 meses depois, os CTT ousam dar uma desculpa "esfarrapada", em carta datada de 21/07/2017:
"Mais informamos que relativamente ao tempo de execução do expediente aduaneiro, não existem prazos definidos para o mesmo, processando-se com a maior brevidade possível e estando relacionado com o volume de serviço existente nesse período."
Como não há prazo não há brio profissional, nem eficiência no serviço, nem obrigação de respeitar o cliente. É aquilo a que se chama, em bom português, uma "bagunçada". E objetivos a atingir no trabalho, nomeadamente para promoções?...
O que os CTT não referem é a troca estéril de emails, durante quase 2 meses, compostos na maior parte das vezes por conteúdos "tipo" e sua repetição, que mais não serviam senão para empatar o processo.
A carta recebida só confirma o que todos os reclamantes já sabem sobre o serviço em questão, ou seja a incompetência pura e simples e um certo "cheirinho a greve de zelo"
Data de ocorrência: 7 de julho 2017
8 de julho 2017

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Assunto Portal da Queixa: CTT - A saga do desalfandegamento em Portugal continua...
Reclamação Portal da Queixa nº 11025017
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objeto (2 letras, 9 algarismos, 2 letras):

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt.

David Alves
Manuel Costa
27 de julho 2017
As informações solicitadas estavam já todas na posse dos respetivos serviços, sendo esta resposta, mais, uma vez, uma resposta tipo.

O OBJETO RECEPCIONADO PELOS CTT EM 22/05/2017 FOI ENTREGUE EM 18/07/2017.
28 de julho 2017

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo foi reencaminhado internamente para reanálise.

Tatiana Carina

8 de agosto 2017

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que já foram fornecidas todas as informações relativas ao seu processo. Não dispomos de mais informações a acrescentar ao seu pedido.

David Alves
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente