17.8

MARGARIDA MARTINS
MARGARIDA MARTINS apresentou a reclamação
10 de maio 2019

RECLAMAÇÃO

- Em 20 de Março de 2019 fui contactada pelo funcionário Sr Pedro Franco da firma denominada “Eco-Upp”, Articula planeta Lda , NIPC 513978488, com sede na Praceta José Régio, nº11-loja A 2695-050 – Bobadela com a seguinte mensagem via telemóvel:
“Boa tarde D Margarida Martins
Tendo em conta que o “valor da manutenção 30.75€, com iva” aceitei a visita desta firma á minha casa, para verificação e manutenção aos painéis térmicos solares, existentes no telhado da minha residência sita na Rua Dr. Manuel da Silva Tedim, nº 21 Real – 4700-425 Braga.
Desta minha primeira intenção depressa verifiquei que foram goradas as minhas espectativas.
Assim começamos pelo principio .
Fui contactada pelo Sr Pedro Franco, conforme já referi, via telemóvel onde referiu apenas e só a manutenção dos paineis.
“Vimos por este meio confirmar a manutenção ao seu solar térmico para sexta-feira dia 22/03 pelas 18h valor da manutenção 30.75 eur incluído e 40% de desconto em peças”
Bom os problemas começaram logo no imediato.
Estando naquele momento a minha nora em casa e a firma apareceu para efectuar a manutenção aos paineis, autorizou-os a entrar e contactou de imediato o meu filho para falar com os respectivo funcionários dessa firma:
Quando o meu filho Bruno Martins chegou a casa ( minutos depois), já o funcionário de nome Samuel , tinha retirado várias peças aos sistema solar com o argumento que estavam gastas e a precisar de serem substituídas.
Questionado o funcionário sobre tal procedimento, o mesmo argumentou que estavam gastas e a precisar de serem substituídas.
O meu filho não gostou de tal atitude e entrou em contacto comigo, relatando-me o sucedido.
É claro que também eu não gostei, pois apenas dei autorização para a manutenção e não para a substituição de peças, que alegadamente estava a precisar de substituição.
Ora conforme o email os funcionários deslocaram-se a minha casa para uma manutenção aos paineis e não a resolução de problemas que os mesmos não tinham até áquele momento.
Aliás caso tivessem detectado anomalias no sistema e substituição de peças deveriam ter entrado em contacto comigo( o que de todo não o fizeram), do mesmo modo que o fizeram no primeiro contacto para a suposta manutenção.
Este funcionário ( Samuel), não recebeu de mim que sou a proprietária, qualquer autorização (verbalmente ou escrita ), nem do meu filho, autorização para substituir fosse o que fosse no sistema, portanto á revelia, agindo de má fé, fez o que quis como o objectivo único de se pagar do trabalho.
Deste serviço deixaram um tipo Relatorio (e não factura, conforme obrigatório por lei) no valor de 209.22€ no dia 22.03.209, que o meu filho pagou.
Segue o relatório que eles deixaram.

1. Depois de se fazerem o que aqui foi descrito, não testaram o sistema se funcionava ou não, daí que quando cheguei a casa a agua que deveria sair quente, logo na noite de sexta-feira dia 22.03.2019, os paineis não estavam a funcionar.

2. Contactado de imediato o Contacto 219012140, (conforme relatório), durante o fim de semana estiveram os telefones indisponíveis, depois de várias insistências durante o fim de semana.
3. Resultado todo o fim de semana não tive os painéis a funcionar uma vez que a função de aquecimento não funcionava.

4. Contactada a vossa firma na segunda feira seguinte, dia 1 de Abril, (pois durante o fim de semana estavam os telefones indisponíveis), através do contacto com o 964654244 ás 8.30m, falei com o funcionário Sr Samuel, de que os paineis não funcionaram e como consequência todo o fim de semana não obtivemos agua quente.

5. Este funcionário pasme-se respondeu-me assim “ não estou disponível para me deslocar á sua casa uma vez que estou a caminho de Viseu, daí deveria entrar em contacto com a empresa para enviar outra equipe, verificar a avaria”.

6. Incrédula com a resposta no mesmo momento entrei em contacto com a empresa tendo falado com Pedro Franco, dizendo-lhe que os painéis não funcionavam, a agua não aquecia, ao que me respondeu não ter equipe para resolver a minha situação, naquele dia e só no dia seguinte terça feira, enviaria outra equipe (que por acaso passava lá perto), para verificar a anomalia.

7. Na terça feira, deslocaram-se outros funcionários a minha casa verificaram novamente todo o sistema, e na presença do meu filho, disseram-lhe que o problema estava resolvido, devendo aguardar 2 horas e logo após decorrido esse tempo já teria os paineis a funcionar e como consequência agua quente.

