EDP Comercial
EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
Performance da Marca
89.9
/100
Óptimo
Óptimo
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
100%
Taxa de Solução
100%
Média das Avaliações
60,5%
Taxa de Retenção de Clientes
58,2%
Prémios e distinções
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A
  • A EDP Comercial é a empresa do Grupo EDP que atua no mercado livre de energia.
    Com uma oferta integrada de gás natural, eletricidade verde e serviços que lhe dão conforto e segurança (packs Living EDP), inovamos com soluções de energia solar e mobilidade elétrica de forma a construir o futuro consigo.

  • 213 535 353
    Chamada para a rede fixa nacional

EDP Comercial - Demora em alteração de tarifa e potência contratada

Resolvida
Carlos Alves
Carlos Alves apresentou a reclamação
24 de janeiro 2020
Ex.mos Senhores,

Sou vosso cliente desde 12/2007, com serviços de electricidade, gás e funciona+caldeira contratados, nunca tendo falhado com um pagamento.

No passado dia 02/01/2020 efectuei um pedido, via app EDP (Android), para alteração da tarifa de electricidade (de bi-horária para simples) e da potência contratada (de 6,9 kVA para 4,6 kVA).
Nesse mesmo dia recebi duas SMS, uma por volta das 12h que informava que a data da visita técnica para alteração do contrato seria no dia 06/01/2020 entre as 08h00 e as 10h30; e outra por volta das 17h que confirmava essa mesma data/hora.

Face à “ameaça” da cobrança de 20€ em caso de ausência, contactei, nesse mesmo dia 02/01/2020, a linha de apoio para confirmar se teria que ser eu, titular do contrato, a estar em casa para receber o técnico, ao que fui informado que não seria necessário pois seria suficiente a presença de alguém para permitir o acesso ao contador.

No dia 06/01/2020 esteve um familiar retido todo o dia em minha casa à espera do técnico que não apareceu. Ao final da tarde desse dia, assim que tomei conhecimento do ocorrido, contactei novamente a linha de apoio para obter informações. Foram 20 (!) minutos de chamada paga, da qual, resumidamente, apenas consegui saber que o técnico havia estado presente mas não tinha procedido à alteração por “motivos de segurança” (!), terminologia que não me souberam explicar. E também que, por dificuldades de sistema, não conseguiam efectuar novo pedido de agendamento mas que a situação seria encaminhada para que tal ocorresse o mais brevemente possível.

Pois bem, passados que estão 22 dias (!) desde a data do meu pedido, ainda não recebi qualquer explicação para o sucedido, ou seja, qual o motivo que estará, eventualmente, a impossibilitar a alteração, nem tão pouco um contacto para ver a possibilidade de novo agendamento. É difícil de perceber, pois trata-se de uma alteração aparentemente bastante simples.

À conta do sucedido, já contabilizo prejuízos: tive uma pessoa desnecessariamente retida; tive custos que seriam desnecessários com a chamada para a linha de apoio; vejo-me na necessidade de expôr o caso publicamente, pois a alternativa seria ir perder sabe-se lá quanto tempo numa loja para sair de lá com as mesmas explicações/soluções que me apresentaram por telefone; e terei que aguardar nova visita, com os constrangimentos associados. Como se não bastasse, enviei as leituras de electricidade e gás, como de costume na data habitual (04/01/2020), mas a facturação parece-me estar suspensa por causa deste pedido de alteração que V. Exas, inexplicavelmente, tardam em concretizar.

Prevê-se, por isso, um valor desnecessariamente elevado para a próxima factura, por lapsos que não são da minha responsabilidade! Espero que, no mínimo, V. Exas tenham a decência de aplicar, nessa factura, a tarifa e potência por mim solicitadas retroactivamente à data em que pelo menos a alteração devia ter sido concretizada, posto que esta espera, sem qualquer tipo de satisfação ao cliente, roça o inadmissível. Caso contrário, tratarei de colocar um ponto final nesta relação comercial, posto que não posso pactuar com esta forma de operar por parte de V. Exas.

À consideração de V. Exas.
Data de ocorrência: 24 de janeiro 2020
EDP Comercial
24 de janeiro 2020
Caro cliente, estamos a analisar a situação apresentada por si que desde já lamentamos.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
EDP Comercial
12 de fevereiro 2020
Caro cliente,

Na sequência da resposta prestada, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente em edponline.edp.pt, em edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Carlos Alves
17 de fevereiro 2020
Ex.mos Senhores da EDP Comercial,

Lamentavelmente vejo-me obrigado a reabrir esta reclamação que julgava considerar resolvida.

Efectivamente, no passado dia 12/02/2020, fui contactado telefonicamente por volta das 11h00 e foi-me simpaticamente explicado que confirmavam a alteração que havia solicitado e que seria efectuado o acerto retroactivamente à data em que deveria ter ocorrido inicialmente. De resto, no dia 07/02/2020 havia sido enviada uma factura para o meu e-mail que já indiciava que assim iria ocorrer e, assim sendo, poderia dar por encerrada esta situação.

Todavia, ao consultar o meu e-mail dias mais tarde, dou conta que nesse mesmo dia 12/02/2020 recebi, pelas 18h00, uma outra factura que não leva em consideração os pedidos de alteração e a reclamação por mim efectuados, sendo que, para meu espanto, tenho neste momento a indicação na minha área de cliente que serão as duas facturas enviadas ao banco para pagamento, quando na realidade a primeira factura/nota de crédito (de 07/02/2020) deveria corresponder à rectificação da segunda!

Julgo, como será óbvio, tratar-se de algum lapso, pelo que solicito rectificação URGENTE dados os elevados montantes envolvidos, assim como a proximidade da data de cobrança (21/02/2020).
EDP Comercial
19 de fevereiro 2020
Caro cliente,

Na sequência da resposta prestada, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos disponíveis para esclarecer as suas dúvidas através da sua área de cliente em edponline.edp.pt, em edp.pt, da linha de atendimento a clientes 808 53 53 53 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
Esta reclamação foi considerada resolvida pela marca, e aceite pelo utilizador
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.