53.5
Associações e Instituições Privadas
2 ISQ 89.9
Fundação INATEL53.5
Fundação INATEL
  • A Fundação INATEL pela sua história e natureza institucional, é uma organização singular na sociedade portuguesa que se afirma por uma missão, visão e valores organizacionais distintivos, que pretendem contribuir para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.
    Criada em 1935 como Fundação Nacional para Alegria no Trabalho (FNAT), a Fundação INATEL, hoje tutelada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, desenvolve atividades de valorização dos tempos livres nas áreas do turismo social, da cultura popular e do desporto amador, com profundas preocupações de humanismo e elevados padrões de qualidade.
    Está presente em todo o país com uma rede de 27 INATEL Locais, 17 Unidades Hoteleiras INATEL, um Parque de Jogos INATEL, vários pavilhões desportivos e o Teatro da Trindade INATEL, em Lisboa.

A ação da Fundação INATEL envolve uma massa associativa que ronda os 250 mil associados individuais e os 3500 associados coletivos (Centros de Cultura e Desporto).

A Fundação INATEL é a organizadora de referência, em todo o território nacional, das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis em todos os domínios da sua intervenção.

Missão
    A missão da Fundação INATEL consiste na promoção das atividades de tempos livres e lazer dos jovens, dos trabalhadores e dos seniores, as quais contribuem para o bem-estar integral e o desenvolvimento pessoal de cada um, bem como para a inclusão social de todos cidadãos.

Visão
    A INATEL quer ser o organizador de referência em todo o território nacional das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer dos jovens, dos trabalhadores, dos seniores, das famílias e das comunidades através de propostas sustentáveis nos domínios do turismo social, do apoio à cultura popular e da prática do desporto amador. Para tal, deve oferecer serviços diversificados de elevada qualidade e disponibilizar, nas melhores condições, os equipamentos especializados que opera e que melhor apoiam tais atividades.

Valores
    A INATEL oferece aos seus beneficiários associados e à população em geral serviços que direta ou indiretamente permitem desfrutar, de forma positiva, do lazer propiciando a melhor ocupação dos tempos livres pela conjugação de qualidade e preços acessíveis a todos, praticando a discriminação positiva relativamente aos mais desfavorecidos, o que contribui para a maior inclusão social.
    A INATEL privilegia o reforço da relação de confiança que desenvolveu historicamente com a sociedade portuguesa, a qual se expressa na ampla e diversificada base associativa vinculada à Fundação. Ao mesmo tempo, observa na sua ação profundo respeito pela tradição cultural popular portuguesa, que procura preservar em toda a sua autenticidade

• Calçada de Santana, 180
  • inatel@inatel.pt

Fundação INATEL - Obras efetuadas ao longo da estrada, sem ter havido o menor respeito ou considerai pelos hospedes

Luís Filipe Silva
Luís Silva apresentou a reclamação
16 de agosto 2023

Optei por vos transcrever o primeiro e-mail que enviei tanto aos serviços centrais do INATEL, quer à diretora da unidade de Piódão .

No primeiro envio - do assunto que motiva esta minha reclamação - que fiz ao INATEL, não recebi qualquer resposta. Nem quanto à receção ou interesse sobre o exoosto, de qualquer das duas entidades.
Só na segunda tentativa, do "reenvio", os serviços centrais responderam.
A unidade de Piódão ignorou novamente a situação, decerto, sentindo que nada do exposto era da sua responsabilidade.

Da resposta recebida dos serviços centrais, umas justificações pífias e em nada abonando quanto ao interesse do que lhe fora relatado, que não sendo exatamente uma reclamação, indicava objetivamente o que não havia decorrido, condizentemente com a qualidade que desfrutei noutras unidades exploradas pelo INATEL.
(Aproveito para enfatizar que, recentemente, estive na unidade de Manteigas onde, a minha mulher e eu fizemos termas, e a qualidade, a simpatia, a organização, a higiene, etc, foi sempre uma constante e denotou um enorme profissionalismo de todos que lá têm o seu trabalho. Demonstraram sempre uma enorme vontade e fazer bem.)

No ponto seguinte e de uma forma descendente - do mais recente para oais antigo - estão os e-mails entretanto trocados sobre este assunto.

O que me motiva na continuação desta reclamação, inicialmente, apenas uma exposição, é a displicência na explicação de uma situação que lesou as expectativas quanto ao esperado, descanso, calma e tranquilidade. E que o facto de haver um aviso num placard que não é de consulta obrigatória, tornasse os hóspedes responsáveis pela "ignorância" da existência de trabalhos de construção civil, com recurso as camartelos hidráulicos, iniciados durante todos os dias da estada.
Esta informação não só deveria ser fornecida de imediato no check ine se o prazo fosse alargado, haver qualquer tipo de compensação.

Neste momento e dado toda este arrastar e displicência da unidade de Piódão em assumir a sua falha e a sua responsabilidade, de facto nada recebi por escrito da responsável da unidade de Piódão do INATEL, pelo que julgo ser-me devido como sócio e como cliente a oferta de uma estada de duração idêntica à que paguei, em data que me seja conveniente, e refeições incluídas

Toda esta situação denota uma falta de profissionalismo, de brio pessoal e desrespeito pelo que devia ser o objetivo
único destas instituições :Bem atender, bem tratar, bem receber.