8. Chegados á noite depois das 18h00, lá se experimentou os paineis e resultado os paineis não funcionavam, continuando a não termos o sistema a funcionar nem agua quente como tínhamos antes de eles irem á minha casa.

9. Novamente e no dia seguinte se entrei em contacto com a firma para a resolução do problema, continuando a insistir na resolução da anomalia.

10. Passou então a quarta feira a quinta feira e na sexta feira( dia 5 de Abril), deslocou-se outro funcionário Sr Fernando que substituiu onde na minha presença os vasos de expansão, tendo-me dito novamente para aguardar duas horas para que o sistema funcionasse.

11. Passado as duas horas, a avaria persistiu e os paineis não funcionavam.

12. Voltamos a insistir com a empresa (tanto eu como o meu filho), e solicitando falar com o responsável da empresa, a funcionaria argumentou que tinha de ser com o Sr engenheiro Luis Martins, sempre se mostrando indisponível para a resolução do caso.

13. No dia seguinte o meu filho voltou a insistir acabando por falar com o tal responsável, Sr luis Martins, que desvalorizou o problema, dizendo-nos que ia ter uma reunião nesse dia e só terça feira poderia resolver o assunto.

14. Voltamos a falar (tanto eu como o meu filho) com o Sr Luis Martins que desvalorizou o problema, dizendo-nos que ia ter uma reunião nesse dia e só terça feira poderia resolver o assunto.

15. Perante este panorama não tive qualquer duvida que foi vitima de uma burla, perante esta empresa.

16. Precisando de uma solução ( pois desde o dia 22 de Março até ao dia 12 de Abril (devidos ao mau tempo), não tivemos agua quente produzida pelos paineis.
Somos cinco pessoas dos quais três adultos entre os uma criança de cinco anos e uma idosa de 89 anos, a precisar fundamentalmente de agua quente para a sua higiene (banhos) diária. A necessitar urgente de uma solução não tive outra opção senão recorrer aoss serviços (como sempre fiz), da empresa DOMUS SOLARIS EQUIP. E SOLUÇÕES UNIP. LDA, de Braga. Foi esta empresa representante da Vulcano a quem comprei os paineis solares, e sempre me efectuou a manutenção dos mesmos.
17. Os técnicos da Vulcano agendarem no imediato a visita afim de verificar qual o problema e da visita efectuada foi verificado sim uma avaria causada pela vossa firma nos seguintes elementos( conforme demonstração da factura):
• Verificar/detetar avaria no sistema solar Vulcano.
• Deslocação até 15 Km 23 1,00 20,0000 20,00
• Válvula redutora pressão
• Anti-congelante Vulcano/corsar WTF 20S 23 3,00 3,5000 10,50
• Abrir passador do grupo solar, trocar redutora pressão
• Colocar pressão no vaso expansão Solar e AQS, reposição de glicol
• Mão de obra / assistência técnica p/hora 23 1,50 38,0000 57,00

18. Nesse mesmo dia foi enviado o seguinte email á empresa Eco-upp, pondo um ponto final no assunto
Enviada: quarta-feira, 3 de abril de 2019 11:42
Assunto: FW: paineis avariados pela vossa empresa Eco-upp
Bom dia
Mais uma vez venho reclamar do vosso serviço com o sistema dos painéis solares.
Na quinta feira passada (28.03.2019), depois de insistentemente reclamar do vosso serviço, deslocou-se á minha casa o funcionário Sr Fernando, que substitui dois pequenos vasos de expansão do circuito secundário.
Antes de sair, ainda questionei o funcionario se teria, agua quente, tendo-me respondido que teria de esperar duas horas para que o fluido aquecesse e daí, ter agua quente em casa, com sempre tive desde que os adquiri.
Na sexta, sábado e domingo assim aconteceu, no entanto desde segunda feira até hoje voltei a não conseguir ter agua quente em casa, isto é, a odisseia continua.
Ontem dia 02.04.2019, voltei a ligar via telefone para a vossa firma tendo falado com ao enº Luis Martins sobre o problema dizendo-me a mim e ao meu filho que iria tentar resolver o assunto.
Concluindo quando na sexta feira dia 22.03.2019, o vosso funcionário Sr Samuel foi fazer a manutenção resolveu danificar todo o sistema, pois os painéis funcionavam e agora não funcionam.
Mais esse funcionário substitui peças sem a minha autorização ou do meu filho, pois quando ele chegou a casa já esse funcionário tinha retirado peças do sistema e susbstituido por outras se calhar de inferior qualidade.
Sobre o tal fluido também estou em crer que não foi feito com o deveria ser ( pois tinha frisado que os Paineis eram da Marca Vulcano), e não comprados nos chineses.
Afinal em que ficamos, para alem do vosso (excelente serviço que iremos resolver ) paguei 209,22€ .
Entrei agora em contacto com a manutenção da Vulcano para reverificarem todo o sistema dos painéis solares.
A despesa que me irão cobrar será revertida á vossa firma uma vez que entrarei com um processo em tribunal, solicitando o pagamento de eventual despesas bem como respectiva indeminização.
Sem outro assunto
19. Após resolvido o assunto pelos técnicos da Vulcano, não mais tive problemas, daí ter enviado novo email (abaixo descriminado) á empresa através “eco-upp.com”, reclamando do serviço e solicitando a devolução de 178,47€ (cento e setenta oito euros e quarenta e sete cêntimos), respeitante aos seguintes itens:
• Fornecimento e Montagem de Ânodo de Magnésio SOLAR 25,5x40 / M8x30 110,09€
• Fornecimento e aplicação de Glicol Fluído SOLAR 68,38€

