ERA Imobiliária
ERA Imobiliária Marca Recomendada
ERA Portugal
  • A marca integra o maior operador mundial de franchising imobiliário. Em Portugal, contamos com mais de 200 agências de norte a sul do país e ilhas, com equipas dedicadas a trabalhar a vizinhança.

• Avenida Ilha da Madeira 35F, 4ºB
    1400-203 Lisboa, Portugal
  • qualidade@era.pt

ERA Imobiliária - Escritura com condições danosas para cliente

Catarina Silva
Catarina Silva apresentou a reclamação
26 de abril 2024 (editada a 29 de abril 2024)
O ano passado decidi vender um imóvel (casa inabitável + terreno rústico) tendo recorrido à ERA (com muito custo emocional, apenas para conseguir diminuir a prestação da primeira habitação).

O processo de venda e escritura foi extremamente (ou demasiadamente) rápido (1 mês!), e a responsável pela venda foi sempre muito eficiente, correta, diligente, prestável e amável.

No dia da escritura, a minuta foi disponibilizada e lida em alta voz tendo-me apercebido que os valores da venda do rústico/urbano estavam opostamente desproporcionais aos valores com que adquiri o rústico/urbano (desvalorização substancial do rústico e valorização abismal e injustificável do urbano, que nem WC tinha).

Perguntei à responsável porque estava aquilo assim e, sendo totalmente iletrada nestes assuntos, sei que não entendi a resposta mas tenho a certeza de que me foi dito de que seria uma coisa positiva ou para estar descansada de, que pelo menos, não me iria trazer qualquer problema.
A venda foi em Maio e o Governo já tinha anunciado as medidas da Habitação Mais, sendo que eu estava totalmente alienada das condições da medida e não me tinha ainda percebido da eventual importância do urbano/rústico poderia ter (caso contrário teria recusado assinar a escritura em tais termos).

A questão é que vou ser extremamente penalizada agora no IRS devido a esta decisão dos valores a serem atribuídos ao rustico/urbano definidos pela ERA e sobre os quais não tive qualquer tipo de acesso previamente ao dia da escritura.
Data de ocorrência: 26 de abril 2024
ERA Imobiliária
26 de abril 2024
Caro/a cliente, Catarina Silva.

Obrigada pelo seu feedback. Confirmamos a receção da sua reclamação, a qual terá a nossa maior atenção.

No seguimento da mesma, indicamos que entraremos em contacto assim que possível, através do email que partilhou.

Muito obrigada,

Departamento de Qualidade
ERA Portugal
T: +351 213 600 150
E: qualidade@era.pt
www.era.pt
Catarina Silva
26 de abril 2024
Já fui contactada e está em tratamento/avaliação pela ERA