1.5
Automóveis - Marcas
1 Mazda 83.8
2 Volvo 74.7
FIAT1.5
Fiat group automobiles, s.a.
  • Av. José Gomes Ferreira, 15
    Ed. Atlas IV - Miraflores, Apart 347
    2796-904 Linda-a-Velha
  • fcaportugal@fcagroup.com

FIAT - Fiat doblo - 2 anos 3 meses garantia e só dá problemas

Cátia Serra apresentou a reclamação
15 de junho 2019

Bom dia.
Já apresentei reclamação desta situação mas não está de todo satisfatoriamente resolvida.
Em resumo:
Já mudamos 2x o óleo e filtro de óleo no nosso mecânico. Dessas 2x o óleo usado foi o 5w 30. Só da segunda vez é que houve a situação do "consumo" de óleo.
Apresentamos queixa à Fiat porque a carrinha tem pouco mais de 2 anos e era estranho estar a consumir óleo.

Recebemos contacto por parte da AMF Viana do Castelo e dirigimo-nos lá. Disseram-nos que iriam mudar o óleo para o 0w 30 porque este sim era o indicado para a carrinha e mudaram o filtro também. A carrinha até à data tem o óleo impecável.

Confrontei o meu mecânico que me diz que o óleo usado por ele também é um óleo que se pode meter nesta carrinha e é esse que usa em carrinhas semelhantes à nossa e nunca teve problemas. E a verdade é que da primeira vez não nos causou problema algum.

Perdi um dia de trabalho quando fui à AMF porque para além de ser bastante longe de onde moro, não tinham carrinha para substituição (e tinham dito que tinham).

Eu gostaria de saber o que se passou com a carrinha? Tenho uma conta de 150€ para pagar e ninguém se responsabiliza pela situação: uns porque dizem que o óleo é o 0w 30 e outros porque dizem que o 5w 30 também dá perfeitamente. Afinal, para onde foi o óleo que desapareceu da carrinha?
Que carrinha é esta que, para além de ser a segunda vez que substitui os cabeçotes em 2 anos, gera esta insegurança toda relativamente ao óleo e ao bom funcionamento? Estamos bastante insatisfeitos com a situação e com a marca.

Data de ocorrência: 15 de junho 2019
FIAT
27 de junho 2019
Assunto acompanhado pelo Serviço de Apoio ao Cliente
24 de julho 2019
O assunto deveria estar a ser acompanhado no contacto direto entre a marca Fiat e o cliente.
Estou há mais de 15 dias privada da minha carrinha que se encontra no concessionário. Estou há mais de 15 dias sem saber que avaria ou que solução vão dar à carrinha.
Acho o serviço pós-venda vergonhoso! O concessionário, em todos os contactos que fiz durante este 15 dias, diz sempre que aguarda ordens da Fiat. O call center diz que estão à espera dos testes que a Fiat pediu ao concessionário para fazer. Isto mais parece o jogo do empurra e no meio desta história toda o único prejudicado é o cliente.
A carrinha que me emprestaram é mais pequena que a minha e aceitei este empréstimo na boa fé que, no máximo em 1 semana, estaria com o problema da minha carrinha resolvido.
Desde a primeira reclamação até à presente data já passou, seguramente, 1 mês ou mais. Quantos mais meses vou ter de esperar?
Estou francamente desiludida com a marca. É a última compra que faço na Fiat e, depois deste serviço, não sei se a recomendo a alguém!
19 de agosto 2019
Após mais de um mês de estar privada da carrinha, liguei hoje para saber se sabiam mais alguma coisa (porque sempre que eu queria saber alguma coisa teria de ser eu a ligar porque o concessionário, salvo erro, nunca teve essa iniciativa). Dizem-me que o relatório que me pediram com a especificação dos kms estava escrito à mão e que por isso não iriam accionar a garantia (poderia ter sido "aldrabado". Pois claro, viram que os kms batiam certos com as mudanças de óleo que deveriam ser feitas e tinham de "fugir por algum lado). Os kms deveriam estar escritos nas faturas, Faturas essas que foram da primeira documentação a ser enviada, seguramente há mais de dois meses, e nessa altura não me disseram nada disso. Coerência ao mais alto nível.
Perguntei então qual era o defeito da carrinha, visto que lá esteve tanto tempo... Não sabiam, achavam que poderia ser segmentos mas que como nunca abriram a carrinha, não sabiam.
Uma carrinha com 2 anos já apresenta problema nos segmentos (acham eles).

Acho toda esta situação lamentável, e como referi num e-mail enviado ao apoio ao cliente da Fiat, deixarei o meu desagrado no livro de reclamações e seguirei com esta situação por outras vias.
28 de agosto 2019
Faz amanhã 8 dias em que me disseram que o Sr Engenheiro da marca iria ao concessionário ver a viatura.
Estou farta de ligar e reclamar a pedir urgência neste assunto. Já passou mais uma semana e não obtenho respostas.
A carrinha que me emprestaram no concessionário acaba o seguro no final desta semana. Vou andar sem seguro na carrinha? Vou deixar de trabalhar por não ter meios?
Faz no início do mês de Setembro 2 meses em que estou privada da carrinha porque a mesma se encontra no concessionário. Não me sabem dizer qual é o defeito da carrinha porque nunca a abriram para ver o que se passava ou para ver onde estava todo o óleo consumido.
Já meti a minha advogada a par desta situação. Já pedi outras opiniões a vários mecânicos e nenhuma vai ao encontro daquilo que me dizem no concessionário.
Claramente a marca está a fugir às responsabilidades. Uma carrinha com 2 anos e 3 meses e com problemas no motor, como é bem dispendioso a reparação a marca só me está a "empatar". Tenho tido prejuízos com toda esta situação. Prejuízos esses que serão todos apresentados e comprovados em tribunal, porque claramente esta situação não se vai resolver de outra forma.
Não estou nada satisfeita com o vosso serviço pós-venda, conforme tenho demonstrado em todos os e-mails e chamadas. Não se deram sequer ao trabalho de ver qual era o problema real da carrinha. Estão este tempo todo a pedir-me que aguarde que o caso se vai resolver e eu espero espero espero e nada.
Lamentável.
Cátia Serra avaliou a marca
22 de fevereiro 2023

não volto a comprar nada FIAT.

28 de fevereiro 2020

se me permite um comentario... quem desenvolveu esse motor foi a fiat e nao o seu mecanico, logo eles saberao melhor qual o oleo indicado... e 5w30 existem centenas com especificaçoes diferentes...e nem todas adequadas a essa carrinha

Um mecânico a contrariar o óleo recomendado pela marca e usa o errado para o motor da carrinha... Só com essa "brincadeira" perde a garantia..