CTT Marca Recomendada Marca do Mês
CTT - Correios de Portugal, SA - Sociedade Aberta

• Av. dos Combatentes, n.º 43, 14.ºPiso

CTT - Valor cobrado no desalfandegamento

Vítor Ramos apresentou a reclamação
5 de abril 2019 (editada a 13 de junho 2019)
Visto a Alfândega de Lisboa ainda não ter respondido à reclamação que lhes dirigi e em EMail atribuir aos CTT Internacional a resolução do meu problema e ainda porque da parte dos CTT o assunto continua em análise desde o dia 11 de Fevereiro.

O que pretendo reclamar é do valor cobrado pela Alfândega. Sendo dois produtos iguais, representados pela mesma fatura, o valor cobrado pelo 1º. é calculado sobre o total da fatura, enquanto pelo 2º. já este valor é dividido por 2, o que é o devidamente correto.

Anexo fatura apresentada para desalfandegamento, a mesma para os dois items, valor pago em cartão, os valores cobrados no 1º e 2º casos pela Alfândega e os avisos enviados pelos CTT.
Data de ocorrência: 5 de abril 2019
6 de abril 2019

Assunto Portal da Queixa:
Reclamação Portal da Queixa nº
E-mail do reclamante:
Nome e morada completa do destinatário (incluindo código postal):
Nº dos Objectos (2 letras, 9 algarismos, 2 letras):

Pedimos, assim, o envio da informação solicitada para: reclamacoes@ctt.pt

Alexandra Silva
6 de abril 2019
A resposta a estas questões estavam na sua maioria no anexo â reclamação:

Email: vitor.silva.ramos@gmail.com
Nome: Vitor José da Silva Ramos
Morada: Av. dos Cravos Vermelhos, 13, 2º.A Reboleira, 2720-138 Amadora.
Quanto aos objetos são 2.
RX885054321CN
RX885054335CN
8 de abril 2019
Exmo. Senhor Vítor Ramos

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que face à comunicação enviada, foi iniciado um processo de averiguação. A resposta ao seu pedido seguirá tão breve quanto possível.

Miguel Gaspar
2 de maio 2019

Recebi vossa carta à margem do "Portal da Queixa" que no essencial transcrevo:

Apoio a Clientes e Negócio

Nossa referência - 19136023
Data de expedição - 2079-O4-24

Assunto : lnformação sobre objeto postal n.º RX885054321CN

Exmo (a). Senhor(a)
Agradecemos a comunicação de V. Exa sobre o objeto referido em epÍgrafe, que mereceu a nossa melhor
atenção.
Face à questão apresentada por V. Exa e apresentada a situação perante os serviços Alfandegários,
obtivemos a seguinte informação:
Relativamente ao objeto postal RX885054335CN - N.º Local 1355325, foi considerado submetido em
conformidade.
Relativamente ao objeto postal RX885054321CN - N.º Local 1355318, o mesmo foi submetido pelo
valor total da fatura. para um pedido de revisão é necessário a apresentação de certificado emitido pela
entidade competente do país de origem, ou fatura, ou outro documento comercial com a declaração
comprovativa das condições descritas (Decreto-Lei N.º 199/96 de 18 de outubro). Respetivamente: (print
do site/fatura comerciai/email de confirmação de compra ou documento equivalente com alusão ao
envio fragmentado). É igualmente solicitado o comprovativo de pagamento com detalhes do vendedor,
comprador e mercadoria, que possa ser correspondido ao print do site fornecido.
Com os nossos melhores cumprimentos.
Gilda Mendes
AN /APOIO CLIENTES OCASIONAIS
CTT - Correios de Portugal, S.A. - Sociedade Aberta - capital social 75.000.000,00 € - NIPC 500 077 568
Sede Social: Edifício CTT, Av. D. .loão ll, 13 - 1999-001 LISBOA - PORTUGAL

Passo a comentar:

conformidade.

Será apenas verdade se considerarmos que o desalfandegamento do objeto postal RX885054321CN - N.º Local 1355318, com o mesmo N.º de Origem 8811360 foi desalfandegado com erro pois foi cobrado o imposto sobre o total da fatura que é a mesma que serve para o desalfandegamento do objeto postal RX885054335CN - N.º Local 1355325.

valor total da fatura.

Comentário:
Erradamente pois na fatura enviada pode ler-se que são 2 (dois) em Quantity ao preço unitário de USD $85, num total de $170 mais $16 de seguro, pago via Visa Ending by 9803.
Aquando deste pedido de desalfandegamento foi especificada a sua relação com outro objeto com N.º Local 1355325.
Em vosso Email de 11 de Fevereiro pp: "[Ticket #85RVYN] Processo Aduaneiro 8811360/8811360". A repetição do Nº. de processo é uma clara referência a dois objetos e aparece no "CTT Serviço de Desalfandegamento Comprovativo" como Nº Origem para qualquer um dos dois objetos.

