• Praça Dr. José Vieira de Carvalho,
    Torre Lidador 14º piso
  • mobilidade@emem.pt

EMEM - Coima indevida (tinha o devido talão válido em local visível no para-brisas no interior do veículo)

Teresa apresentou a reclamação
5 de janeiro 2023
Venho reclamar pelo facto de a EMEM me ter multado na Praça Almada Negreiros, quando eu tinha o devido talão emitido pelo pacómetro, em local visível junto ao pára-brisas no interior do veículo. O referido talão estava válido até às 12:48, pelo que à hora que me foi atribuída a multa, ainda estava bem dentro do tempo de parqueamento. Ontem consegui entrar em contacto com a Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia para tentar esclarecer esta situação, ao que me referiram que retiraram uma foto onde não aparece o talão na minha viatura. Face a isto, e tendo em atenção que o talão estava perfeitamente visível na minha viatura quando eu regressei ao meu veículo, só posso supor 2 situações:
1) Ou o agente que passou a multa confundiu a viatura (e tirou foto de outro veículo);
2) Ou o agente que passou a multa foi desleixado e tirou uma foto muito rápida do meu pára-brisas, e não apanhou a zona onde estava o talão.

Independentemente do motivo desta multa indevida, venho solicitar a anulação imediata da coima. Obviamente, não devo pagar o parqueamento duplamente (é completamente inconstitucional).

Além do meu caso, assisto várias vezes a agentes a multar na Maia sem razão devida, e verifico na Internet que há várias reclamações por coimas indevidas da EMEM. Espero que o meu caso seja resolvido rapidamente.

Data de ocorrência: 5 de janeiro 2023
Teresa Barroso
Acusamos a receção do seu email o qual mereceu a nossa melhor atenção e lamentamos o facto de ter sido autuada, no entanto a sua alegação é contrariada pelas imagens que fazem parte do processo e das quais juntamos em anexo. Quando refere que o dístico se encontrava visível não percebemos a que lugar da viatura se está a referir, uma vez que a imagem captada no momento da autuação é perfeitamente nítida e não se vislumbra qualquer dístico no tablier da viatura nem junto ao para-brisas.
Sem prescindir ainda do facto de que, procedeu à junção de um dístico que não foi retirado no equipamento da Praça de Almada Negreiros, uma vez que a numeração dos recibos à data de hoje na referida Praça é de 1666 e V. Exa. procede à junção de um dístico, datado do dia 3 de janeiro com uma numeração muito superior à data de hoje, nomeadamente de 2453, sendo manifestamente impossível ter retirado o dístico na zona em questão, prestando desta forma falsas declarações.
Face ao exposto, não poderemos considerar a sua reclamação.
Alertamos ainda para o facto do valor de o pagamento voluntário estar apenas ativo por um período de 72 horas , decorrido este prazo será instaurado o competente auto de contraordenação, com agravamento de taxa (€30,00) ao abrigo do disposto no artigo 14º n.º 4 e 6 do Regulamento Geral de Estacionamento e Parqueamento do Concelho da Maia.
Com os melhores cumprimentos e ao dispor,

Telf.229408721 Ext. 8532 Fax. 229412208
Esta resposta tem um anexo privado
Exma. Sra. representante da EMEM,

Em primeiro lugar, a afirmação do "prestando desta forma falsas declarações" é errada, e está a difamar-me sem razão, algo que não posso obviamente admitir. O dístico que enviei é real, tenho-o em minha posse, e foi retirado da zona onde estacionei o carro. Simplesmente reparo agora pela foto da traseira do meu veículo que não retirei o dístico na Praça de Almada Negreiros (porque não reparei que havia ali parcómetro, só vi agora na imagem que enviaram), mas retirei da rua mesmo ao lado onde consegui encontrar parcómetro (Avenida Novo Rumo, em frente ao Restaurante Novo Rumo), o que está claramente na mesma zona e serve como bom pagamento. Como poderá verificar pelos seus registos na Avenida Novo Rumo, o recibo 2453 é bem real e foi obviamente retirado na data e no local que refiro. Não posso portanto aceitar esta sua difamação e calúnia, pelo que agradeço um pedido de desculpas, sob pena de levar esta sua acusação irrefletida para as vias judiciais.

Além de estar a ser manifestamente caluniada e vilipendiada, verifico que a foto que apresentam da traseira é do meu carro. Mas a foto de frente não é certamente do meu veículo, porque eu tinha realmente o dístico emitido pelo parcómetro, em local visível junto ao pára-brisas na frente no interior do veículo, tal como referi anteriormente (aliás, as sombras e os reflexos desta foto que enviam, da frente de uma viatura, nem dão para perceber se estará algum talão por baixo, o que seria bem possível).

Volto portanto a solicitar a anulação imediata da coima e do aviso de regularização de pagamento.