E ainda a devolução da despesa efectuada á fima Solaris, firma responsável pelo fornecimento dos Painéis Solares Vulcano da quantia de 158,85€ (cento e cinquenta e oito euros e oitenta e cinco cêntimos), quantia essa do qual a firma Eco-upp é responsável por danificar todo o sistema solar em minha casa.

Foi ainda informado que tem 15 dias para efectuar o pagamento de 337,32€ (trezentos e trinta e sete euros e trinta e dois cêntimos), respeitantes a 178, 47€( das peças que foi substituída e cobrado indevidamente + 158,85€ despesa dos técnicos da Vulcano afim de reparar o dano causado aos paineis solares, pela vossa firma.

“De: Margarida Alves Martins
Enviada: quarta-feira, 17 de abril de 2019
Assunto: FW: paineis avariados pela vossa empresa Eco-upp
Começamos pelo principio .
Fui contactada pelo Sr Pedro Franco, da empresa Eco-upp, e enviada mensagem por via telemóvel com o seguinte:
“Boa tarde D Margarida Martins
No dia 27 volta nova mensagem a
“Boa tarde a manutenção do seu sistema solar será realizada amanha dia 28.03.2019 ás 16h00 ecpo-upp 219012140”.
Nesse mesmo dia quando o meu filho Bruno Martins chegou a casa já o funcionário de nome Samuel , tinha retirado várias peças aos sistema solar com o argumento que estavam gastas e a precisar de serem substituídas.
Deste serviço paguei 209,22€ , cuja factura só me a enviaram depois de muito insistir e onde descrimina o seguinte:
Manutenção ST Pack Vip Mist 30,76€
Fornecimento e Montagem de Ânodo de Magnésio SOLAR 25,5x40 / M8x30 110,09€
Fornecimento e aplicação de Glicol Fluído SOLAR 68,38€
TOTAL: 209,22

Assim nestes termos reclamo o seguinte:
Primeiro ponto
Este funcionário não recebeu de mim que sou a proprietária qualquer autorização (verbalmente ou escrita ), nem do meu filho autorização para substituir fosse o que fosse no sistema, portanto á revelia, agindo de má fé, fez o que quis como o objectivo único de se pagar do trabalho.
Mas mais grave ainda desde esse dia que esteve em minha casa com o pretexto de fazer a manutenção, não sei o que fez, certo é que desde esse dia não mais tive agua quente dos painéis térmicos, isto é todo o fim de semana.

