11.1

EVA Transportes - Mau serviço

Inês Raposo
Inês Raposo apresentou a reclamação
19 de março 2021

Gostaria de fazer uma reclamação em relação ao serviço da EVA - Transportes de Faro.
Acontece que resido em Santa Bárbara de Nexe e trabalho em Faro, como professora de AECs e CAF, em contexto de escola primária. Desta forma, tenho necessidade de me deslocar todos os dias entre a minha residência e o meu local de trabalho e, para tal, recorro aos meios de transporte públicos. Recentemente, os horários sofreram alterações e passaram a existir dois únicos autocarros a fazer este trajeto. Em Santa Bárbara de Nexe podem apanhar-se autocarros com destino a Faro apenas às 8h08m e às 14h53m; em Faro, com destino a Santa Bárbara de Nexe, podem apanhar-se autocarros apenas às 14h00m e às 17h30m.
No meu caso, que entro às 14h45 e saio às 19h, vejo-me limitada a duas situações: para pegar ao trabalho às 14h45 em Faro, teria que apanhar o autocarro das 8h08, falhar com todas as minhas outras responsabilidades e ficar, até à minha hora de entrada no serviço, em Faro; para voltar para casa... Não volto, pois não existe nenhum autocarro. Aquele que sempre apanhei, às 19h30m, é um dos muitos que foram retirados. Posto isto, pago um passe mensal para não ter como ir trabalhar ou voltar para casa. Ou seja, ou deixo o meu emprego, ou deixo a minha residência.
Apraz reforçar que falamos de um trajeto que limita bastante, pelo menos, três localidades (Bordeira, Gorjões e Santa Bárbara de Nexe).
Recentemente cruzei-me com uma senhora, grávida, que dependia deste serviço para comparecer nas suas consultas médicas e que, por causa desta alteração, não tinha como regressar a casa. Dadas as circunstâncias e limitações sofridas pela população, tentei informar-me sobre a possibilidade de existirem novas alterações nos horários, de forma a não prejudicar a população. A resposta que me foi dada foi que talvez quando reabrirem todas as escolas, ou seja, dentro de um mês, pode ser que sejam rectificados os horários, mas que mesmo assim não se sabe. Respondi que também eu trabalho em escola e que, por conta desta situação, não tinha como me deslocar e foi-me respondido que era mesmo assim e quando abrissem as escolas logo se via.
Então nestas localidades, apenas os alunos do 2º ciclo ao secundário precisam de transporte? Pessoas como eu e a restante população, que dependem deste serviço, que é o único que existe e que não responde às necessidades do seu público, estamos limitados a não ter soluções?
Data de ocorrência: 19 de março 2021
Inês Raposo
Inês Raposo avaliou a marca
25 de outubro 2021

Infelizmente, os meios de transporte públicos são uma necessidade da qual muitos não podemos dispensar, mas a atuação desta empresa é de total desrespeito e indiferença perante os clientes, que pagam e não é pouco.

Aconteceu-me o mesmo, senão há secundário, não há autocarros! Eu não percebo porque o Algarve tem que ser sempre esta miséria de transportes !!! As pessoas não aderem aos transportes por isso mesmo!