Domestic & General Insurance PLC

Domestic & General Group - Equipamento de substituição defeituoso

Rita Inverno
Rita Inverno apresentou a reclamação
11 de dezembro 2020 (editada a 10 de janeiro 2021)
Eu, Rita Daniela Pereira Inverno, venho por este meio apresentar uma reclamação dos serviços por vós prestados.

Segue a descrição detalhada do sucedido:

No dia 11 e maio de 2018 desloquei-me à loja Worten Torres Novas, na qual adquiri um equipamento (Iphone 8 Plus) no valor de 939,99€. Aquando da aquisição, foi-me sugerido pelo funcionário que que registou a venda a aquisição de um seguro de dano e roubo afim de acautelar possíveis problemas não cobertos pela garantia do fabricante. Acedi à contratação deste serviço, o qual teve o custo de 259,99€.

No dia 6 de maio de 2020 ocorreu um acidente com o equipamento em questão, no qual sofreu uma queda, ficando inutilizado.
Solicitei no dia seguinte a ativação da apólice, tendo efetuado o co-pagamento exigido pela seguradora (60€) nos dias seguintes. Logo que confirmado o pagamento, a seguradora procedeu à recolha do equipamento na minha residência para realizar a avaliação e solucionar a questão.

Decorrido mais de um mês (o que só de si já é motivo de reclamação), eis que recebo o equipamento juntamente com o relatório técnico onde se pode ler "substituição do equipamento". Passados uns dias, verifico que o "novo" equipamento (não devendo ser assim tão novo) apresenta dois defeitos distintos: o display não funciona corretamente e a durabilidade da bateria.

Posto isto, fiz novo pedido de avaliação o qual teve lugar no final de junho. Desta vez optei por deixar o equipamento na loja Worten supracitada. Passado mais de um mês sem qualquer tipo de notícia, desloco-me à Worten com o intuito de obter informações sobre a situação, na qual sou informada de que tenho de contactar diretamente a seguradora. Ao fazê-lo, venho a descobrir que o equipamento ainda se encontraria nas instalações da Worten. Incrédula com o que acabara de descobrir, desloco-me novamente à loja e verifico que sim, o equipamento tinha estado há mais de um mês parado numa qualquer prateleira daquela loja. Não querendo entrar em conflitos de "de quem é a culpa" e querendo ver a situação resolvida o mais depressa possível, abdiquei, mais uma vez, de fazer reclamação formal e escrita. Foi então enviado o equipamento para nova avaliação, tendo este sido recebido pela seguradora a 28 de agosto de 2020.

Recebo o equipamento, supostamente reparado, no início de setembro, porém, ao tentar fazer uso deste, verifico que tudo se manteve: o display apresentava a mesma anomalia (trava regularmente e o local selecionado pelo utilizador não corresponde ao selecionado na tela, no caso do teclado, selecionando a letra A aparece escrito na tela a letra M, por exemplo), e a bateria continua a esgotar-se muito rapidamente. Lendo o relatório técnico pode constatar-se que ocorreu uma "suposta" substituição de display. No que diz respeito à bateria, alegam ter feito vários testes, nos quais nunca se verificou nenhum problema. Dar-me-ia por satisfeita , meso assim, caso o display estivesse funcional, uma vez que tinha o serviço técnico da empresa como sendo formada por profissionais aptos e isentos na resolução dos casos que lhes são apresentados, o que não corresponde de todo à realidade.

É então que decido, mais uma vez, apresentar reclamação telefonicamente, ao que me é indicado que será feita nova recolha. O equipamento da entrada nos serviços técnicos dia 26 de outubro de 2020, e dia 29 do mesmo mês já se encontra "reparado" e pronto para entrega.

Ao receber o equipamento, não quero acreditar no que estou a ver: o equipamento está exatamente conforme foi enviado: com os mesmos problemas, sendo que o relatório refere mais uma vez a substituição do display.

Numa última e derradeira tentativa de solucionar a situação, volto a contactar a empresa e deixo bem explicito que não pretendo receber o mesmo equipamento, nem nenhum outro nas mesmas condições (recondicionados), independentemente das reparações e testes realizados uma vez que a credibilidade da equipa de técnicos estaria desacreditada.

Ao contactar os serviços de apoio no passado dia 19 de novembro de 2020 é-me dada a indicação de que "foram feitos exaustivos testes ao equipamento, os quais não revelam quaisquer anomalias". Não procedi à recolha do equipamento, nem pretendo fazê-lo.

É vergonhoso que ao fim de seis meses e quatro recolhas, uma das quais durou mais de 2 meses, eu tenha de aceitar receber um equipamento usado e claramente não conforme com o estipulado em contrato.

Por todas estas razões (que não são poucas), pretendo ser ressarcida no valor do equipamento na integra, visando não só o valor do novo equipamento que terei de adquirir, bem como todo o transtorno que a privação de um bem essencial como este nos dias de hoje me tem causado. Isto para não mencionar todas as deslocações e chamadas de valor acrescentado, que tendo sido bastantes, se revelaram infrutiferas na resolução do caso.

Acrescento ainda que mais recentemente recebi um e-mail da vossa parte a descartarem-se da situação. Volto a reforçar que não vou proceder ao levantamento do equipamento e tomarei todas as medidas cabíveis judicialmente caso não cheguemos a acordo.

Aguardo mais uma vez a vossa resposta, na esperança de que não tenha de enveredar por outros meios.
Data de ocorrência: 11 de dezembro 2020
Rita Inverno
Rita Inverno avaliou a marca
15 de setembro 2021

Péssima. Não cumpre com o contratualizado. Aconselho a não recorrer a este serviço.