Aluguer de Automóveis

DriveNow - Utilização e Parqueamento de Veículo Elétrico

Renato Adrião
Renato Adrião apresentou a reclamação
5 de julho 2018

Venho por este meio mostrar a minha insatisfação e apresentar uma reclamação sobre os vossos serviços, tal como me foi sugerido, por telefone pelo vossa linha de apoio ao cliente.

Neste sentido apresento uma breve síntese das situações em causa:
No dia 16 de Junho considerei experimentar pela primeira vez os vossos serviços pois tive um jantar numa zona com acesso difícil a estacionamento, mas sabendo que próximo da sede da EDP existem vários locais de estacionamento de veículos elétricos, optei por considerar o serviço DriveNow uma opção viável.
Esta decisão está também relacionada com o fato de ter data limite para consumo dos 30 minutos que me foram "oferecidos" no registo do serviço. Considero que não é explicito no processo do registo, que este obriga ao pagamento de 10€ pelos quais são "oferecidos" o pacote de 30 minutos com validade de apenas 1 mês.

Por necessitar especificamente de um carro elétrico tive de ir em carro próprio até Campolide.
Desloquei-me depois até à rua do Edifício Sede da EDP onde encontrei num lugar de veículos elétricos disponível e onde deixei o veículo bem estacionado e com uma autonomia entre 60 e 70 km. Durante todo o processo de aluguer do veículo em causa nunca me foi referido qualquer cuidado a ter sobre a utilização e manutenção do mesmo, obviamente quando é senso comum que ainda poucas pessoas tiverem uma experiência de utilização de um veículo elétrico.

A informação do vosso site é tendenciosa e demasiado simplista quanto ao estacionamento, levando cliente de boa fé a acreditar:
• “BMW e MINI com parquímetro incluído”
• “Estacione onde quiser”
• “Regras de estacionamento em Lisboa” sem qualquer informação quanto aos veículos eléctricos.

O veículo esteve estacionado pelo menos durante 3 horas, quando terminei o jantar, e tentei pesquisar pela aplicação o carro mais próximo, para me deslocar até ao veículo próprio, que estava ainda em Campolide. Apesar de não aparecer na aplicação, reparei ao sair do restaurante, que o veículo em causa ainda estava no mesmo lugar, apesar de não aparecer visível na aplicação, e obviamente sem qualquer sinal de bloqueio ou indicação de polícia. Estive perto da viatura, tentando várias vezes aceder pela aplicação para puder usar o carro e retirá-lo do local, mas tal não foi possível. Todo este processo será obviamente fácil de validar através da verificação da minha utilização e localização da aplicação Drive-Now, pois estive certa de 30 min, a tentar aceder ao veiculo a 1 metro do mesmo.

Ao final de cerca de 30 min, sem conseguir aceder ao veículo, nem o puder utilizar, procurei nas proximidades outro veículo que estivesse disponível. Andei perto de 1Km, quando reparei que a localização apresentada na aplicação não era a mais correta, pois todos os veículos de encontravam do outro lado da linha do comboio (na avenida 24 de julho), o que para quem está a pé, implicava deslocar-me mais de 4 km para usar a ponte pedonal. Nessa altura finalmente desisti, e solicitei o serviço da Uber, da qual tenho prova de utilização, caso seja necessário.

No domingo, dia 17 de junho, recebo um telefonema dos vossos serviços a solicitar-me que me deslocasse com urgência até ao veículo por estava bloqueado (não rebocado). Por não me encontrar em Lisboa, expliquei toda a situação, e foi-me dito que então iriam analisar a situação e ligar-me ainda nesse dia para me darem conta da situação.

Não me ligaram de volta no domingo, nem tive mais qualquer contato até ter recebido o email no dia 23 de junho, passada uma semana, com o qual obviamente não estou de acordo, nem acho que tenha tido o apoio devido no decorrer de todo este processo.

Em conclusão, considero que a multa tanto de bloqueio, como de reboque, não me pode ser imputada qualquer responsabilidade, não só porque não estava informado pelos vossos serviços, com a informação do site não é claro no que respeita os veículos elétricos, ainda como, mesmo quando tentei retirar o veículo, não tive acesso ao mesmo.

Fico a aguardar uma resposta urgente da vossa parte e uma explicação clara de toda a situação, assim como, o crédito do movimento no meu cartão que foi efetuado indevidamente.

Data de ocorrência: 5 de julho 2018
Renato Adrião
Renato Adrião avaliou a marca
3 de janeiro 2023

Gostaria de ter recebido uma resposta.

Comigo ocorreu algo parecido no que diz respeito à falha de localização e a ligação da central para que eu me encaminhasse ao local que parei. Contudo o veículo não estava no mesmo local. Mais um caso, portanto, que nos mostra que a empresa não tem controlo sob o GPS e o serviço resta prejudicado.