Esneca Marca do Mês
100
Excelente
Excelente
ESNECA FIC GROUP, S.L.

Esneca - Devolução do valor de 476€ - o curso não serve os meus interesses profissionais

Pedro Miguel apresentou a reclamação
30 de junho 2022
Procedi à compra do curso Mestrado Internacional em Medicina Estética publicitado pelo valor de 2380€ com uma promoção que o disponibilizava por 476€, num total de 600 horas. Após a compra recebi as credenciais para aceder à plataforma (o que foi confirmado também por chamada telefónica) e cumprindo a indicação que vem no Guia do Aluno, verifiquei na plataforma se o conteúdo disponibilizado correspondia ao indicado nas informações do curso.

Imediatamente verifiquei que um dos temas publicitados (técnicas anestésicas) não tinha qualquer desenvolvimento. Verifiquei também que na generalidade os tópicos apresentavam-se tratados com breves definições, nenhum vídeo explicativo e poucas imagens. Nenhuma imagem estava disponibilizada por exemplo no tópico Estudo Anatómico e Histológico, algo que seria de extrema pertinência para um nível de estudo de mestrado desta área em particular. O conteúdo disponibilizado não corresponde às 600 horas publicitadas e por esse motivo aqui denuncio prática de publicidade enganosa.

Perante estes factos, no próprio dia da aquisição questionei a pessoa responsável pelo envio das credenciais (tutor - Beatriz Pereira) sobre esta situação que me informou que não havia mais conteúdo a disponibilizar, ou seja, o conteúdo apresentado correspondia à totalidade do conteúdo a acessar. Respondi então a esta pessoa que perante estas inconformidades desejava efetuar o cancelamento da compra e reaver o valor pago, sendo pela mesma (Beatriz Pereira) que o cancelamento não era possível uma vez que tinha acedido à plataforma.
O contrato associado à aquisição refere explicitamente que o cancelamento deixa de ser uma possibilidade quando é feito download do conteúdo, o que nunca se verificou. Informei por e-mail a direção da instituição. Foi-me proposto acrescentar tópicos em falta, nomeadamente relativos às técnicas anestésicas, gesto que comprova que a própria instituição reconheceu o conteúdo em falta. Recusei e mantive o meu pedido de cancelamento uma vez que o produto enviado não correspondia minimamente ao produto publicitado. Acabaram por deixar de responder aos meus e-mails, o que não reflete um comportamento sério por parte da instituição.

Verifiquei ainda que o curso e a escola em questão não confere grau académico em Portugal, uma vez que a instituição nem se encontra registada no site da Direção Geral do Ensino Superior.

Por tudo o que acima apresentei, exijo a devolução dos 476€ uma vez que imediatamente após a aquisição confirmei que o produto disponibilizado não correspondia ao produto publicitado e solicitei o cancelamento da compra e restituição do valor pago, inclusivamente através do e-mail da direção da instituição.
Data de ocorrência: 27 de junho 2022
5 de julho 2022
Olá Pedro Miguel, sentimos muito que a experiência formativa não tenha cumprido com as suas expectativas. Na Esneca, trabalhamos diariamente para oferecer uma formação de qualidade e adaptada às mudanças do mercado de trabalho, bem como um atendimento personalizado aos nossos alunos. Agradecemos a sua contribuição e a estendemos ao nosso departamento de Qualidade e Conteúdo para a sua revisão.

Contactámos a sua tutora e explicamos o seu caso. Consta-nos que não cumpria com as condições para a desistência do curso e que a sua tutora lhe informou disso, propondo alternativas para ajudá-lo na sua situação. Da mesma forma, se tiver qualquer outra pergunta ou dúvida não hesite em contatar novamente, que estaremos disponíveispara resolver qualquer questão. Cumprimentos.
7 de julho 2022
Olá Esneca, é um facto que a vossa experiência formativa não cumpriu com as minhas expectativas.
A propósito das minhas expectativas solicitei parecer à Direção-Geral do Ensino Superior - DGES, em Portugal (todas as instituições que integrem o ensino superior devem estar registadas na DGES) relativamente à vossa instituição e passo a citar a resposta que obtive:

"Lamentamos o facto que nos reporta, no entanto vimos por este meio informar que a Instituição em causa não é reconhecida em Portugal como Instituição de Ensino superior acreditada, nem em Espanha (ou outro qualquer país em que alegam operar). Como tal, o Diploma que possui não pode ser considerado válido nem pode ser alvo de Reconhecimento em Portugal."

Este parecer oficial sobre a vossa instituição descredibiliza totalmente qualquer argumento que ainda achar que podem apresentar acreditando que saíram impunes.
Por este motivo, não considerarei a reclamação como resolvida e apenas coloco uma questão: vão resolver a reclamação de acordo com o meu pedido de devolução do valor de 476€ que me foi indevidamente cobrado por um curso vosso publicitado com reconhecimento internacional? Aguardo a vossa resposta. Como podem ver tenho motivos, argumentos e os vossos contactos suficientes para avançar com queixa junto da polícia judiciária. Se mantiverem a vossa decisão, avançarei com queixa por burla.

Os melhores cumprimentos.
8 de julho 2022
Olá novamente Pedro Miguel,
As nossas titulações são privadas. Transferimos o incidente para o departamento correspondente para que posam contactá-lo o mais rapidamente possível para resolver o problema. Lamentamos que tenha esta perceção sobre a nossa escola, continuamos a trabalhar e a melhorar para oferecer um bom serviço e a melhor formação possível, pois a satisfação dos nossos alunos é o mais importante.
Pedro Miguel avaliou a marca
30 de julho 2022

Publicita cursos como mestrados com reconhecimento internacional que, após confirmação com Direção Geral do Ensino Superior, não se verifica.