Depois desta sua resposta caluniosa, mais razão me dá para me sentir injustiçada e revoltada. Sou eleitora assídua e cidadã cumpridora, e revolta-me ver os meus impostos a ser mal aplicados. Numa fase em que a inflação é galopante, verifico que os contribuintes são constantemente delapidados para ver os seus impostos (fruto de muito trabalho) serem empregues em empresas metropolitanas cujo único fim é a “caça à multa” (e não segurança pública, como deveria ser). Custa-me muito ver a minha Maia a ser cada vez mais transformada em “cidade dormitório”, onde nem sequer se pode tratar de assuntos do dia-a-dia, fazer compras, passear, ou trabalhar em paz (porque o parqueamento é impossível – veja-se o meu caso, onde querem que eu pague duas vezes pelo mesmo: mesmo pagando o parquímetro devidamente querem que eu pague uma multa). Assim não compensa mesmo nada ir à Maia!
6 de janeiro 2023
Teresa Barroso,
Reiteramos o que foi dito no último email e não iremos desconsiderar a infração praticada, por falta de prova que contrarie a mesma.
Estranhamos a sua alegação de que estando estacionada mesmo em frente a um parcómetro estranhamente dirige-se à Avenida Novo Rumo a fim de retirar um dístico. No entanto, ainda não foi na Avenida Novo Rumo que conseguiu esse dístico, uma vez que à data de hoje (6 de janeiro) a numeração dos dísticos na Avenida Novo Rumo é de 2167 conforme imagem em anexo, e o dístico exibido por si datado de 3 de janeiro contém uma numeração muito superior (2453).
Mantemos a nossa posição e não iremos anular o procedimento, sendo que agora será instaurado o competente processo de contraordenação, podendo, caso assim o venha a entender, usar do recurso previsto no art. 175º n.º 2 al b) do Código da Estrada.

Com os melhores cumprimentos e ao dispor,
Esta resposta tem um anexo privado
10 de janeiro 2023
Foi efetuada uma queixa contra a funcionária da EMEM, por calúnia e péssimo trabalho (ao nível da verificação técnica, apoio ao cliente, e resolução do problema).

Agradeço que a minha queixa seja atendida e que esta situação fique finalmente resolvida, com a anulação da multa indevida e com um pedido de desculpas da funcionária da EMEM.
10 de janeiro 2023
Exma. Senhora,
Reiteramos o que já foi dito e iremos dar por encerrado este assunto.

24 de janeiro 2023
Boa tarde,
Já se passaram 3 semanas desde a ocorrência e o assunto ainda não foi resolvido, nem recebi um merecido pedido de desculpas.
Muito agradecia resposta à minha queixa e reclamação.
Cumprimentos.
8 de fevereiro 2023

É inadmissível que passado mais de um mês, esta situação de injustiça se mantenha, e que algo simples de resolver ainda não tenha solução.

Continuo a aguardar resolução por parte da EMEM, e resposta da Autarquia à minha queixa.
23 de fevereiro 2023
Solicito que a EMEM faça uma verificação cuidadosa e séria quanto à questão central da minha reclamação, que ainda não está resolvida.
1) O talão estava em local visível no para-brisas dianteiro do meu automóvel na hora que foi registada a multa (injustamente);
2) A foto que apresentaram como sendo supostamente do meu automóvel tem sombras e reflexos no local onde estava o talão (pelo que não se percebe se tem o talão ou não) - daí eu duvidar se a foto é da minha viatura (porque eu tinha o talão válido e visível na hora da multa).
23 de fevereiro 2023
24 de fevereiro 2023
Teresa Barroso
O meio de reação ao processo de contraordenação será o recurso à apresentação de defesa, prevista no artigo 175º n.º 2 al. b) do Código da Estrada.

24 de fevereiro 2023
Exmos. Srs ,

Gostaria de saber a quem devo dirigir a minha reclamação e por que meios o posso fazer.

Cumprimentos
25 de fevereiro 2023
Exma. Senhora
Teresa Barroso,

A defesa deverá cumprir os requisitos previstos no artigo 175º n.º 2 al. b) do Código da Estrada, conforme se alcança dos termos da notificação do auto de contraordenação, devendo ser dirigida ao Senhor Presidente do Conselho de Administração da EMEM.
Com os melhores cumprimentos.

5 de março 2023

Informo que, de acordo com artigo 175º do Código da Estrada, foi efetuado o depósito, e apresentada defesa.

Aguardo resposta à defesa, e devolução do depósito. Agradeço correção desta injustiça.

Cumprimentos.
4 de abril 2023
Bom dia, informo que ainda não obtive resposta à minha exposição ao Diretor da EMEM.

Aguardo resposta.
Cumprimentos
5 de abril 2023
Exma. Senhora
Teresa Barroso

Informamos que em nome do Senhor Diretor Geral da EMEM, Dr. Nelson Ferraz, foi-lhe enviado um email no dia 23 de fevereiro às 11h:36.
Com os melhores cumprimentos.

Teresa avaliou a marca
25 de maio 2023

A situação não ficou resolvida, e houve muita má-fé em todo o processo. Não são sérios, porque nunca quiseram resolver a situação. Só perdi tempo com a reclamação, porque nem se deram ao trabalho de avaliar seriamente a queixa. Estacionamento nos lugares tutelados pela EMEM é de evitar ao máximo.