Franklim Prata

Franklim Prata - Pessimo serviço ao cliente

Antonio Alexandre Borges
Antonio Borges apresentou a reclamação
12 de dezembro 2023
No mês de Outubro de 2022 solicitei junto desta empresa, a qual foi a responsável pela instalação de um painel solar térmico na minha residencia há alguns anos atras, a assistência técnica por avaria do modulo solar universal.

É que embora o painel aquecesse a agua corretamente, e eu tivesse agua quente dele proveniente, o referido modulo não fazia a mistura correta da agua vinda da caldeira e do painel, pelo que no inverno a agua saia das torneiras morna estando a caldeira na temperatura máxima.

Aquando da solicitação da assistência técnica, fui informado que seria cobrada uma taxa de deslocação, a qual aceitei.

A visita do técnico foi feita no dia 4 de novembro, sendo posteriormente enviado o orçamento para reparação. Por considerar o custo de reparação elevado, e por ter alternativa ao funcionamento deste modulo, recusei a reparação, mas chamei a atenção da Franklim Prata que o painel deixara de aquecer agua a partir do momento em que o técnico o tinha visto. Solicitei nesse momento que enviassem novamente o técnico para saber porque razão o painel tinha deixado de funcionar, mas nunca se dignaram enviar alguém. É de notar que a distancia entre a minha casa e as instalações da Franklim Prata é curta, uns 9 kms.

Posteriormente fui contactado para o pagamento da taxa de deslocação, pelo que respondi que apenas pagaria quando fosse alguém da empresa pôr o painel a funcionar tal como ele estava até á referida visita.

A partir dai apenas se tem dignado com ameaças de cobrança coerciva do valor em causa. Nunca fui contactado para perceberem o porque da minha reclamação e indignação. Afinal exigem que eu pague por me terem posto o painel inoperacional.

Entretanto chamei outro técnico que verificou que o nível do liquido anticongelante (glicol) estava demasiado baixo, e após acrescento, o painel voltou a funcionar, tão simples como isso, e tão complicado para a Franklim Prata aceitar. Na visita do seu técnico por alguma razão o nível deste liquido baixou, mas também podia ser alguma torneira, ligada ou desligada, mas nunca foi a questão da avaria do modulo solar a interferir nesta questão, como sempre alegou a empresa.

Com esta reclamação pretendo expor o desdém desta empresa perante uma queixa de um cliente insatisfeito, que por negligencia de um técnico da mesma, se viu privado do regular funcionamento de algo que até então funcionava. E nunca se esforçou para pelo menos ouvir as alegações do cliente e explicar porque ele estaria errado.

A continuação de exigência do pagamento da taxa de deslocação, sabendo que o cliente está totalmente insatisfeito com a abordagem em toda a linha da empresa é mais uma prova deste desdém pelo cliente.
Data de ocorrência: 8 de dezembro 2023
Franklim Prata
14 de dezembro 2023
No dia 4 de Novembro de 2022 foi realizada uma visita técnica para identificação do problema evidenciado pelo cliente. Após deslocação de um técnico certificado à habitação e verificação do problema, constatou-se, de imediato, que a causa da anomalia estaria associada ao funcionamento incorreto do equipamento e que eventualmente, este deixaria de funcionar. Durante a visita técnica não foram executadas tarefas de correção no equipamento, e por isso, não se identifica nenhuma relação entre a visita técnica e a falha de funcionamento no equipamento. No talão relativo à visita, cliente assinalada que todos os assuntos foram dados como resolvidos.
Em seguimento, no dia 08/11/2023 foi enviado um orçamento para troca do equipamento. Após envio do orçamento, cliente contactou a Franklim Prata afirmando que o orçamento teria uma valor elevado e apenas nesse momento é que expôs a falha de funcionamento. Tendo isso em consideração, enviou-se novo orçamento com valor mais baixo. Nenhum dos orçamentos foi adjudicado.

Após reclamação do cliente, que resultou na troca de correspondência diversa, a Franklim Prata, no dia 06/06/2023, solicitou a análise do cliente, ficando a aguardar resposta, caso este pretende-se avançar com os serviços. Nunca recebemos qualquer tipo de feedback. No dia 27/10/2023, o cliente foi contactado no sentido de fazer o acompanhamento da reclamação e solicitação do valor em dívida, caso os fundamentos se mantivessem. Como tal se sucedeu, e o valor em dívida não foi liquidado por parte do cliente, o processo irá avançar para cobrança coersiva.

Assim, não consideramos a sua reclamação fundamentada, pelo que, aguardamos o pagamento voluntário do valor em dívida.
Antonio Borges
27 de dezembro 2023
Continua a Franklin Prata a não querer entender o que verdadeiramente sucedeu, pois o problema que foi inicialmente reportado a esta empresa em nada impedia que o painel solar funcionasse, e ele deixou de funcionar apos a visita do técnico. De qualquer maneira a empresa nunca me contactou diretamente, nem nunca acedeu a enviar alguém para avaliar a minha reclamação, e é nisso que me faz ficar bastante insatisfeito com a empresa, que apenas se preocupa em cobrar a taxa de deslocação.
Para que este caso se conclua, resolvi ir pagar pessoalmente a referida taxa, para não ter mais chatices, mas mantenho tudo o que disse e a minha insatisfação. Acabei por formalizar queixa também no livro de reclamações no estabelecimento da empresa.