1.5

Fossil - Burla - site fossil falso

Patrícia Freitas
Patrícia Freitas apresentou a reclamação
13 de janeiro 2024 (editada a 15 de janeiro 2024)
Venho por este meio alertar para a burla no site https://www.fossilportugalpt.com/, que diz vender vários produtos da marca Fossil online (desde relógios, joalharia a mochilas), em euros e com entregas para Portugal em alguns dias úteis.
Na Black Friday (dia 27/11/2023) tentei realizar a compra de um relógio Fóssil no valor de €75.84, contudo, a cada tentativa de realizar o pagamento (exigiam colocação de cartão débito ou crédito), havia sempre indicação de que teria ocorrido um erro e que o pagamento não foi possível, pelo que nunca recebi e-mail de confirmação da encomenda. Nos dias seguintes continuei a fazer várias tentativas, dando sempre erro. Enviei várias mensagens através do formulário de apoio ao cliente disponível no site, a reportar a situação (que nunca obtive resposta). Dias mais tarde, reparei que tinha na minha caixa de spam uma entidade a confirmar que foram realizadas 2 encomendas nos dia 27/11 e 03/12, bem como, informação acerca do número de tracking através de uma transportadora da China.
Enviei, em reposta ao e-mail, pedido de esclarecimento acerca das encomendas, reforçando que apenas queria comprar UM relógio. Ao verificar os débitos realizados da minha conta, tenho dois movimentos, no valor superior a 90 euros (devido às taxas de câmbio, porque a compra terá sido realizada noutra moeda...), realizados a duas entidades distintas: tophousesgoods.com HongKong HK e theworldgoods.com Shanghai CN.
Nunca fui informada que estaria a fazer uma compra numa moeda diferente nem que a encomenda viria de fora da EU, caso contrário nunca avançaria com a compra...
Enviei vários e-mails a pedir reembolso de um dos pagamentos e a reportar que ainda não tinha recebido a encomenda, dando-me instruções para aguardar, que a encomenda estaria em trânsito. Fui-me apercebendo que vão variando o URL do site (há algumas semanas atrás era www.fossilportugalloja.com).
No dia 04/01 recebo carta dos CTT dizendo que a encomenda está com desalfandegamento suspenso por tentativa de importação de objetos suspeitos de serem proibidos e que terei de aguardar pelo resultado da análise das entidades competentes.
Ao presente dia, 13/01/2024, ainda não recebi o relógio e fui burlada em cerca de 190€.
Data de ocorrência: 13 de janeiro 2024
Patrícia Freitas