Quanto à referência ao "Decreto-Lei n.º 199/96 de 18 de outubro", não encontro relação com o assunto em causa já que o seu sumário indica: "Altera o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado, relativamente à tributação das transmissões de bens em segunda mão, objectos de arte, de colecção e antiguidades, procedendo assim a transposição para a ordem jurídica nacional da Directiva 94/5/CE (EUR-Lex) do Concelho de 14 de Fevereiro. Aprova o regime especial de tributação de bens em segunda mão, objectos de arte, de colecção e antiguidades, que faz parte integrante do presente diploma. "

Como se costuma dizer "Errar é Humano", mas será mais Humano o sabermos admitir os nossos erros e procurar nós mesmos corrigi-los.

Já neste momento estou certo de que terá custado aos CTT e aos Serviços Aduaneiros, em termos de custo laboral, mais do que o erro cometido implica com a sua correcção +- 22,21€.

Email do vendedor:

HYPERSTECH

Hi Vitor Ramos,

SHIPPING NEWS
for order no. 82130cb50d61f2
Your order is on its way...
(Congratulations!)
DETAILS
Your EcoHeat S has been shipped, it has left our warehouse earlier today and is on its way to you!
You can check the status of the shipment here:
Track It
Track No. RX885054321CN, RX885054335CN
Notes: For shipment from overseas, please wait up to 5 business days for the tracking website to update the package location. This does not affect the actual delivery time.
EcoHeat S will be delivered within 10-15 working days, depending on the carrier traffic conditions and/or specific country custom rules.

Cumprimentos
3 de maio 2019

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o seu pedido será reencaminhado internamente para reanálise.

Alexandra Silva
11 de junho 2019
Vosso EMail de resposta à reclamação no "Livro de Reclamações"

Assunto: Pedido de informação sobre objetos postais nº RX885054335CN / RX885054321CN - Processo 19I56799

Exmo. Senhor,

Após as devidas averiguações informamos que, O objeto postal 1355325 foi submetido em conformidade. O objeto postal 1355318 foi submetido pelo valor total da fatura.
Para uma tentativa de revisão é necessário ser apresentado certificado emitido pela entidade competente do país de origem ou fatura ou outro documento comercial com a declaração comprovativa das condições descritas (Decreto-Lei n.º199/96 de 18 de outubro). (print do site/fatura comercial/email de confirmação de compra ou documento equivalente com alusão ao envio fragmentado).
É igualmente solicitado o comprovativo de pagamento com detalhes do vendedor, comprador e mercadoria, que possa ser correspondido ao print do site fornecido.
É imperativo enviar documentação que comprove que a fatura corresponde aos dois envios, de forma inequívoca. Nesse intuito, talvez deva contactar o vendedor para que lhe seja enviada uma fatura com essa mesma informação (timbrada e assinada- emails não têm caráter oficial).

Mafalda Silva
AN/ACO/Apoio Internacional Correio
ctt.pt
Apoio a Clientes e Negócio
Edifício CTT
Av. D. João II, nº 13 – 3º
1999-001 LISBOA

Resposta dada via EMail

objeto postal 1355318 ( RX885054321CN )
objeto postal 1355325 ( RX885054335CN )

Sobre o seguinte parágrafo:
O mais correto será “Após as devidas averiguações informamos que, O objeto postal 1355325 foi submetido em conformidade. O objeto postal 1355318 foi submetido pelo valor total da ‘MESMA’ fatura.”

A fatura apresentada para o desalfandegamento dos dois objetos foi a mesma, como aliás se pode verificar no quadro 44 do vosso documento para a “Comunidade Europeia”.

Nunca irei entrar em contacto com o vendedor fazendo-lhe um pedido que apenas demonstrará a incompetência dos “Serviços Aduaneiros Nacionais” bem como a sua má fé no tratamento deste assunto que se arrasta desde Fevereiro. Pela minha parte prefiro perder os 23€ +-, que não me irão deixar mais pobre, e dar por encerrado este assunto.

Volto a anexar documentação comprovativa do erro cometido, como consta do quadro 54 do vosso documento para a “Comunidade Europeia”, pelo declarante/representante “CTT – Rui Couto”.

O Doc "Shipping News" associa os Track No. RX885054321CN,RX885054335CN à fatura, ali chamada de "order no.", 82130cb50d61f2.

Cumprimentos
12 de junho 2019
Vitor Ramos

Lamentamos, desde já, a situação ocorrida.

Informamos que o processo existente será reaberto. O seu pedido será reencaminhado internamente para reanálise.

Alexandra Lima
24 de julho 2020
Exmo.(a) Sr.(a),

Antes de mais, agradecemos a vossa comunicação.

Com os nossos cumprimentos,
Serviço de Apoio ao Cliente
Vítor Ramos avaliou a marca
18 de dezembro 2020

Passado o problema para os serviço da alfândega. Esta marca vai de mal a pior.