Cyrana Portugal, Unipessoal LDA
  • Av da Liberdade 36 6º andar, 1250-145, Santo Antonio de Lisboa, Lisboa
  • solucao@cyrana.com

Cyrana - Burla (débitos sem permissão)

Rita Melo apresentou a reclamação
18 de janeiro 2023 (editada a 19 de janeiro 2023)
Comprei um aspirador na loja Xiaomi do Colombo, em Lisboa, e enquanto estava a realizar a compra o colaborador da loja disse-me que seria preciso fazer de um seguro em parceria com uma empresa parceira e que o mesmo serviço seria gratuito no primeiro mês e posteriormente poderia ser cancelado efectuando apenas uma chamada telefónica.

Ao final do primeiro mês contactei a empresa Cyrana com o objetivo de cancelar o tal contrato, visto que não tinha interesse em continuar. A funcionária mostrou-se pouco receptiva ao cancelamento mas depois de eu muito insistir com o assunto, disse-me que iria cancelar o contrato e que eu iria receber um email de confirmação. Até hoje não recebi e-mail nenhum, absolutamente nada.

Pensei eu que tivesse o problema resolvido, mas não, começaram as cobranças:
- 29 de Novembro de 2022 foi-me cobrado o valor de 34,98€
- 2 de Dezembro 2022 cobraram-me 24,99€
- 9 de Dezembro 2022 retiraram-me mais 69,98€
- 13 de Dezembro 2022 mais 49,99€
- 16 de Dezembro 2022 mais 69,98€
- 29 de Dezembro 2022 mais 69,98€
- 2 de Janeiro 2023 cobraram-me o valor de 69,98€
- a 12 Janeiro 2023 mais 49,99€
- e por fim, hoje dia 18 de Janeiro 2023 mais 69,98€.

O que faz um total de 509,85€.
Sinto-me completamente enganada, burlada por um serviço que cancelei e nunca usufrui, ainda para mais numa loja Xiaomi, que é uma marca conhecida internacionalmente.

Aguardo o mais rápido possível a devolução do valor que esta empresa me cobrou sem a minha permissão. Caso o reembolso não seja efetuado, terei de entrar com uma ação jurídica contra a empresa e tentar resolver o problema de outra forma.
Data de ocorrência: 18 de janeiro 2023
19 de janeiro 2023
O número de contrato é este PTCY22010140. Aguardo o reembolso.
Cyrana
Boa tarde Rita,

Agradecemos por nos informar sobre o seu caso e gostaríamos de dizer que lamentamos muito o ocorrido. Já transferimos os seus dados para o departamento correspondente e um agente se colocará em contacto com você o mais breve possível para lhe ajudar.

Estamos a sua disposição para o que precisar.

19 de janeiro 2023
Espero ter um ponto de situação sobre o problema, amanhã. Pretendo o reembolso com a maior urgência. Já percebi que existem outras pessoas que estiveram mais de 7 meses a 1 ano a esperar o reembolso. Inadmissível.
23 de janeiro 2023
Recebi um e-mail onde referem que “ O cancelamento do seu contrato nº. PTCY22010140 tornou-se efectivo em 19/01/2023.” No entanto, o contrato foi cancelado em Novembro por chamada telefónica. Exijo reembolso total do valor que descontaram da minha conta, ou seja, reembolso de 509,85€.
30 de janeiro 2023

Aguardo resolução do problema o mais depressa possível. Ainda não recebi o reembolso dos valores descritos acima.
27 de fevereiro 2023
Aguardo resolução e reembolso deste problema. Quando vou ser reembolsada pelo valor total acima referido?
Cyrana
9 de março 2023
Boa tarde Rita,

Solicitamos ao departamento encarregado a revisão do seu expediente.

Continuamos a sua disposição para qualquer consulta.

10 de março 2023
7 de abril 2023
Se a situação não for resolvida urgentemente terei de avançar para tribunal.
19 de maio 2023
Vergonhoso que ainda não me tenham feito o reembolso do valor que debitaram da minha conta sem a minha autorização: 509,85€. Aguardo resolução.

Aconteceu me o mesmo, e depois recebemos ligação por parte da Cyrana, como quem nada quer a dizer que assinamos um contrato e que os valores cobrados são os devidos.
Os débitos não tem um periodicidade lógica, são valores absurdos e além disso fazem essas cobranças e não entregam televisão nenhuma ao consumidor! a Xiaomi tem culpa nisso, pois induz o consumidor ao erro, uma vez que a própria vendedora da Xiaomi é que faz todos os acessos no telemóvel no acto da compra.

10 de março 2023

Já estou à espera desde Janeiro. É lamentável o tempo que demoram a reembolsar as pessoas. Aguardo a resolução desta questão.