8.8

EasyTerra - Impossibilidade de utilização de reserva confirmada/paga

Pedro Filipe Bernardo
Pedro Bernardo apresentou a reclamação
29 de janeiro 2020
Venho por este meio apresentar uma reclamação, relativamente a reserva que efectuei efectuada através site Easyterra (voucher n.º EU17585184-1 / KEDDY reserva nº1117466675).

Tendo eu efectuado uma pesquisa no website Easyterra, com vista a reserva de uma viatura para levantamento no Aeroporto do Funchal (Madeira), para o período compreendido entre dia 24/01 e 26/01/2020, após alguma análise, acabei por concluir e liquidar em 04/01/2020 uma reserva pela locadora Keddy (by Europcar).

Assim, no passado dia 24/01/2020, ao chegar ao Aeroporto do Funchal, e conforme indicado no voucher fornecido pela Easyterra , desloquei-me ao balcão da Europcar com vista à efectivação da reserva efectuada e levantamento da viatura. Foi nesse momento que surgiram as diversas situações que passo a detalhar de seguida.

Após apresentação do voucher Easyterra, com detalhe da reserva efectuada, detectei quase de imediato, uma mudança de atitude de parte do funcionário do balcão da Europcar, assim que percebeu qual o tipo de reserva em questão.

De imediato foi-me proposto o upgrade da minha reserva para uma viatura de gama superior, tendo esse upgrade o custo adicional de cerca de 56€. Agradeci a disponibilidade, mas recusei.
De seguida, e visto ter eu recusado a proposta inicialmente apresentada, foi-me desta vez proposto pelo funcionário o upgrade do meu plano de seguro subscrito ( pelo qual já tinha pago um custo adicional: CDMR Aluguer Básico com Seguros, CDW, THP, ZQ), para um seguro com franquia zero; teria só que efectuar o pagamento adicional de cerca de 96,00€ (isto quando o aluguer do carro para os três dias totalizou 44,66€). Agradeci mas recusei também esta proposta.
De seguida, visto ter eu recusado este upgrade de plano de seguro, foi-me então indicado que teria que ser efectuado um pagamento/bloqueio de 800,00€ sobre o meu cartão de credito; aceitei de imediato até porque é essa uma das condições indicadas no voucher que recebi de parte da Easyterra. Surpresa aconteceu de seguida, já que após diversas tentativas, ambos os meus cartões de crédito, um deles VISA e outro MASTERCARD não eram aceites pelo terminal do balcão da Europcar

De seguida, de modo a tentar resolucionar esta situação, foi então proposto pelo funcionário da Europcar uma das seguintes soluções:

- Adição de um condutor adicional ao contrato (neste caso a minha esposa), de modo a tentar utilizar o seu cartão de crédito dela, tendo para o efeito de pagar cerca de 25€ adicionais relativos ao condutor adicional; referi que não valeria a pena tentar esta opção visto os cartões de crédito dos quais a minha esposa é titular serem das mesmas entidades bancárias /companhias de crédito dos meus;

ou

- Conforme já tinha sido proposto anteriormente, e que eu tinha recusado, upgrade do plano de seguros para franquia zero, tendo que pagar o custo adicional de cerca de 96€. Neste caso poderia pagar este valor por cartão de débito, não tendo mais que utilizar qualquer cartão de credito no processo.

Decorrente da conversa, e de certos sinais que fui observado, cheguei à conclusão que o objectivo final era garantir que o levantamento da viatura só seria efectivado, após a liquidação de valores adicionais ao por mim já pago, não interessando bem qual ou quais os produtos que eu subscrevesse. Podia ser :

- Upgrade da minha reserva para uma viatura de gama superior, tendo esse upgrade o custo adicional de cerca de 56€;
- Upgrade do plano de seguros para franquia zero, tendo que pagar o custo adicional de cerca de cerca de 96€;
- Adição de um condutor adicional ao contrato (neste caso a minha esposa), tendo para o efeito que pagar cerca de 25€ adicionais relativos ao condutor adicional;

Ou seja não interessava bem o qual o produto, teria era que ser pago algum valor adicional.

Ao aperceber-me desta situação, informei que não iria proceder ao pagamento de qualquer valor adicional, tendo-me afastado do balcão sem efectivação do levantamento da viatura.

Curioso foi que, de imediato desloquei-me para o balcão em frente, mais concretamente da locadora SIXT de modo a pedir um orçamento para aluguer imediato de uma viatura. Foi-me proposto determinado valor bastante aproximado àquele que já tinha confirmado e pago pela reserva inicial feita pela Easyterra; 55,63€, por uma viatura de gama supeior, e igual à que me tinha sido proposto para upgrade na Europcar; curioso também é o valor ser quase exactamente o mesmo valor que a Europcar indicou para upgrade da viatura.

E surpresa das surpresas , o pagamento/bloqueio do valor no meu cartão de crédito foi efectuado à primeira tentativa e sem qualquer problema ou impedimento no terminal existente no balcão desta locadora (SIXT). Como é óbvio efectivei a reserva e levantamento da viatura através desta locadora e não da KEDDY (by Europcar), perdendo como é óbvio a reserva.

Assim se consegue perceber que toda esta situação se reveste de um esquema pensado e implementado de vendas agressivas (a aproximar-se de burla), de modo a colocar o cliente em situação que, numa tentativa de desbloquear a situação, seja obrigado a liquidar valores adicionais aqueles que tinham sido inicialmente apresentados e pagos.

Retiro desta situação:

1) A perda de 44,66€ através de esquema de angariação online de clientes, com pressão e vendas agressivas em balcão, no momento de conclusão do processo;
2) Clarificação acerca do papel/existência da locadora KEDDY, e políticas utilizadas pela sua “empresa mãe” Europcar, que utiliza procedimentos indevidos na tentativa de “vender” duas vezes o mesmo produto; como é óbvio excluir as locadoras KEDDY/Europcar em futuros alugueres de viaturas e alertar tantos clientes quanto possível das suas práticas;
3) Não utilizar, recomendar e alertar outros utilizadores para o risco que correm pela utilização do site Easyterra para o aluguer de viaturas,
Data de ocorrência: 29 de janeiro 2020