Segundo ponto:
Contactada a vossa firma na segunda feira seguinte, dia 1 de Abril (pois durante o fim de semana estavam os telefones indisponíveis), foi nos comunicado que só poderiam ir a casa na terça feira.
Na terça feira voltaram novamente á minha casa, e novamente depois de andarem a mexer nos painéis, a avaria persistiu.
Terceiro ponto:
Voltei a entrar em contacto com a vossa firma de novo, tendo-se deslocado outro funcionário Sr Fernando que substituiu os dois vasos de expansão que que a avaria ficasse resolvia( sexta-feira dia 5 de Abril), porem a avaria persistiu.
Continuamos a não ter agua quente fornecida pelos painéis.
Perante este panorama entrei então em contacto com os técnicos da Vulcano para agendarem um visita e verificar qual o problema que foi danificado pela vossa empresa.
Da visita efectuada foi verificado sim uma avaria causada pela vossa firma nos seguintes elementos:
Válvula redutora pressão
Anti-congelante Vulcano/corsar WTF 20S 23 3,00 3,5000 10,50
Mão de obra / assistência técnica p/hora 23 1,50 38,0000 57,00
Deslocação até 15 Km 23 1,00 20,0000 20,00
Verificar/detetar avaria no sistema solar Vulcano.
Abrir passador do grupo solar, trocar redutora pressão
Colocar pressão no vaso expansão Solar e AQS,
reposição de glicol
Conclusão
Visto não estarem autorizados a substituir qualquer peça dos painéis como disse nem verbalmente nem por escrito reclamo a devolução de 178,47€ (cento e setenta oito euros e quarenta e sete cêntimos), respeitante aos seguintes itens:
Fornecimento e Montagem de Ânodo de Magnésio SOLAR 25,5x40 / M8x30 110,09€
Fornecimento e aplicação de Glicol Fluído SOLAR 68,38€
Alem disso também solicito a devolução em numerário da despesa efectuada á fima Solaris, firma responsável pelo fornecimento dos Painéis Solares Vulcano da quantia de 158,85€ (cento e cinquenta e oito euros e oitenta e cinco cêntimos), quantia essa do qual a firma Eco-upp é responsável por danificar todo o sistema solar em minha casa.
Tem 15 dias para efectuar o pagamento de 178, 47€ + 158,85€ num total de 337,32€ (trezentos e trinta e sete euros e trinta e dois cêntimos). Passado este prazo iniciarei queixa no Tribunal com processo de injunção para pagamento do dano, alem de indeminização pelos dias perdidos tanto pelo meus filho como por mim, danos morais em todo o meu agregado familiar do tempo que não tivemos acesso á agua quente, alem da burla cometida (avaria propositada doe todo o sistema solar) .
IBANPT50 0035 0171 00084707600 17
Sem outro assunto

20. Segundo ponto: factura
Solicitada a factura conforme email enviado em 26.03.2019
Enviada: terça-feira, 26 de março de 2019 12:55
Assunto: FW: Eco-upp

Atenção do Sr Pedro Franco
Na quinta feita passada, o vosso funcionário entregou este documento de intervenção, pagando o meu filho a quantia de 209,22€
Solicitada a factura pelo meu filho informaram que a enviavam pelo correio ou por email.
O documento que deixaram não serve como factura, daí solicitar que seja enviada fatura respeitante ao serviço efectuado, para este email, desde já.
Cumprimentos Margarida

No dia seguinte, dia 27, voltei a insistir, conforme email:
Enviada: terça-feira, 27 de março de 2019 12:55
Assunto: FW: Eco-upp
Ontem solicitei pedido de factura do serviço prestado pela vossa empresa, no valor de 209,22€ que deveriam entregar no momento da prestação de serviço, conforme artigo 7.º Facto gerador e exigibilidade do imposto
1 - Sem prejuízo do disposto nos números seguintes, o imposto é devido e torna-se exigível:
b) Nas prestações de serviços, no momento da sua realização;
como já referi o documento de intervenção, entregue não serve como factura
não tendo até ao momento sido enviado via Email, como solicitei, denunciarei no competente serviço de finanças da Autoridade Tributaria com o respectivo Auto de Noticias á entidade.

21. Depois de muito insistir foi enviada factura conforme se junta em anexo com data de 27.03.2019.

22. Concluindo
Tendo adquirido os paineis solares no ano de 2009 e até aquele momento 22.03.2019, nunca tive qualquer anomalia sobre os mesmos.
Todos os anos, foram efectuadas as respectivas manutenções e nunca tiveram qualquer anomalia, sendo certo que após contacto desta empresa a oferecer os serviços de manutenção por um preço convidativo ( 30,75€), conforme email enviado, aceitei, convencida que não teria qualquer problema, como aliás nunca tive, mas estava enganada.
De facto esta empresa não se deslocou á minha residência para efectuar uma prestação de serviço “manutenção aos paineis”, mas sim como está provado com o objectivo primário de danificar várias peças ao sistema solar.
Na perpectiva do trabalhador (sr Samuel), estavam danificadas e a precisar de serem substituídos, e mais grave ainda sem qualquer autorização repito verbal ou escrita, substitui-las por outras peças essenciais para o normal funcionamento do sistema solar térmico, avariando todo o sistema de aquecimento agua, afim de justificar o montante pago e que no final não funcionaram.
O objectivo não foi a manutenção de 30,75€, mas sim, substituir por outras que muito provavelmente também estavam danificadas, pagando um total de 209,22€, isto é usaram da artimanha da manutenção barata para no fim avariarem todo o sistema, pagando-se de um montante superior ao que foi estipulado no email, acima referido.
Deste modo solicito a devolução do pagamento de 178, 47€ + 158,85€ num total de 337,32€ (trezentos e trinta e sete euros e trinta e dois cêntimos).

Data de ocorrência: 10 de maio 2019