Estância de Ski da Serra da Estrela
Estância de Ski da Serra da Estrela1.5
  • Estrada Nacional nº 339, Apartado 332
    6200-073 Covilhã
  • estancia@turistrela.pt

Estância de Ski da Serra da Estrela - Falta de consideração pelos clientes e falta de profissionalismo

Nuno
Nuno apresentou a reclamação
23 de fevereiro 2023
A minha maior crítica é a falta de consideração (a raiar o desprezo) pelos clientes, senão vejamos:
- 1º dia: A minha família (minha mulher e dois filhos pequenos) e eu chegámos tarde (~10:25) e era espectável que o dia era mau para chegar tarde (foi no domingo de Carnaval). Após uma espera de cerca de 2 horas, as pessoas que estavam na fila foram informadas que já não havia equipamentos para alugar, mas só as que estavam nos primeiros lugares na fila foram avisadas. As outras pessoas na fila (que tinha então talvez uns 30 metros) não tiveram a "honra" de ser informadas e tiveram de andar a perguntar aos primeiros o que é que se passava.
- 2º dia: chegámos pelas 9:20. A fila para as pessoas que, como eu, tinham já os forfaits e aluguer de equipamentos pagos, tinha cerca de 3 metros (havia 10 a 12 pessoas à nossa frente) e a outra fila (onde eu tinha estado no dia anterior) tinha cerca do dobro do tamanho. Pois bem, apesar de ter chegado pouco depois da abertura e ter relativamente poucas pessoas à minha frente, apenas conseguimos ser atendidos às 10:55 (1h e 35 minutos de espera!). Se no primeiro dia a "desculpa" usada foi o facto de haver haver uma afluência muito grande pessoas (como se isso servisse de desculpa para uma organização que, se fosse verdadeiramente profissional, tivesse em conta e mitigasse estes picos de afluência), para o segundo dia não há desculpa possível: não têm quase ninguém a atender e não se preocupam se os clientes demoram 10 minutos ou 2 horas a ser atendidos (é-lhes indiferente pois o dia, em forfaits e aluguer e equipamentos, é sempre pago na íntegra).
- 3º e 4º dias, o teleski da Lagoa avariou quer de manhã, quer tarde nestes dois dias (o que nos dá uma ideia sobre o estado dos equipamentos). Não sei o tempo que demorou a ser reparado nestas 4 ocasiões (4 foram aquelas que eu vi e sofri na pele), sei que numa das ocasiões demorou pelo menos 15 minutos e em outra, mais de 20 minutos a ser reparado. Mas a cereja no topo do bolo é que no 4º dia (quarta feira a seguir ao Carnaval) o teleski avariou às 14:12 (sei-o porque estava na fila) e não foi reparado (não estava lá ninguém da manutenção) até ao fecho da estância! As pessoas ficaram confinadas à utilização do outro teleski (do Covão), cuja fila ficou claro, com o dobro do tamanho: 15 minutos ou mais de espera para poder descer aqueles ridículos 200 ou 250 metros até à entrada.
- Todos os dias, sem exceção: os meios mecânicos fecharam sempre antes da hora estipulada (16:30). Numa das ocasiões fui o penúltimo. O funcionário dirigiu-se à pessoa que estava atrás de mim a pedir para informar quem aparecesse que o teleski estava a encerrar e já não seriam aceites mais pessoas. Perguntei ao funcionário porque é que estava a já encerrar àquela hora (eram 16:18) e ele disse-me que quando chegasse a nossa vez já seria a hora de encerramento. Não era. Eram 16:23 quando cheguei ao início da fila, mas registe-se esta genuína preocupação com a pontualidade quando se trata de sair do trabalho.

Registei também com desagrado o seguinte:
- Falta de informação: Se houvesse informação clara para onde as pessoas se devem dirigir nas 3 ou 4 situações (com/sem forfait pago, com/sem aluguer de equipamento, com aulas) evitava-se toda a entropia causada por andar a perguntar aos funcionários essa mesma informação (não têm feedback do vossos funcionários?).
- Desorganização (e mais uma vez falta de profissionalismo): A fila para as pessoas com forfaits previamente pagos, com aluguer de equipamento pago e com aulas pagas é a mesma e depois têm um funcionário a perguntar pelas pessoas que têm aula marcada e se é para daí a meia hora ou hora e meia...
- Prepotência: Se estiver mau tempo e a estância não puder ser aberta não devolvem o dinheiro, como se o problema de a estância não poder fornecer o serviço fosse culpa dos clientes: A estância pode ser alheia à causa do problema, mas não se pode é alhear ao facto de que recebeu dinheiro por um serviço que não pode prestar. E, por favor não insultem a inteligência das pessoas com a desculpa que se pode usar mais tarde durante a mesma época: Para quem mora longe da estância (ou seja, a esmagadora maioria dos vossos clientes) esta deslocação à estância exige planeamento de férias, alojamento, viagens, etc. Não é coisa a que se possa responder "volte cá no próximo fim de semana".
Data de ocorrência: 23 de fevereiro 2023