CTT Marca Recomendada Marca do Mês

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Desalfandegamento

Cristina Rego apresentou a reclamação
13 de maio 2021
Venho por este meio fazer reclamar o procedimento dos CTT no processo de desalfandegamento da encomenda RY274594987GB, enviada desde Inglaterra a 21/04/2021. De acordo com a opção de tracking no site dos CTT, a encomenda chegou a Portugal dia 27/04/2021. No dia seguinte, vi que o tracking tinha sido atualizado para "aguarda procedimentos declarativos". No dia 05/05/2021 contactei os CTT por telefone, onde fui informada de que uma carta tinha sido enviada para minha morada, para que procedesse ao desalfandegamento desta mesma encomenda. Após insistir com a funcionária, esta forneceu-me o nº local para que este processo fosse iniciado o mais rapidamente possível. Após esta chamada, preenchi os dados em falta e dei inicio ao processo.
Hoje, ao tentar verificar o estado da encomenda na página "acompanhamento de processo", notei que, mesmo inserindo o nº de origem e nº local, aprece sempre a mensagem "Sem objetos..." (ver print screen anexado)
Contactei de novo os CTT, a funcionária, num tom rude, informou-me de que eventualmente receberia um email.
Pretendo saber quando irei receber este mesmo email, e quanto tempo irá demorar este mesmo processo. É ridículo que façam os vossos clientes esperar infinitamente, e que os vossos funcionários sejam incapazes de oferecer qualquer informação útil!
Ademais, note-se que esta encomenda é um presente, enviado desde Inglaterra pela minha filha, e portanto, não faço a menor ideia do valor dos itens que esta contém. Acho indecente da vossa parte que retenham encomendas na alfândega por tanto tempo e que, além disso façam o cliente pagar taxas alfandegárias sobre o valor dos portes, o que NÃO FAZ SENTIDO NENHUM, uma vez que os portes foram pagos no país de origem aquando ao envio da encomenda!
Estou extremamente insatisfeita com o procedimento dos CTT, e pretendo saber QUANDO irei realmente receber esta encomenda? Porque ao que parece posso esperar até 2022!

Data de ocorrência: 13 de maio 2021
13 de maio 2021
Estimado(a) Cliente, Cristina Rego,

Informamos que recebemos a sua reclamação número 59796221, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

A situação que nos reporta será devidamente analisada pela nossa equipa.

14 de maio 2021
Estimado(a) Cliente, Cristina Rego,

De acordo com o anexo enviado, esclarecemos que deverá efectuar a pesquisa preenchendo o campo apenas com um dos números (ou o Nº de Origem ou o Nº Local) e em seguida carregar na opção "Filtrar".

Qualquer informação adicional sobre o presente pedido deverá ser encaminhada através do formulário online disponível no site CTT https://www.ctt.pt/ajuda/contacto

Alexandra Silva

16 de maio 2021
Tentei verificar o estado do desalfandegamento pesquisando simplesmente com o nº de origem, e também somente com o nº local, e recebo a mesma mensagem "sem objetos..." como se pode ver no print screen original.
Não sei se se trata de uma falha do vosso sistema, mas sei que anteriormente consegui verificar o estado do desalfandegamento desta encomenda.
Pretendo também saber uma data aproximada da conclusão deste processo por parte dos CTT uma vez que é inadmissível que uma encomenda esteja presa na alfândega para "procedimentos declarativos" durante tanto tempo! Há alguma forma de acelerar o processo? Esta encomenda trata-se de um presente de aniversário, que era suposto ser entregue no espaço de tempo previsto aquando ao envio da mesma (3 a 5 dias úteis, não um mês!).

17 de maio 2021
Estimado cliente Cristina Rego

Informamos foi registado um pedido de averiguações com o número SR0001993478, pelo que será contactado em breve pelos nossos serviços de Apoio ao Cliente.

Catarina Ferreira