EDP Comercial Marca Recomendada Marca do Mês
EDP Comercial - Comercialização de Energia, S.A

EDP Comercial - Facturação indevida a contrato inactivo

Eduardo Airoso apresentou a reclamação
17 de maio 2022
No dia 12 de Abril deixei de ter qualquer responsabilidade com o consumo pois o novo inquilino da casa, com o CPE PT 0002 000 040 885 816 PF, fez um contrato em seu nome na Goldenergy, tendo aparecido de imediato no meu portal da EDP e na app, como inactivo.
Acontece que passado um mês, recebo uma nova factura referente a 13 de Abril / 12 de Maio, período em que nada tenho a ver com a questão.
Entro em contacto com a EDP comercial e sou informado que o meu contrato se mantém activo, apesar de se manter inactivo no portal e na app.
Não arranjam nenhuma justificação para o sucedido e "obrigam-me" a pagar a factura.
Tento cancelar o contrato, já que afirmam que está activo, e dizem-me que terei de dar um prazo de 15 dias e que terei de agendar a ida ao local para se desligar o fornecimento.
Isto só pode ser piada, pois eu não tenho acesso à casa e o novo inquilino tem um contrato válido na Goldenergy.
Entrando em contacto com a Goldenergy, não sabem explicar, mas existe contrato.
Entrando em contacto com a e-redes dizem que eu sou o titular do CPE.
Agora seria bom as 3 entidades em causa (EDP Comercial, Goldenergy e e-redes) se entendessem, pois eu nada tenho a ver com essa factura, ponto de distribuição ou titularidade do contrato, desde 12 de Abril e, por consequência, não irei pagar a referida factura.
Dos telefonemas efectuados noto que o problema é a desorganização dentro da Goldenergy que não deve ter tratado das coisas convenientemente e a EDP decidiu que alguém iria pagar, mesmo estando o contrato inactivo.
No meio há a e-redes que fica sempre a ganhar, pois assim tenta ganhar do ex-cliente e do futuro cliente, ou seja recebe 2 vezes.
Data de ocorrência: 17 de maio 2022
17 de maio 2022
Estimado(a) cliente,

Acusamos a receção do seu pedido, merecedor da nossa melhor atenção.

Equipa de apoio ao cliente
23 de maio 2022
Estimado cliente,

Informamos que foi dada resposta ao seu pedido.

Esperamos ter esclarecido convenientemente as suas dúvidas.

Estamos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais através do nosso site, da app EDP Zero, da linha de atendimento a clientes 213 53 53 53 (dias úteis, das 9h às 20h), ou nas nossas lojas.

Com os nossos cumprimentos,
Equipa de apoio ao cliente
5 de junho 2022
A questão não ficou resolvida e paguei a fatura.
O esquema é fácil.
- O novo fornecedor, Goldenergy, não comunica com o novo cliente.
Solução simples e honesta.
Eduardo Airoso avaliou a marca
5 de junho 2022

A questão não ficou resolvida e paguei a fatura. Isto não passa de uma burla por parte da e-redes com a conivência dos fornecedores de energia. Se houvesse defesa do consumidor ou regulação, esta situação nunca aconteceria, mas estamos num país a saque. O esquema é fácil. - Um cliente sai de uma casa, deixa a eletricidade ligada, para facilitar a vida ao novo inquilino. - O novo inquilino entra em contacto com um fornecedor de energia (Goldenergy) e efetua um contrato. - A e-Redes recebe o pedido de mudança de titularidade e informa a EDP, que desativa no portal do cliente o contrato, e altera o titular (foi provado que eles receberam essa comunicação dia 12 de Abril). - a e-Redes, verifica que o novo cliente não preenche os requisitos, pois falta um documento, e informa o novo fornecedor para contactar o cliente. - O novo fornecedor, Goldenergy, não comunica com o novo cliente. - Assim que a e-redes verifica que o processo não está correto, volta a ativar o anterior cliente e envia os dados para fracturação para a anterior fornecedora. - A anterior fornecedora fatura o antigo cliente, pois recebeu os dados da e-redes. Solução simples e honesta. Se a e-redes recebesse um pedido de mudança de titularidade e verificasse que não estava correto, deveria cortar o fornecimento de energia em vez de devolver ao anterior cliente o contrato e consumos. A isto chama-se burla e só possível por não haver defesa do consumidor, neste país. A solução, foi EU ir ter com o novo inquilino, para comunicar que o processo não estava completo, e pagar as facturas que me foram imputadas indevidamente.