CTT Marca Recomendada Marca do Mês

jcorneliodasilva

Jul 18 at 4:31 PM

Estimado Cliente

José Silva,

Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que para dar seguimento ao processo de desalfandegamento do objeto ORIGEM/LOCAL, deverá facultar a documentação solicitada no AD - Aviso de Desalfandegamento, através do site www.ctt.pt e na zona das ferramentas, selecionar a opção "Processo Aduaneiro".

Informamos ainda que se não desejar o desalfandegamento, deverá facultar essa informação, inequivocamente.

Lembramos que, para qualquer informação ou esclarecimentos mais detalhados, poderá consultar o nosso site www.ctt.pt ou ligar para a Linha CTT, disponível dias úteis e sábados das 8h às 22h, através do 707 26 26 26.

Alexandre Sacristão

17/07/2018 19:30:12 - jcornelio silva:

From: jcornelio silva
Date: 17/07/2018 19:30:12
To: internacional@ctt.pt
Subject: Aviso para desalfandegamento

Exmos Senhores

Recebi ontem na caixa do correio da minha residência uma carta do Centro de Produção e Logística do Sul,
um documento titulado:

Objectos Postais
Serviço Internacional
aviso para desalfandegamento - envio de resposta

Data de recepção 11/07/2018,
Numero de Local xxxxxxxx
Numero de Origem xxxxxxxx
Tipo de objecto: Encomenda, Procedencia: USA
Remetido por M....W....
Conteudo: Tea (Chá!?)

Vem solicitar V.Exas o meu NIF, que respectivamente desde já informo ser o numero 166572993 e ainda solicitam Factura Comercial e Comprovativo de Pagamento, e PrintScreen/Declaração de Valor.

Ora, eu não encomendei, nem e muito menos paguei, o que é apenas uma evidente oferta de um prezado amigo que entendeu ter uma amabilidade comigo e minha Mulher.
Desconhecia totalmente que me iria obsequiar com este envio, despendendo tanto de custas de envio para uma gentileza
de apenas me enviar Chá!....

Até ha meses atrás eu era residente nos USA e trabalhava como Docente no quadro da Universidade de Notre Dame.
Por razões de doença terminal da minha Mulher tive que apresentar a demissão e regressar a Portugal para acompanhar uma difícil situação de saúde!
Quem me envia esta gentileza é o Reverendo Monsenhor M...... W...... sacerdote que nos acompanhou nos USA e que desejou ter um gesto de simpatia para conosco enviando uma embalagem de chá. Esta é cabal realidade dos factos.

Ora, no sentido de poder esclarecer esta situação e corresponder ao requerido por V.Exas. no documento enviado, inscrevi-me no portal dos CTT, mas como desconheço o endereço de onde me enviaram, desconheço o que me enviaram, (apenas sei que se trata de "tea" ou seja chá pelo que diz o documento que V.Exas me enviaram!), o sistema não me deixa prosseguir por não dispor da morada do Monsenhor M..... W....., por desconhecer, por não ter visto, o que me envia, quer na quantidade (presumo seja uma embalagem de chá !!!???) e muito menos saber o valor do que me enviou!...

Na ausencia destes dados não consigo prosseguir no Portal...tentei ligar e explicar ao telefone a situação, pois requere-se que eu "adivinhe" uma oferta que me fazem, inclusive do respectivo valor...tudo isto reveste-se de um procedimento que ignora a natureza do objecto...apenas o envio de uma embalagem de chá (presumo eu!), o que será certamente irrelevante pois é claro serem os custos do envio superiores a uma embalagem de chá!!!!...

Sugeri ao telefone com a operadora tentar explicar ou falar com alguém com autoridade para esclarecer cortesmente e com todos os meus documentos fiscais portugueses e americanos (uma vez que liquidei ainda impostos do ano transato nos USA), e ainda de ter uma declaração de rendimentos em Portugal entregue a zeros por não auferir rendimentos nem possuir bens em Portugal....pese embora apenas agora em Julho ter aberto actividade nas Finanças em Portugal.....mas desde que me seja possível poderei prestar todos os esclarecimentos que concorram a esclarecer e proceder à entrega...

Muito certamente haverá aqui um procedimento irreflectido ou de excesso de zelo, pois se tudo isto é necessário para poder receber um presente de cortesia de um estimado Amigo que apenas se compadeceu com a difícil situação que estamos a viver é no mínimo confrangedor!...

Na tentativa de me disponibilizar para voluntariamente esclarecer a situação junto dos vossos serviços em Cabo Ruivo fui informado que seria "penalizado" com uma taxa de 5 Euros mais IVA?????? Então com quem posso esclarecer pacificamente esta situação?????

Parece-me tudo isto uma mobilização e empenho de serviços ridiculamente desproporcionais à natureza ínfima e irrelevante da oferta!

Compreendo perfeitamente a vossa responsabilidade de vistoria e de controle da natureza das mercadorias e entendo perfeitamente a razão das pautas aduaneiras, mas trata-se apenas de apelar ao bom senso e sentido profissional de proporcionarmos os factos à realidade...a oferta de um pacote de chá?????....

Eu posso adquirir um pacote de chá em Portugal a 5m da minha porta, o envio internacional dessa oferta terá custado certamente muito mais do que a gentileza ou "mimo" que claramente representa essa oferta!!!!...

Para que não restem duvidas, disponho-me a entregar os documentos que V.Exas necessitarem e ainda eventualmente a deslocar-me a fazer prova da veracidade do que aqui alego...mas tenho esperança que a experiencia profissional de V.Exas os levará a perceber e distinguir o que é uma oferta e o que é uma compra...sobretudo quando se trata de um ridículo pacote de chá????????.....

Fico a aguardar um contacto de V.Exas o mais breve possível por forma a que tamanha gentileza e cortesia, não seja ainda agravada com a ingratidão, ou seja, a triste devolução à proveniência por motivos grosseiros, resultante da burocracia anónima que tritura a cidadania e os mais simples gestos de humanidade...

Solicito o vosso melhor interesse numa resposta adequada.

Jose Cornelio da Silva
(ex-Professor Associado da Escola de Arquitectura da Universidade de Notre Dame, South Bend, Indiana)

Data de ocorrência: 19 de julho 2018
20 de julho 2018
Estimado cliente
Jose Cornelio da Silva

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente