CTT
CTT Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
81.1
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
92,9%
Média das Avaliações
37,1%
Taxa de Retenção de Clientes
41%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Ranking na categoria
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta
  • Os CTT têm uma história de quase 500 anos de dedicação, empenho e profissionalismo, para aproximar os portugueses e o mundo. Contamos com um vasto património que tem vindo a acompanhar a evolução dos tempos. A nossa missão é assegurar soluções de comunicação e logística bem como produtos financeiros, de proximidade e excelência e estabelecer relações de confiança e inovação.
    Ligamos pessoas e empresas. Somos desde sempre um importante parceiro, criando soluções inovadoras, que ajudam os negócios a comunicar.

  • 210471616
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso
    1643-001 Lisboa

CTT - Desalfandegamento Demorado - Mais de 20 dias

Resolvida
3/10
Tatiana Vilela
Tatiana Vilela apresentou a reclamação
29 de maio 2017

Fiz uma encomenda num site internacional de 2 pares de sapatilhas de dança no dia 1 de abril de 2017, sendo que a encomenda chegou a Lisboa (com a referência RK555337480CN) a 21 de abril. A 29 de abril a encomenda ficou retida na alfândega.

No site CTT tracking dizia que faltavam documentos e que iria ser enviado um pedido de desalfandegamento com o número RG155344958PT, que até hoje ainda não chegou a minha casa, a pedir esses documentos.

Ora, como o pedido nuca mais chegava tomei a liberdade de contactar a Alfândega de Lisboa por e-mail, a qual me informou que a encomenda estava a cargo dos CTT e que seria com eles que teria de contactar através do email internacional@ctt.pt. Assim fiz.

Após trocas de email inefecientes (a cada email que mandava, apesar de manter o campo assunto, como me foi dito, recebia sempre a mesma resposta formatada e um novo pedido era aberto sem razão nenhuma), enviei os documentos necessários, o meu número de contribuinte e as faturas dos objetos em questão, e aguardei.

Como não obtive resposta, enviei mais um email, dizendo que a encomenda estava há mais de 20 dias úteis retida (o que é ilegal) na alfândega e informei que faria reclamação dos serviços. Aí, enviaram-me um email a dizer que os documentos tinham seguido para revisão na alfândega (portanto 6 dias depois de eu os ter enviado aos CTT).

Quando coloco o código da encomenda no site dos CTT aparece que a encomenda ainda está retida na alfândega (com a data de 29 de abril) e quando coloco o nr do pedido de desalfandegamento aparece que essa encomenda foi devolvida a 19 de maio, o que eu considero que seja um erro do sistema, ou um overlap de códigos que possa ter acontecido.

Resumindo a minha encomenda chegou há bem mais de 1 mês a Lisboa, já enviei os documentos necessários para o desalfandegamento, e aguardo que a encomenda seja enviada sabendo que, se algum dos itens que encomendei vier com defeito ou não servir, já não o poderei trocar, visto que, o site só aceita trocas e devoluções após dois meses da encomenda ter sido enviada.

Apresento assim a minha indignação para com os serviços pouco eficientes e ineficazes dos CTT, que não conseguiu tratar dos documentos e enviar a encomenda a tempo. Aguardo que a encomenda chegue esta semana, caso contrário passarei a fazer reclamação presencial nos CTT ou até nos serviços tributários e aduaneiros. É uma falta de respeito para o consumidor e para o cidadão que encomenda e paga as taxas alfandegárias necessárias e, depois, ainda se vê confrontado com estas situações de atrasos inexplicáveis.

Data de ocorrência: 29 de maio 2017
CTT
30 de maio 2017
Exma. Senhora
Tatiana Vilela,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

Gratos pela sua melhor compreensão, reiteramos o nosso pedido de desculpa e apresentamos-lhe os nossos melhores cumprimentos.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
Tatiana Vilela
Tatiana Vilela avaliou a marca
18 de setembro 2017

Achei inadmissível o tempo que a minha encomenda ficou na alfândega (mais de 20 dias úteis, o que é ilegal) e, caso tivesse havido algum problema com a mesma, já não a conseguiria ter trocado/devolvido ao fornecedor. Urge resolver esta questão, se for para colocar uma taxa na encomenda façam-no o mais rápido possível, de modo a beneficiar o consumidor.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.