Franklim Prata
Franklim Prata Marca do Mês
Marca do Mês
Performance da Marca
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
100%
Tempo Médio de Resposta
58,8%
Taxa de Solução
75%
Média das Avaliações
52,5%
Taxa de Retenção de Clientes
50%
Prémios e distinções
Marca do Mês
Franklim Prata – Instalação de Redes de Gás

Franklim Prata - Infiltrações causadas pela instalação de painéis solares

Sem resolução
Vitor Marques
Vitor Marques apresentou a reclamação
16 de fevereiro 2023
No passado ano foi abordado por comerciais da edp no sentido de instalar painéis solares na minha empresa. No mês de Julho foram, então, instalados.
No mês de Setembro seguinte e nas primeiras chuvas, existiram infiltrações de água em 3 quartos e na cozinha do último andar do edifício onde arrendo uma loja, portanto mesmo por baixo da instalação dos painéis solares. Vários estudantes foram desalojados e as infiltrações ainda continuam, sempre que chove, até ao dia de hoje.

A empresa instaladora foi a Franklin Prata, o responsável de energia solar da empresa é o sr Marco Jesus que esteve várias vezes no local, pode comprovar o problema e falou várias vezes nas reparações necessárias com testemunhas. O que foi definido foi o de subir ao telhado, quando o tempo melhorasse, e resolver o problema provocado pela instalação defeituosa.

Por surpresa nossa, recebemos uma comunicação da edp a indicar que o problema teria sido resolvido no dia 6 de Dezembro. Foi feita uma reunião no dia 6 de Janeiro com cinco pessoas com o intuito de subir ao telhado, quando o tempo melhorasse, e resolver o problema.

Também recebi uma comunicação a indicar que teria que pagar 130€ porque existiu uma deslocação que não revelou qualquer problema. Na dita deslocação não existiam já painéis no local, foram retirados por esta empresa em Setembro. Como é que estaria a funcionar tudo corretamente se não existiam já painéis?

Considero que este problema foi muito mal gerido pela edp que não consegue ou não quer perceber que a empresa instaladora se recusa a admitir que a única razão de existirem infiltrações é a da instalação defeituosa dos painéis solares como foi reconhecido várias vezes.

Uma vistoria ao local por um profissional de construção independente verificará, sem qualquer dúvida, que as infiltrações de água se devem aos buracos feitos na altura da instalação dos painéis solares.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 13 de setembro 2022
Franklim Prata
28 de fevereiro 2023
Na sequência da instalação de painéis solares, a Franklim Prata, enquanto prestador de serviços da EDP, iniciou a execução dos trabalhos a Junho de 2022. Após três meses, foi realizada uma primeira intervenção, a pedido do cliente, dado existirem evidências de uma infiltração. Devido à meteorologia no dia da intervenção, não foi possível a realização da totalidade dos trabalhos, uma vez que não existiam as condições de segurança necessárias. Aquando desta primeira intervenção, já outros intervenientes teriam subido ao telhado para verificação dos danos. Tendo em conta o estado de degradação evidente do mesmo, e a pouca inclinação do telhado, torna-se mais propícia a ocorrência de infiltrações.
Numa segunda intervenção, o inclino do edifício e o respetivo proprietário, solicitaram a desinstalação dos painéis, o que levou à remoção de todos os equipamentos e à reparação das telhas partidas provenientes da desinstalação realizada. Nesta assistência, foram substituídas 50 telhas fornecidas pelo cliente, ficando o telhado devidamente colocado, sem qualquer motivo para que houvesse infiltrações.
Numa terceira intervenção, o cliente afirma existir uma infiltração no local oposto ao da intervenção. Porém, apesar desse fator, a equipa foi ao local e substitui 8 telhas, ficando tudo devidamente vedado.
A quarta intervenção decorreu do pedido do cliente, pois este afirmava que a infiltração ainda não tinha sido corrigida. A equipa esteve três horas no local, foram verificadas todas telhas e nenhuma se encontrava com problema. Foram recolhidas fotografias de todo o telhado, linha a linha, para comprovar a inexistência de anomalias nos locais de atuação onde a Franklim Prata executou os trabalhos.
No decorrer de todas as intervenções, no dia 22 de Dezembro, o responsável da Franklim Prata deslocou-se ao local com uma equipa especializada. No dia 6 de Janeiro de 2023, após vários dias de clima seco, efetuou-se uma verificação e um reforço de isolamento em zonas do telhado que não foram alvo de trabalhos da Franklim Prata, ficando todos os assuntos finalizados.
Assim, não consideramos a reclamação como fundamentada, uma vez que todos os trabalhos para os quais foi contratada a Franklim Prata foram resolvidos na totalidade e com sucesso. Não obstante, é de constatar que, apesar de não ser da nossa competência, foram efetuadas tarefas de reparação a danos alheios às atividades realizadas pela empresa, de forma a satisfazer as necessidades do cliente. Por conseguinte, o cliente foi diversas vezes informado para a necessidade de substituição do telhado, uma vez que as infiltrações existentes foram consequência da degradação do telhado e não por má execução dos serviços.
Vitor Marques
9 de maio 2023
Os danos foram causados pela instalação dos painéis solares como constatado no local e admitido pelo sr Marco Jesus. Os danos nunca foram totalmente reparados e por isso continuaram as infiltrações de água nos apartamentos que desalojaram estudantes.

