CTT

CTT - Encomenda entregue em domicílio errado

Edgar Manuel Gonçalves Rendeiro
Edgar Rendeiro apresentou a reclamação
2 de outubro 2022
No dia 13-07-2022 o senhor Richard Correia, morador na área com o código postal 4705-157 Braga, enviou-me, através dos vossos serviços, uma encomenda que consistia num cartaz cartonado publicitando uma marca antiga de calçado para a minha área de residência, Rua Aristides da Costa nº 77 2840-098, Seixal,. Como a encomenda demorava a chegar, hoje dia 21-07-2022, decidi contatar o senhor Richard Correia que me disse ter de facto enviado a dita encomenda no dia 13-07-2022 para a minha morada, encomenda essa registada com a seguinte referência, RH 918458326 PT. Sei, por intermédio de uma pessoa que distribui correio na zona do Seixal que a encomenda foi entregue mas, de acordo com os registos de GPS, no nº 77 mas de outra morada, Avenida José António Rodrigues, em Paio Pires. Desloquei-me a essa morada e contatei os moradores, mas não resolvi o problema. A conclusão é que fiquei sem a minha encomenda.
Os CTT, por intermédio de email, já reconheceram que " (...) não conseguimos comprovar a correta entrega do objeto". Isso deixa-nos com as outras duas alternativas que são, o objeto não ter sido entregue ou ter sido entregue erradamente. De qualquer modo o que declaram demonstra que assumem que o objeto não me foi entregue. No mesmo email, os CTT declaram que "contactamos o centro de distribuição postal CDP 2840 Seixal, fomos informados pelo mesmo que o distribuidor do objeto «falou com o cliente hoje e irá pagar os 41 Euros referentes ao objeto conforme exigidos pelo cliente»". Os CTT, alijam responsabilidades deixando a resolução do caso ao nível particular, isto é, entre mim e o distribuidor das encomendas postais. Não sei qual será a relação contratual que o distribuidor tem com os CTT, mas uma coisa é certa ele não andava a fazer a distribuição do correio a título pessoal, estava a trabalhar para os CTT ou outra empresa subcontratada pelos CTT. É essa instituição que tem de se responsabilizar por falhas no serviço causadas pelos seus colaboradores e depois tratar com eles, aplicando-lhes, ou não, penalizações de acordo com o regulamento ou normas da empresa e/ou das leis do trabalho. O facto de deixarem a resolução da situação ao nível pessoal causou aquilo que eu já previa que ia acontecer, ou seja, até à data ainda não me foi paga a quantia em causa por parte do vosso colaborador apesar de se ter comprometido a fazê-lo.
Sinto-me frustrado e duplamente prejudicado pois fiquei sem a encomenda postal e sem o dinheiro. Num país onde se fala tanto de direitos do consumidor, é triste e vergonhoso que haja empresas que não queiram assumir as consequências do mau serviço prestado quando tal sucede.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2022
CTT
2 de outubro 2022
Estimado(a) Cliente Edgar Manuel Gonçalves Rendeiro,

Informamos que recebemos a sua reclamação Portal da Queixa número 81388922, que mereceu a nossa melhor atenção.

Brevemente irá receber, no seu email, o número de referência da solicitação.

No entanto, solicitamos que aguarde, por favor, uma resposta da nossa equipa de apoio ao cliente que vai desenvolver todos os esforços para o contactar com a maior brevidade possível.

Atenciosamente,
Serviço de Apoio ao Cliente CTT