Farmácias e Parafarmácias

Farmácia Santos - Cobrança indevida de medicamento

Tiago Gomes
Tiago Gomes apresentou a reclamação
30 de março 2020
Ontem dia 30/03/2020 passei pelo vosso estabelecimento para comprar um medicamento receitado pelo medico. Na receita indica que esse medicamento me custaria no máximo 0,00€ (gratuito) a não ser que opte por um mais caro.
Acontece que acabei por pagar 8,15€ sem que me tivessem perguntado se queria optar por outro medicamento.
Tenho constatado que esta é pratica comum desta e de mais algumas farmácias de impingir medicamentos que não são receitados e sempre a um valor superior ao do medicamente prescrito na receita.
Confiante que as farmácias agem de boa fé (ou pelo menos deveriam) apenas reparei neste pormenor hoje de manha e como tal estou a fazer a devida reclamação.
Data de ocorrência: 30 de março 2020
27 de junho 2022
Exmo Senhor,

Em primeiro lugar peço imensa desculpa por só estar a responder passado tanto tempo mas acontece que estava sem acesso a este portal e não sabia que tinha aqui a sua reclamação.
Relativamente à sua compra, aparece 0€ pois como é um medicamento de venda livre, o estado não sabe o preço a colocar pois varia de farmácia para farmácia, colocando 0€.
O medicamento que lhe foi fornecido é único no mercado para essa prescrição, ou seja, não havia alternativa nem mais barata nem mais cara, não há genérico e por isso não foi "burla" nem nada que se pareça. Era o que estava na receita e foi exatamente isso que lhe foi fornecido.
Agradeço que caso haja alguma vez mais que tenha alguma dúvida relativamente ao preço ou seja ao que for, que nos contacte directamente na farmácia para esclarecer tudo o que precisar. Muitas vezes as pessoas não entendem o que diz nas receitas ou o porquê e pensam que estão a ser "burlados" (como foi este o caso), mas posso garantir-lhe que na grande maioria das vezes não têm razão, e falam sem saberem em vez de tentarem informar-se nos locais adequados. Estamos aqui para esclarecer quaisquer dúvidas que os nossos clientes tenham, seja aconselhamento ou relativas ao atendimento.

Tiago Gomes
Tiago Gomes avaliou a marca
17 de setembro 2022

Não obtive qualquer resposta da parte do fornecedor

Boa tarde! O valor referido na receita corresponde ao valor do medicamento de referência correspondente ao grupo homogéneo passado pelo médico. Como existem diversos medicamentos equivalentes (genéricos e marcas), significa que pode adquirir um medicamento mais caro, mais barato ou de preço igual ao que consta na receita. Isso não quer dizer que o farmacêutico lhe dispensou um medicamento que não foi prescrito pelo médico.

11 de setembro 2020

Se diz na receita que o medicamento me custaria no máximo 0,00€ deveria pagar mais porque razão? a não ser que me fosse informado, o que não aconteceu. Ai poderia ir a outra farmácia.