O proprietário do edifício já decidiu não poder esperar mais e procedeu às reparações necessárias e pedias à empresa Franklim Prata durante meses.

Aguarda-se o apuramento dos custos que vão ser imputados à Franklim Prata / EDP e devolução dos painéis solares que teriam que ser retirados do local para se proceder às reparações
Franklim Prata
10 de maio 2023
A Franklim Prata, enquanto prestador de serviços da EDP Comercial, apenas atua conforme as indicações fornecidas por esta. Compreendendo a situação exposta e na incapacidade de conseguir resolver o assunto no imediato, aconselhamos o contacto direto com os serviços da EDP para qualquer esclarecimento.
Vitor Marques
10 de maio 2023
Estamos em contacto com a EDP desde Setembro com a finalidade de resolver este problema que já provocou inundações em vários quartos de estudantes.

A Franklim Prata enviou relatórios à EDP afirmando que o problema estaria resolvido, verificando-se exatamente o contrário. A EDP reagiu com base em fundamentos falsos.

A Franklim Prata, representado pelo sr Marco Jesus, concluiu que existiram vários erros na instalação e, por isso, fez algumas reparações que infelizmente tardaram e não foram suficientes para corrigir o problema.
Se o telhado não estaria em condições de suportar a instalação de painéis solares, essa responsabilidade também recai sobre a Franklim Prata uma vez que a sua própria vistoria prévia, indicou o contrário.

Em anexo fotografia de infiltrações
Franklim Prata
18 de maio 2023
Face a sua exposição, o departamento técnico reforça as constatações evidenciadas na resposta de dia 28/02/2023. Os fundamentos apresentados pelo cliente não estão relacionados com a intervenção dos painéis solares. Desta feita, consideramos que todos os trabalhos foram devidamente executados e tratados.

Neste sentido, para mais esclarecimentos, aconselhamos o contacto direto com os serviços da EDP Comercial.
Vitor Marques
29 de junho 2023
Aguardo apuramento da verdade por parte da edp.
A empresa Franklim Prata quer-nos fazer acreditar que os problemas no telhado não se deveram à instalação dos painéis solares. Defendem que foi apenas uma coincidência o edifício ter apresentado danos graves no telhado e nos quartos abaixo, imediatamente a seguir a terem sido instalados painéis solares e começaram as primeiras chuvas.

O telhado não estaria em condições de receber os painéis solares mas a vistoria por parte desta empresa assegurou o oposto. Aguardamos pagamento de todos os prejuízos provocados e devolução dos painéis solares que se encontram em parte incerta desde Setembro.

A edp já me informou que vai apurar a veracidade das afirmações por parte da Franklim Prata
Vitor Marques
27 de julho 2023
Aguardo resposta para apuramento de responsabilidades
Franklim Prata
27 de setembro 2023
A empresa Franklim Prata serve a EDP como prestador de serviços, pelo que, todas as ações tomadas são contratadas e comunicadas pela EDP. Como tal, até à data, não recebemos qualquer tipo de indicação por parte desta, pelo que consideramos este processo como concluído.
A empresa reitera que os fundamentos apresentados pelo cliente não estão relacionados com a intervenção dos painéis solares. Desta feita, consideramos que todos os trabalhos foram devidamente executados e tratados. Assim, se dúvidas persistirem, aconselhamos o contacto direto com os serviços da EDP para esclarecimentos.

Melhores Cumprimentos,
FRANKLIM PRATA Energia
Vitor Marques
3 de outubro 2023
Não aceitamos a resposta de que todos os problemas provocados pela instalação de painéis solares no telhado foram resolvidos porque as infiltrações continuaram.

Não aceitamos a reposta de que apenas parte do telhado danificado foi provocado pela instalação dos painéis solares porque até essa altura, nunca tinham existido quaisquer problems de infiltrações ou outros. Apenas começaram depois da instalação realizada pela Franklim Prata.

A Franklim Prata sugere que as infiltrações foram provocadas pelo mau estado do telhado (mesmo não existindo nenhum problema anterior a este instalação. Se A empresa instaladora sugere que o telhado estaria em mau estado, porque razão autorizou a instalação dos painéis solares depois da vistoria lavada a efeito pela mesma empresa?

Melhores cumprimentos,

Bioescolha
Esta reclamação foi considerada sem resolução
Comentários
Esta reclamação ainda não tem qualquer comentário.