ERA Imobiliária
ERA Imobiliária Marca Recomendada
ERA Portugal
  • A marca integra o maior operador mundial de franchising imobiliário. Em Portugal, contamos com mais de 200 agências de norte a sul do país e ilhas, com equipas dedicadas a trabalhar a vizinhança.

• Avenida Ilha da Madeira 35F, 4ºB
    1400-203 Lisboa, Portugal
  • qualidade@era.pt

ERA Imobiliária - Reclamação

Marina Ferreira
Marina Ferreira apresentou a reclamação
12 de abril 2019
No dia 25.03.2019 estabeleci um pedido de informação com a agência ERA- GAIA SUL a propósito de um imóvel que vi na internet e que me suscitou interesse. Questionei a agência se o imóvel ainda estava disponível e se seria possível agendar uma visita ao mesmo. Fui contactada nesse mesmo dia por um agente que me questionou se eu só tinha interesse no imóvel em questão. Eu respondia que naquele momento era aquele que eu queria ver. Referiu-me algumas características do imóvel e rapidamente, mesmo sem termos agendado a visita, me perguntou se eu ia recorrer a crédito e se necessitaria de 100% de financiamento. Eu disse que já tinha simulações de crédito bancário. No entanto, disponibilizou-se para fazer simulações junto dos Bancos, tendo-me questionado até se eu via algum inconveniente em trabalhar com um banco diferente daquele com que trabalho habitualmente. Enumerou-se a documentação necessária para poder obter as simulações. Entretanto, questionei se independentemente das simulações eu poderia ou não visitar o imóvel. Foi-me dito que sim e agendamos a visita ao imóvel para o dia 26.03.2019 pelas 17:30 com encontro marcado na agência, na Av. João Paulo II, em Arcozelo. No dia 26.03.2019, dia da visita, pelas 15:48h o referido agente ligou-me dizendo que teria falado com a chefe e que eu tinha de lhe enviar os documentos necessários para fazer a simulação. Perante isto, perguntei se o envio dos documentos eram condição necessária para poder fazer a visita ao imóvel na mesma. O dito agente o referiu-me que sim e que por isso a visita agendada ao imóvel ficava sem efeito.
Não entendi porque é que a visita ao imóvel dependia da obtenção de simulações de crédito, simulações essas que eu até já tinha. Tal comportamento, deixou-me sobremaneira desagrada.
Nesse sentido, contactei directamente a agência em questão, no dia 02.04.2019 na esperança de ser atendida por outra pessoa que não me dificultasse, sem sentido, este processo.
Fui atendida por outro agente, mostrando o meu interesse em visitar o mesmo imóvel. Disse-me que o imóvel tinha uma oferta pendente, pelo que não sabia se a oferta ainda estaria válida ou não e, por consequência, não conseguia garantia a disponibilidade do imóvel mas asseverou que iria confirmar a situação. No dia 06.04.2019 o novo agente enviou-me uma mensagem a questionar qual a minha disponibilidade para ver o imóvel. Respondia em 09.04.2019 a dizer que tinha disponibilidade para ver o imóvel no dia 10.04.2019 a partir das 18h. A esta mensagem respondeu-me o novo agente em 10.04.2019 a dizer que não era possível a visita neste dia mas se poderia ser na sexta feira, dia 12.04.2019 pela mesma hora. Respondia que sim, que podia ser sexta feira às 18h e que ficava a aguardar a indicação da morada. Hoje, dia 12.04.209, dia da visita, recebi uma mensagem do novo agente a dizer que tinha sido informado "agora" que o apartamento que íamos ver tinha uma proposta que o proprietário aceitou.
Ora, perante isto, resta-me apenas manifestar o meu desagrado perante uma agência imobiliária que se diz de renome, com slogans apelativos e convidativos quando na verdade coloca um sem número de entraves injustificados para se poder ver um imóvel.
De notar que no espaço de 3 semanas, através de dois agentes diferentes os ditos entraves me foram colocados e, após isso, é agendada uma visita e desmarcada quando na verdade o imóvel tinha a dita oferta e mesmo assim foi-me questionada a disponibilidade para o ver.
A disponibilidade da agência e dos agentes é apenas aparente, o que lamento.
Data de ocorrência: 12 de abril 2019
ERA Imobiliária
29 de maio 2023

Informamos que o processo se encontra encerrado.

Obrigada.
ERA Portugal.