CTT Marca Recomendada Marca do Mês
81.1
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Extravio na entrega de vale de correio. cobrança de fotocópia do mesmo

Rute Rosa apresentou a reclamação
7 de setembro 2018

No dia 4/05/2018, na estação dos CTT de Algés, solicitei a emissão de um vale de correio no valor de 116, 21€, a favor de Yves Rocher Portugal, S.A. - Doc. nº 1- , pelo qual foi por mim paga a importância de 1,48€, conforme Doc. nº 2.
Decorrido algum tempo, fui contactada pela empresa beneficiária do vale de correio, no sentido de efectuar o pagamento em divida, tendo a mesma alegado a não recepção de qualquer titulo de pagamento.
Perante este facto, dirigi-me à loja dos CTT de Algés, solicitando informação sobre a movimentação ou não, do vale emitido. Fui informada pelos serviços dessa loja, que o referido vale tinha sido movimentado no dia 9 de Maio de 2018.
Contactada de novo a empresa beneficiária, foi pela mesma reafirmada a não recepção do referido documento.
De regresso ao balcão dos CTT de Algés em 27/06/2018, solicitei então uma fotocópia do referido vale, para indagar o autor ou autores da referida movimentação, tendo pago para esse efeito o valor de 4,67€, conforme Doc. nº 3.
Na posse da citada fotocópia, verifiquei ter existido um endosso irregular do vale emitido, pela empresa Linde Saúde, Lda., a qual efectuou o depósito do mesmo na sua conta bancária no Deutsch Bank - Doc. nº 4.
Na tentativa de esclarecer o porquê desta situação, contactei telefonicamente a Linde Saúde, Lda., na pessoa do Senhor Carlos Duarte, o qual após verificação interna, concluiu que o referido vale tinha sido depositado erradamente no apartado da sua empresa e não no da Yves Rocher, empresa destinatária.
Por lapso, não foi detectada a situação, pelo que o referido vale foi depositado com outros títulos na conta bancária da Linde Saúde. O responsável desta empresa prontificou-se de imediato a corrigir o erro demonstrado, comprometendo-se a enviar-me o valor indevidamente recebido, através de transferência bancária.
Conclusão: Existiu um erro grosseiro por parte dos CTT na entrega do vale do correio e para constatação desse erro, fui obrigada a desembolsar o valor de 4,67 € - Doc. nº 3 - valor cuja devolução solicito por indevida cobrança do mesmo, visto ser totalmente alheia à anomalia verificada. Solicito ainda, a devolução de 1,48 € - Doc. nº 2 - valor pago pela emissão do referido vale, uma vez que terei de solicitar e pagar nova emissão de título semelhante, para envio à empresa Yves Rocher, S.A., destinatário inicial.

Os meus melhores cumprimentos.

Data de ocorrência: 7 de setembro 2018
10 de setembro 2018
Exma. Senhora
Rute Rosa
Gostaríamos de agradecer o seu contacto, que mereceu a nossa melhor atenção.

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que foi enviado um email em resposta ao seu pedido de averiguação no dia 10/09/2018

David Alves
Serviço de Atendimento ao Cliente
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente
11 de agosto 2020
Ex. mos Senhores,

Passados, quase dois anos, recebo esta magnifica resposta.
Que a situação se encontra resolvida, já eu sabia há muito tempo, pois fui eu que tive de me dar ao trabalho de resolver, porque os CTT nada fizeram, empurraram a responsabilidade para os outros, e ainda me cobraram despesas para poder comprovar o erro grosseiro que cometeram.
Caso não tivesse tomado a iniciativa de resolver o assunto, estava há dois anos à espera para ser ressarcida do meu dinheiro.
Agradeço desde já, que o valor das despesas cobradas pelo vale de correio que enviei (1,48 €), bem como do valor que paguei para obter a fotocópia do mesmo (4,67€), me sejam devolvidas, pois não é justo ter de pagar um serviço que não foi devidamente prestado e muito menos pagar aos CTT para esclarecer um erro dos próprios CTT.
Caso não obtenha uma resposta brevemente, irei de imediato fazê-lo por outros meios.

Melhores cumprimentos.
13 de agosto 2020
Ex. mos Senhores,

Passados, quase dois anos, recebo esta magnifica resposta.

Melhores cumprimentos.
14 de agosto 2020
Estimado(a) Cliente, Rute Rosa

Informamos que o processo de averiguação relativamente à reclamação 21750418 será reaberto e reencaminhado internamente para reanálise.

Atenciosamente,
Alexandra Silva