Embaixada de Portugal nos Países Baixos

Embaixada de Portugal nos Países Baixos - Levantamento de cartão de cidadão

Emilene Seabra Silva
Emilene Silva apresentou a reclamação
1 de abril 2022
Esta reclamação vem na sequência da reclamação feita esta tarde às 15.15h no livro de reclamações dos Serviços Consulares da Embaixada de Portugal na Haia na qual não me foi dada o duplicado como comprovante do registro da reclamação.

Tal como escrito no livro, a desorganização dos serviços consulares, falta de claridade na informação prestada e os horários disponibilizados para o levantamento do cartão de cidadão é inadmissível! Eu perdi dois dias de trabalho porque de acordo com a informação fornecida na linha de atendimento consular no dia 10 de Março as 14h33, o levantamento do cartão de cidadão pode ser feito sem marcação sem nenhuma menção da existente restrição de horário. Quando dirigi-me aos serviços consulares no dia 16 de Março às 9h20 e após de ter passado 30min a espera sem ser atendida questionei uma funcionária que me informou que o levantamento do cartão de cidadão sem marcação pode ser feito apenas das 14h às 18h de segunda a sexta feira, com isto perdi uma manhã de trabalho incluindo 4h de deslocação. Na posse desta informação voltei a contactar a linha de serviços consulares no mesmo dia às 10h44 com o intuito de fazer uma marcação para fazer o levantamento para um horário que conveniente para mim e sou informada de que tal não é possível. A informação prestada foi que o levantamento do cartão de cidadão só pode ser feita no horário disponibilizado pelos serviços consulares, após reclamar com a pessoa no telefone foi informada e de que é o procedimento e não o alterariam de propósito para mim.

Hoje 1 de Abril perdi outro meio dia de trabalho no qual incluem cerca de 5h de deslocação, dirigi-me novamente ao consulado para levantar o cartão de cidadão às 14h20 no qual estive à espera 30min na rua com a temperatura de -2 graus para um procedimento que não demorou menos de 5min no total, quando pedi o livro de reclamações a funcionário informou-me que o levantamento poderia ter sido feito por marcação se assim o deseja-se.

É inadmissível de que é impossível obter informação correcta quer seja através da linha de atendimento consular, quer seja através dos funcionários do consulado.
Data de ocorrência: 1 de abril 2022