9.8

Facebook - Vitima de fraude pelo WhatsApp

Elsa Gomes
Elsa Gomes apresentou a reclamação
2 de dezembro 2022
Através da minha aplicação do watsapp recebi ontem uma mensagem, supostamente da minha filha, Tenho uma que reside em Moçambique, dizendo para gravar um novo número de telefone temporário porque o telefone dela normal estava com problemas ( guardo copia das conversas tidas pelo wattsapp nesse número por fotos q outros documentos que posso facultar). Acreditei e tentei ligar em videochamada, mas não atendeu, o que acontece por vezes quando está muito ocupada e portanto acreditei que era verdade. Mais tarde comuniquei por mensagem com esse número e enviei cópias de um projeto de trabalho que necessitava de enviar e o suposto hacker respondia de forma que me fez confiar. Depois disso recebi uma mensagem nesse número, em que eu era tratada como mãe, pedindo que fizesse uma transferência bancária para uma conta do banco Millenium com todos os dados para efetuar a transferência com o IBAN e nome do destinatário e o valor 987 euros (tenho cópia da mensagem em foto do ecran). Não estranhei na altura pois a minha filha reside em Moçambique e já aconteceu antes eu fazer isso e ela devolve depois o dinheiro. Pediam que enviasse o comprovativo e assim fiz. Continuei a falar supostamente com a minha filha e hoje de manhã recebi nova mensagem pedindo que fizesse um outro pagamento para outro nome e para conta da CGD no valor de 1620 € e assim fiz embora perguntando que negócio era esse que ela estava a fazer e "ela" sempre descansando dizendo que amanhã mandava o dinheiro. Quando recebi o terceiro pedido de mais uma transferência FINALMENTE DESCONFIEI E COMO CONTINUAVA SEM PODER FALAR PELO TELEFONE, liguei para outro telefone e pedi que o levassem a ela pessoalmente e descobri que as mensagens eram fraude. Comuniquei ao meu Banco e eles tomaram nota da ocorrência mas avisaram que as transferências já tinham sido feitas e que a única coisa a fazer era apresentar queixa ás autoridades e por isso aqui estou a apresentar esta queixa, pois tenho 77 anos e muitos problemas de mobilidade e não me é muito possível deslocar-me a uma agência policial. Agradeço pois que me informem do que mais devo fazer e se possível me mandem cópia da queixa para eu tentar junto do Banco Millenium ver se me podem devolver ao menos parte do dinheiro dessa transferência, uma vez que tenho os dados bancários e o nome do titular que me enviaram e o comprovativo da transferência.
Elsa Teixeira Gomes
Data de ocorrência: 2 de dezembro 2022