Energia Solar: O que é? Como funciona?

A crescente subida dos preços e da poluição ambiental são dois problemas e preocupações com os quais nos debatemos atualmente, uma vez que grande parte da energia utilizada para operacionalizar as nossas casas, empresas e carros é gerada a partir de combustíveis fósseis como o carvão, o petróleo e o gás natural.

Embora sejam recursos naturais, a sua utilização na geração de energia resulta num impacto muito negativo no planeta. Aquecimento global, poluição no ar, chuva ácida, derramamentos de petróleo são algumas das consequências negativas,

É assim crucial apostar em fontes de energia sustentáveis. É aqui que as energias renováveis entram em jogo, uma vez que o seu impacto ambiental é consideravelmente inferior. A energia solar é uma delas.


O poder da Energia Solar

A energia solar tem um grande potencial graças ao facto de ser renovável, segura e limpa. E basta passear um pouco pelas cidades portuguesas para perceber que já não é uma realidade exclusiva às produtoras de energia. Já encontramos privados a apostarem na instalação de painéis solares um pouco por todo o país.

Num curto espaço de tempo, a energia solar e os painéis solares deixarem de ser um conceito futurista, transformando-se numa realidade e integrando a solução para um futuro mais sustentável.


Como funciona?

A energia solar é criada quando a energia natural do sol é convertida em energia elétrica ou térmica. A energia em questão é gerada de duas formas, através da conservação da luz solar em eletricidade ou através da conversão do calor da luz solar em eletricidade.

Simplificando o processo: os raios solares batem nas placas compostas por materiais semicondutores, que por sua vez transformam a energia recebida em eletricidade. As células solares são as responsáveis por este ciclo de transformação. A energia transformada é armazenada em baterias até ser convertida em corrente alternada, a que chega às nossas casas, através de inversores de tensão.


Quais são as vantagens?

Se a eficiência energética é uma preocupação, então a energia solar pode ser uma aposta muito rentável. Apesar de o investimento incial ser elevado, estima-se que o investimento comece a ser rentabilizado a partir do sétimo ano. Além disso, o período médio de vida é de cerca de 25 anos.


Renovável e sustentável

Duas das grandes vantagens da energia solar é o facto de ser inesgotável e sustentável, evitando assim a preocupação com a escassez de recursos como acontece com outros tipos de energia e respondendo ao aumento da procura energética.

Energia 100% verde

A energia solar é uma das fontes de energia renováveis mais positivas para o ambiente pois não emite gases do efeito de estufa, não polui a água ou o ar.

Versátil e de fácil manutenção

Este tipo de energia pode ser implementado em pequena ou grande escala, ou seja, tanto empresas quanto particulares podem apostar neste tipo de solução energética. Além disso, não existe grande manutenção. 

Rentabilização elevada

A instalação de um sistema de energia solar não é barata. Contudo, este investimento é facilmente rentabilizado uma vez que vai conseguir uma maior eficiência e independência energética e ainda valorizar o seu imóvel.


E as desvantagens?

Sim, a energia solar tem algumas desvantagens. Entre elas contamos: limitação às condições climatéricas do país, uma vez que a energia solar, como o nome indica, precisa de sol para gerar eletricidade. Além disso, locais em altitudes elevadas ou elevadas concentrações de nuvens também não são propícios a este tipo de energia, uma vez que dificultam a absorção e armazenamento da mesma. Por fim, destacamos ainda o investimento necessário.


A energia solar em Portugal

Em Portugal, a energia solar é uma realidade cada vez mais presente. Neste momento, somos um dos países mais competitivos do mundo no que diz respeito à produção de energia solar, estimando-se a construção de novas centrais solares que vão permitir sextuplicar a produção nacional até 2025, de acordo com declarações feitas pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, recentemente. 

Estas declarações são corroboradas pelo Plano Nacional de Energia-Clima 2030, onde podemos assinalar uma política energética focada na promoção e desenvolvido de novos investimentos em capacidade renovável com especial enfoque na energia solar fotovoltaica.





Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Endesa.