CTT Marca Recomendada Marca do Mês

CTT - Encomenda devolvida sem justificação

David Santos
David Santos apresentou a reclamação
30 de abril 2018

Boa tarde venho por este meio apresentar a minha reclamação referente a minha encomenda com o numero : RU131498141NL

Realizei uma encomenda do site da GearBest no dia 27/11/2017,
No final de Dezembro/Inicio de Janeiro recebo na minha caixa postal, uma notificação referente a minha encomenda estar presa na alfandega e que havia a necessidade de enviar alguns documentos adicionais para se proceder ao desalfandegamento (o habitual Identificação fiscal (NIF), Fatura Comercial e Comprovativo de Pagamento, Print Screen/Declaração de Valor )
No dia 7 de Janeiro de 2018 enviei então toda a documentação pedia para o internacional@cct.pt
Passado um mês sem obter resposta decido ligar para a vossa linha 707262626
Expliquei a situação, que já tinha envidado toda a documentação mas ainda não tinha obtido qualquer resposta, e que já passara bastante tempo. Foi me solicitado o meu email pessoal (davidribsantos@hotmail.com) para fazer alguma verificação.
Após de algum tempo em linha (a gastar crédito do telemóvel) foi me dito que os documentos estavam todos “ok” e que era só aguardar mais uma semana para que houvesse desalfandegamento e que iria receber a encomenda. Enquanto isso eu estava preocupado que me viessem a cobrar taxas alfandegarias por o objeto estar este tempo todo na alfandega . Mas o rapaz disse que não podia dizer se iria “pagar alguma coisa” pois só quando o objeto fosse desalfandego poderia ter a certeza, mas em principio como o atraso não foi meu não me teria de preocupar.
Aguardei quase duas semanas e nada…. Voltei a ligar… E a voltar a explicar tudo outras vez, e a gastar mais euros em chamadas… Foi me dito exatamente a mesma coisa, com a adição de que iriam deixar uma notificação no processo para que este fosse mais rápido.
Mais uma vez passado duas semana, tudo volta a repetir-se liguei, gastei dinheiro tudo para de dar a mesma conversa.
Neste meio termo farto de gastar dinheiro em chamadas dirigi-me aos CTT’s da Nova Leiria em Leiria, onde normalmente vou recolher as minhas encomendas. Lá foi me dito que nada podia ser feito, que tinha de contatar pela linha telefónica .
Fi-lo mais uma vez e o resultado foi o mesmo…
Entretanto no dia 01 de março de 2018 recebo um mail do internacional@cct.pt a dizer “ Informamos que os seus documentos já foram alvo de uma pré-validação e encontram-se na fase de preparação e análise, no enquadramento da legislação aduaneira.
Sugerimos que aguarde mais alguns dias, visto que a celeridade do tratamento destes processos, depende da sua complexidade, bem como a quantidade das mesmas “

Já passaram 3 meses e só agora recebo a confirmação do email que enviei em janeiro.
Passaram duas semanas e volto a ligar, já vamos se calhar em 10 euros em chamadas.
A história volta a repetir-se é me dito sempre o mesmo… E ninguém me arranja solução. Ainda me foi dito que enviaram uma segunda notificação a pedir que volta-se a enviar os documentos, mas essa notificação num chegou aqui a casa, e eu perguntei a rapariga o que estava de errado com os documentos e ela através do meu email, verificou que nada estava errado e que iria deixar uma nota no processo para que tudo se revolve-se o mais rápido possível, e pediu que aguarda-se mais uma semana.
Aguardei e nada.
Hoje dia 30 de abril voltei a ligar , mas desta vez a história foi completamente diferente infelizmente para mim. Foi me dito que a encomenda foi devolvida para a Holanda, porque excedeu o tempo limite na alfandega. E que não havia nada a fazer. Achei que era uma brincadeira. Como assim é possível devolveram um encomenda que já paguei , quando eu fiz e enviei tudo o que me foi pedido?
Como é que passado 4 meses vou pedir o que quer que seja ao vendedor ?
Vou ficar sem o dinheiro e sem a encomenda? E menos o dinheiro que gastei em chamada?

Não será isto tudo uma tremenda falta de profissionalismo e respeito com o cliente?
Eu aceito que os serviços se atrasem um pouco é normal essas coisas acontecerem mas isto? É um pouco de mais?
Quem se vai responsabilizar pelo sucedido?

Foi me aconselhado a escrever esta reclamação, espero bem que os CTT’s tomem algum tipo de providencia.
Pois sinto-me extremamente indignado com a situação e exijo uma explicação.

Data de ocorrência: 30 de abril 2018
2 de maio 2018
Exmo. Senhor
David Santos

Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Assunto Portal da Queixa: CTT - Encomenda devolvida sem justificação
Reclamação Portal da Queixa nº 18518718
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do destinatário:
Nº do Objeto (2 letras, 9 algarismos, 2 letras):

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt.

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente