9.2
3 Auto Europe 78.8
Europcar9.2
Aluguer de Automóveis Lda
  • 21 940 77 90
  • Rua Carlos Alberto Mota Pinto Edifício Amoreiras Square -17,2º 1070-313 LISBOA
  • apoio.clientes@europcar.com

Europcar - Publicidade enganosa aliada a más práticas comerciais

Aguarda resposta
Diogo Andrade
Diogo Andrade apresentou a reclamação
24 de março 2024
Boa tarde, venho por este meio expor a minha reclamação para com a empresa de aluguer de automóveis - Europcar.

De modo a contextualizar, tinha uma viagem programada para os Açores, onde, em pesquisas no próprio site, pude constatar que o aluguer de uma viatura no plano mais acessível ficaria por 62,19€ para 5 dias (de 10 a 14 de março).

Para poder garantir este valor, no dia 23 de janeiro de 2024 pelas 09:05 da manhã, entrei em contato com o numero disponível na internet: 210 532 783, que foi apresentado como sendo o contacto de apoio Europcar de Lisboa, onde falei com uma senhora que me garantiu que o meu cartão DÉBITO VISA do banco ActivoBank seria o suficiente para fazer a reserva sem custos adicionais, sendo apenas retido o valor de deposito de 300€ que ficariam cativos, e utilizados apenas no caso de algo ocorrer com a viatura durante a minha utilização. A chamada sendo gravada, deverão ter acesso á mesma, com a informação que vos forneço, o número de onde contactei foi o meu: 935749626.

Esta questão foi feita várias vezes, mencionando o valor apresentado no site de 62,19€, bem como colocada de formas diferentes, ao que a senhora indicou sempre que bastava ter um cartão Visa, mesmo sendo de DÈBITO, e que nada mais seria pedido ou cobrado. Não havendo qualquer menção a outro tipo de cartões da parte da senhora que me atendeu.

Desta forma, agradeci, encerrei o contato e com base nesta informação avancei então para a reserva da mesma, no dia 28 de janeiro, com o número de reserva 1171174141, e pelo valor de 62,19€ conforme teria anteriormente visto.

Ao chegar ao meu destino de férias, e tendo já efetuado o check in online de forma prévia, o funcionário do balcão tenta inicialmente aliciar um upgrade de viatura com um obvio valor acrescido, ao que, educadamente respondi que não seria necessário.

De seguida, ao apresentar os meus documentos, afirma que não poderei avançar com o plano contratado, e sobre o qual já tinha a reserva e o check-in feito, pois por debaixo da indicação "Visa" no meu cartão, consta tambem a palavra "Electron", em letras menores.

Por este pequeno pormenor, que mais uma vez reforço, nunca me foi mencionado nem na chamada telefónica nem em aviso explicito no site aquando da reserva, como sendo um impedimento para avançar com esta opção, o colaborador decide que em vez de me cobrar os 62,19€ terei de avançar com um plano de valor acrescido por 160,79€, ou seja, quase 3 vezes o valor que teria acordado no site, e com a senhora com quem falei por chamada telefónica. Mantendo a mesma viatura, o mesmo tempo de reserva, alterando apenas algumas clausulas contratuais relacionadas ao seguro, que não foram sequer necessitadas pois tive o máximo de cautela com o veículo, como sempre tenho.

Discordei obviamente da situação, tendo isto referido ao colaborador do balcão. Avancei ainda assim, derrotado pelo cansaço da viagem, e o facto de ter já tudo planeado.

Todavia, venho dar luz ao meu descontentamento, pelas práticas comerciais enganadoras que a empresa á qual me dirijo - Europcar, permite, e aos colaboradores que, ou não possuem formação suficiente, ou são simplesmente incapacitados, mas mais uma vez, razão para serem atribuídas as responsabilidades á empresa para a qual laboram.

Deixo também claro, que utilizarei outros canais de reclamação exteriores.

Grato pela atenção dispensada,

Diogo Andrade.
Data de ocorrência: 24 de março 2024
Diogo Andrade
Diogo Andrade está a aguardar resposta da marca