CTT Marca Recomendada Marca do Mês
81.1
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Encomenda com autorização de saída da alfândega e sem entrega

Diana Santos apresentou a reclamação
3 de março 2017

Efetuei uma encomenda Internacional no dia 28/11/2016, a encomenda foi enviada por parte do vendedor e teve chegada a Portugal no dia 16 de Dezembro. Por razões não explicadas a encomenda ficou retida na Alfândega de Lisboa até ao dia 22 de Fevereiro para aplicação de legislação, após ser contactada via postal pelos CTT foi-me solicitada documentação que comprovasse em que site efetuei a encomenda, preço que paguei e custos de portes. Toda esta documentação foi apresentada via e-mail no dia 10/01/2017.

Dada a demora em enviar a encomenda no dia 01/02/2017 enviei e-mail aos serviços dos CTT que me responderam o seguinte: "Em referência ao tempo de desalfandegamento, (desde a data de receção da documentação em falta até à autorização de saída da mercadoria), o mesmo está relacionado com o facto de serem duas entidades que estão envolvidas no processo de desalfandegamento, Autoridade Tributária e Aduaneira e CTT.Sugerimos que aguarde mais alguns dias, visto que a celeridade do tratamento destes processos, depende da complexidade das solicitações, bem como a quantidade das mesmas. "

Após esta resposta aguardei um mês, no dia 01/03/2017 entrei novamente no site dos CTT e verifiquei que o estado da encomenda dizia que no dia 23 de Fevereiro foi dada autorização da saída da alfândega pelo que neste momento a encomenda se encontra em posse dos CTT.

Após ver esta informação contactei via telefone os serviços dos CTT e falei com a D. Marta Outor que me disse que a encomenda já estava na posse dos CTT desde o dia 23/02/2017 e que até ao final desta semana me GARANTIA que seria entregue na minha morada, eu disse que iria aguardar e caso não chegasse faria reclamação pois não se justificava tanta demora.
Em resposta a D. Marta disse-me para estar descansada que até ao final desta semana estava em minha casa a encomenda e não teria qualquer custo extra a pagar. (A chamada foi gravada pelos serviços ctt).

Dado estar a chegar ao final da semana enviei um e-mail para os CTT a expor a situação anteriormente relatava e a resposta que obtive foi a seguinte: "Gostaríamos, desde já, de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.
Aproveitamos para informar que o mesmo está já a ser analisado, pelo que contamos enviar-lhe, o mais brevemente possível, uma resposta sobre o assunto em questão."

Hoje é sexta-feira dia 03/03/2017, não recebi qualquer encomenda, a mesma já está na posse dos CTT desde 23/02/2017 para me ser entregue. A encomenda já foi paga por MIM, e neste momento não tenho a encomenda que é algo que me faz falta pois caso contrário não teria comprado o produto em questão. Estamos em Março e a encomenda esta em Portugal desde Dezembro, é lamentável e vergonhoso!

Questiono então se isto é normal e quando é que pensam entregar-me a encomenda. E espero ainda que não venham aqui deixar uma resposta geral a dizer que estão analisar a situação pois já tiveram mais do que tempo suficiente para a analisar!

Data de ocorrência: 3 de março 2017
4 de março 2017
Exma. Senhora
Diana Santos,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Assunto Portal da Queixa: CTT - Encomenda com autorização de saída da alfândega e sem entrega
Reclamação Portal da Queixa nº 8621917
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objeto (2 letras, 9 algarismos, 2 letras):

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
4 de março 2017

A informação solicitada foi enviada via e-mail. No entanto é lamentável que a linha CTT Internacional me diga que:
"o objeto obteve despacho aduaneira no dia 23/02/2017, e será enviado para a morada que consta como destino.

O objeto encontra-se sujeito a alguns formalismos, para processamento dos direitos aduaneiros e emissão da respectiva factura, pelo que de momento, não nos é possível indicar uma data precisa para a entrega do mesmo.

Sugerimos que aguarde pela entrega do objeto, e se possível, que nos confirme a receção do mesmo.
João Bettencourt"

Ou seja, andamos sempre à volta do mesmo, falamos com colaboradores incompetentes que nos dizem que a encomenda chega em X dia e não chega, mas também não têm capacidade de informar quando é que irá chegar. E ainda têm o desplante de pedir à pessoa que informe os CTT (supostamente a entidade que gere as entregues e responsável por todo esse processo) de quando rececionar o objeto.
Isto é normal?
Já para nem mencionar o facto da Sra. Marta Outor me dizer que não me iriam cobrar qualquer valor adicional pela encomenda, e agora o Sr. David, dizer que será feita uma fatura. Mas andamos a brincar com os cidadãos portugueses?
6 de março 2017
Exma. Senhora
Diana Santos,

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Informamos que oportunamente receberá uma resposta ao seu pedido.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
Diana Santos avaliou a marca
23 de novembro 2020

Atenção ao cliente bastante insuficiente