Energia Solar e Renovável

Darlisdux - Trabalho orçamentado, adjudicado e não executado

Vinícius apresentou a reclamação
5 de novembro 2020
Exmºs Senhores,
No dia 21/04/2020 V. Exª., através da factura pró-forma nº FP 2020/28 deram-me um orçamento para a instalação de um sistema de autoconsumo directo monofásico composto por quatro módulos fotovoltaicos canadiansolar de 350w, com um inversor sofar de 1600w c/ wifi, mais estrutura e instalação no valor global de 1.459,00€ já com IVA.
O sistema era para instalar na Rua da Fonte das Piçarras, nº 31, em Caneças.
O orçamento tinha a validade até 29/04/2020.
Era pago 50% com a adjudicação, no valor de 729,50€ e os outros 50%, no mesmo valor, com a conclusão da obra.
No referido orçamento fazem menção que “A transferência do valor da adjudicação constitui a aceitação do presente orçamento e condições de pagamento, que são 50%de adjudicação e 50% no final da instalação.
Não estão incluídos trabalhos de pedreiro e de construção civil.
Após adjudicação a instalação é efectuada entre 45 a 60 dias.”
No dia 21/04/2020, isto é, no próprio dia da factura-pró forma/orçamento enviado por V. Exª., procedi à adjudicação dos trabalhos a V. Exªs., por transferência bancária enviada para o vosso NIB.
Os trabalhos deveriam ter sido iniciados e estar finalizados a 29 de Junho de 2020.
ESTAMOS A 21 DE OUTUBRO DE 2020 e os trabalhos não se iniciaram e obviamente não estão executados!!!!!!!!!!!!!!
Aquando da adjudicação já vivíamos na situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2 e da doença COVID-19 pelo que após os inúmeros telefonemas, contactos estabelecidos tentando, sem sucesso, junto de V. Exªs., resolver o tema de vez, isto é, o inicio dos trabalhos e instalação do sistema.
Não tive sucesso! V. Exªs., nada fizeram!
V. Exªs., estão em mora na instalação do sistema.
Pela presente, comunico a V. Exªs., que caso a instação do sistema não esteja executado até 6 de Novembro de 2020, existe um incumprimento definitivo do contrato/obrigação por causa imputável a V. Exªs, com as consequentes penalizações legais previstos na lei;
Fico no aguardo das vossas prezadas notícias,
Data de ocorrência: 5 de novembro 2020
13 de novembro 2020
Estimado cliente
Informamos que recebemos a sua reclamação nº 48526220, que mereceu a nossa melhor atenção.
Devido ao seu contrato de electricidade ser recente, somente no dia de ontem o titular do contrato ficou alterado na DGEG, pois ainda estava no nome do antigo proprietário.
Conforme já informado por e-mail, o portal está em manutenção, assim que o mesmo estiver disponivel para registos de produtor de autoconsumo, fazemos o respectivo registo e marcamos a data de instalação.
Exmºs Senhores,
Mais uma vez, e passado 210 dias da adjudicação, continuo à espera da instalação da vossa parte. Tudo serve para prolongarem a instalação. Perante telefonema para a DGEG, informaram-me que estava tudo bem com o site para os registos de produtor de autoconsumo. O que mais uma vez, demonstra má fé da vossa parte de não virem realizar a instalação dos painéis fotovoltaicos.
Estimado cliente
Após analise da sua resposta concluímos o seguinte.
Lamento mas a sua informação não está correcta, se tivesse mesmo contactado com a DGEG, a mesma teria informado que ainda não é possivel efectuar registos de produtor de autoconsumo, bem como o registo das instalações.
O anexo que expõe na sua afirmação não é o correcto, este anexo corresponde ao DL68A/2015 que não tem a ver com o autoconsumo.
Poderá comprovar em * PROIBIDO *://apps.dgeg.gov.pt/DGEG, que neste momento apenas dá para consultas.
Não demonstra má fé apenas a realidade.
Qualquer duvida que tenha relativamente a esta situação poderá enviar-nos por e-mail ou mesmo através do nosso contacto telefónico.
Conforme já informado por e-mail, assim que o mesmo estiver disponivel para registos de produtor de autoconsumo, fazemos o respectivo registo e marcamos a data de instalação.
Exmºs Senhores,,
Acho estranho,....
Mas mais uma vez, e passado 210 dias continuo aguardar a instalação.
Exmºs Senhores,
Passado 212 dias, de ter pago 50% da adjudicação, continuo à espera que venham montar os painéis fotovoltaicos.
Cumprimentos.
Estimado Cliente
Relembro que o titular do contrato de eletricidade que tem de ser registado no portal somente ficou ativo no dia 11/11/2020, segundo informação no Sriesp.
Como já informado o portal de DGEG ainda se encontra em manutenção, envio em anexo o printscreen.
Qualquer informação deverá fazê-lo para o nosso e-mail.
Esta resposta tem um anexo privado
Exmºs Senhores,
Perante algum esclarecimentos de pessoas/instituições a montagem essa pode ser feita. Dando depois seguimento ao processo na DGEG.
Ps: passado 212 dias de adjudicação e pagamento continuo à espera.
Estimado cliente
Como já informado qualquer esclarecimento será feito por e-mail.
De qualquer das formas, vou deixar uma ultima resposta, efetuando a instalação de acordo com o que o Senhor diz, estamos ambos sujeitos a uma multa considerável, sendo esta de até 3.000.00€ para o cliente e de até 60% da faturação da empresa para nós. A Darlisdux não quer sancionada e penso que o senhor também não. O registo de produtor tem de ser feito antes.
Uma vez mais, se necessitar de alguma informação ou quiser colocar alguma questão, que o faça para o nosso e-mail, pois este portal não é um serviço de troca de mensagens.
15 de dezembro 2020
Da empresa Darlisdux solar,
Basta...
Mais uma vez, e passado 238 dias continuo à espera que venham instalar o que foi contratado.
Após mais uma marcação feita por vós o resultado foi de não comparecerem indicando condições climáticas adversas para a não realização do trabalho.
Nesta situação até podemos compreender, mas no entanto consideramos que estão novamente a arrastar uma situação que já podia estar solucionada.
Como tal se até quinta-feira dia 17 de Dezembro de 2020 não me vierem colocar os painéis irei proceder por via judicial.
Os meus melhores cumprimentos,
9 de janeiro 2021