• Edifício Amoreiras Plaza
    Rua Prof. Carlos Alberto Mota Pinto, n.º9, 6ºB
  • contacto@fnac.pt

FNAC - Não efectuam trocas de equipamentos!

Bernardo Sousa de Macedo
Bernardo Macedo apresentou a reclamação
27 de abril 2011

No dia 20/04/2011 efectuei a compra de um equipamento iPhone 4 16GB bloqueado à rede TMN.
por norma não retiro a película de protecção do equipamento nos primeiros dias de utilização.

Após 2 dias da compra, e ao ter retirado a película protectora e o telefone se encontrar a reflectir luz, reparo num risco enorme no visor "anti-risco" do iPhone.

Desloquei-me no dia 26 (quando me foi possível após época de Páscoa e voltar a Lisboa) à loja da FNAC CHIADO a indicar a situação.

Indicaram-me que tinha que ser resolvido directamente na TMN na loja da Boa Vista para que me pudessem encaminhar. Assim fiz, nesse mesmo dia desloquei-me à referida loja e para meu espanto indicaram-me que iriam efectuar um orçamento para reparar o equipamento. Expliquei que o risco era de fabrico. Indicaram-me que segundo a Apple, não efectuam trocas de equipamentos.

Perdendo assim um dia útil nestas andanças, no dia seguinte voltei à loja da FNAC CHIADO a expor a situação e pedir para falar com a gerencia. A gerencia indicou-me que por se tratar de um dano de estética visível, não efectuariam a troca do equipamento. Preenchi reclamação e ficou com o número 12853866.

Desloquei-me após à TMN Blue Store no Chiado Centro comercial ao que preenchi uma reclamação com cópia da reclamação efectuada à FNAC e também com anexo à factura.

Tanto a FNAC como a PT Blue Store não se responsabilizam por trocas de equipamentos iPhone (expecificamente) por ordem da própria Apple.

Sabemos bem que defeitos de fabrico podem acontecer em qualquer empresa, mesmo na Apple com os seus rigorosos processos.

Na FNAC, o responsável da secção de informática, indicou-me que "um risco como o que o meu iPhone tem, só pode ser criado com um diamante" usado no processo de corte do próprio vidro do iPhone. Um risco perfeito que nem com um par de chaves colocadas no bolso assim o faria.

Na FNAC também me disseram indirectamente que poderia activar o seguro que efectuei ao equipamento. Sim... porque adquiri um seguro contra roubo e danos pessoais causados. E que a seguradora me devolveria um vale FNAC para adquirir o iPhone desbloqueado ficando assim eu a ganhar.

O que é feito então dos 15 dias legais para devolução / troca do equipamento?

Melhores cumprimentos

Data de ocorrência: 27 de abril 2011