Operadoras de TV, Net e Telefone
Digi Portugal66.1
Digi Portugal, Lda
  • Avenida José Malhoa, Nº 11, 3º Andar
  • portal.queixa@digi.pt

Digi Portugal - Passagem de cabo e tentativa de instalação sem autorização do condomínio

Pedro Moreira apresentou a reclamação
10 de setembro 2023
Em Março de 2023, bateram a todas as campaínhas do prédio e instalaram à revelia do condomínio e sua administração representada pela minha pessoa, cabo de fibra vindo do exterior para o interior do prédio.
Deixaram vinte metros de fibra num rolo monumental por mais de um mês pendurado, danificaram as fechaduras e portas de madeira e deixaram as mesmas abertas num local de passagem que dificultava a passagem de qualquer pessoa.
Depois de várias tentativas de contacto sem sucesso, com a Digi, e seu empreiteiro, acabamos por ter de cortar o cabo curto dado que ninguém passava e ninguém se responsabilizava por aquilo.

Passados 2 meses deste grave incidente a 6 de Junho, voltam a tocar a todas as campaínhas e dizem que vêm instalar a fibra, entram pelo prédio dentro e já se preparavam para instalar o PDO num painel de madeira caríssimo que faz parte da entrada e decoração do edíficio. Falei com o técnico que nem identificação tinha, se recusou a mostrar qualquer credenciação e perguntei pelo pedido de autorização ao condomínio, que respondeu que não tinha nem precisava, o que é MENTIRA. Dei o contacto para enviarem o pedido de autorização de intervenção para serem acompanhados pela administração de condomínio, o qual nunca chegou, como o prédio é propriedade privada, convidei o senhor a sair.

A 21 de Julho voltam a tocar a todas as campaínhas, um familiar atendeu e disseram que era das “telecomunicações” de imediato saí para ver o que se passava.
Andavam a tentar estroncar as portas para ver onde ficava a coluna montante, e mais uma vez preparavam-se para instalar o PDO no mesmo painel em madeira.
Dirigi-me aos 2 técnicos, pergunto pelo pedido de autorização. Ao que me respondem novamente e de forma mal educada e algo ameaçadora “não temos nem precisamos, a Anacom autorizou a passagem de fibra portanto podemos passar” disse aos senhores para abandonarem o prédio que sem autorização não faziam nada e em propriedade privada a Anacom não manda, isto porque o condomínio não tinha sido informado. Convidei os técnicos novamente a sair e estes reagiram com uma postura mal educada e agressiva.

VAMOS VER SE NOS ENTENDEMOS!!!
1 - DIGI, Não vale tudo! Propriedade privada é PROPRIEDADE PRIVADA! Sem autorização não podem instalar nada!!!

2 - Efectivamente queremos e temos todo o interesse em ter fibra Digi no prédio, o que pedimos é que primeiro contactem a pedir autorização para que possamos acompanhar os trabalhos e fazer as coisas em condições, dado que sou engenheiro e projectista de telecomunicações serei a pessoa indicada para acompanhar os trabalhos.

Agradecemos contacto prévio e marcação quando quiserem vir instalar a fibra DIGI. (Contacto enviado em privado para a marca).

Não voltem é a aparecer com técnicos ameaçadores e mal encarados e sem estarem munidos da devida autorização, dado que nesse caso chamaremos as autoridades competentes.

Aguardo o Vosso contacto para a instalação.
Data de ocorrência: 10 de setembro 2023
Digi Portugal
11 de setembro 2023
Bom dia Sr. Pedro,

Depois de já ter entrado em contacto connosco por outras vias, estamos neste momento a tentar resolver a sua reclamação, esperando que no decorrer desta semana fique resolvido.

Uma vez mais lhe pedimos desculpa pelo sucedido,

Ricardo Faria
11 de setembro 2023

Não entrei em contacto convosco por outras vias, eu tentei contactar a DIGI na altura do sucedido mas sempre sem sucesso e nunca tendo conseguido falar com ninguém.

Eu não quero que resolvam nada, nem que mandem cá ninguém, sem antes me telefonarem para executar a marcação da instalação para eu poder estar presente! Não se ponham a mandar técnicos outra vez sem antes falar comigo pelos contactos que vos passei na area privada desta reclamação!

Aguardo o Vosso contacto.
Pedro Moreira avaliou a marca
26 de abril 2024

Foram super atenciosos. O responsável pela área técnica contactou-me preocupado e agendou com o condomínio a instalação da infraestrutura, pedindo desculpas pelo sucedido.