Cumprimentos.

EXPOSIÇÃO/ RECLAMAÇÃO AO INATEL

De: Luís
Date: terça, 2/05/2023, 17:20
Subject: Estada em Piódão - 10 a 15 de abril p.p..
To:
Cc:

À Direção do INATEL,
com conhecimento aos responsáveis da Unidade de Piódão.

Usufruindo da promoção da "Black Friday" do INATEL estive num dos quartos duplos - entre os dias 10 e 15 de abril p. p. - na vossa Unidade de Piódão.

Acredito que toda a informação que vos seja enviada, porque refletindo a experiência de cada cliente, servirá para vos ajudar - no ajuste às necessidade pelas sugestões assim expostas - numa constante implementação de adaptações ou alterações, visando sempre a melhoria e o conforto no alojamento; tal como nos demais serviços disponibilizados, possibilitando-vos e tornando, cada vez, mais exequível uma prestação de excelência.

Gostaria de realçar, os aspectos que considerámos como mais relevantes, positivamente:
1 - a simpatia, a disponibilidade - o profissionalismo!!! - dos vossos funcionários homens;
2 - igualmente de destacar este mesmo comportamento, nas empregadas responsáveis pela limpeza e manutenção dos quartos e demais espaços;
3 - a comida, tanto a do pequeno almoço como a do jantar - as refeições que fizemos durante a estada;
4 - a temperatura ambiente. Quer nos quartos quer nas demais instalações.

Relevantes - embora mediana e negativamente:
1 - a dificuldade em conseguir ser atendido, telefonicamente, e esclarecido sobre qualquer dúvida que se tenha.
Na viagem de ida, sobretudo na última hora e meia, ligámos repetidamente para a recepção sem nunca termos sido atendidos;
2 - a forma de relacionamento das funcionárias com os alojados. Apenas. o estritamente necessário, evidenciado pouca disponibilidade e capacidade em demonstrar autonomia, naquilo que até poderemos considerar serem as indicações dadas pela hierarquia.
Concretizando:
Por motivos vários chegámos pouco antes das 21h00. Concluído o check in, perguntámos a que horas o restaurante fechava (daí, o termos ligado repetidamente).
Entretanto, já passava das 21h00 e era esse o horário do seu encerramento.
Já temos ficado em outras unidades e não nos lembramos de o restaurante fechar tão cedo.
Naturalmente, ficámos preocupados. Em resposta a alternativas foi-nos dito: "a cozinha já está encerrada, os possíveis restaurantes em Piódão já deverão ter fechado também". E nada mais. Nenhuma proposta de ultrapassar aquela situação.
Fomos nós que perguntámos se havia serviço de refeições no quarto. E lá conseguimos comer umas sandes mistas e uns sumos no bar. Afinal havia serviço de bar.
Ainda nesta perspectiva de falta de autonomia ou, eventualmente, de eficiência e brio profissional, o agora tão popular "ser pró ativo", acresce a questão de haver obras. Ora, as obras tinham sido iniciadas nessa manhã e duraram até dia 14 inclusive. Mas de nada disto nos informaram. aquando da nossa chegada. Claro que no dia 11, às 08h30 - e sempre, com esta pontualidade, assim aconteceu todos os outros dias.
O que se pode dizer, senão que não houve a atenção, a consideração, chamemos-lhe o que quisermos, por nós e pelos outros clientes!?
No dia da saída e após o pequeno almoço dirigi-me à receção e fui solicitar que, dado os constrangimentos consequentes às obras, não nos terem permitido desfrutar da tranquilidade matinal em nenhum dos dias, que houvesse uma hora de tolerância na saída.
Obtive como resposta que as orientações não permitiam isso. Para reforçar essa posição ainda fui informado de tinham muitos hóspedes a chegar e que precisavam de fazer a manutenção aos quartos. Retorqui que era uma hora, somente.
Argumentei, ainda, que não fora avisado das obras, nem durante a estada alguém se justificara. E que sendo do conhecimento desse inconveniente a rececionista nos deveria ter informado quando chegámos. E é aqui que falo da autonomia ou do brio profissional. O argumento foi o de que não tinham indicação para o fazer. Duvido de que assim seja. Eu enquanto cliente teria apreciado e louvaria esse cuidado.
Portanto, não considero desadequado o meu pedido Era o mínimo, já que não houve nem informação ou aviso sobre a situação. Considero, mesmo, que um pedido de desculpas formal dos responsáveis pela unidade aos hóspedes, fosse na altura ou fosse, posteriormente, não teria sido descabido. Na verdade têm os contactos dos sócios...

Embora, o início não tenha sido muito auspicioso, a estada, no seu todo, acabou por decorrer bastante bem.

Que as questões que apresentei sejam considerados como um alerta e não como uma critica!

Luís Filipe Carraça da Silva

Sócio: 56484

Exma. Senhora, boa tarde.
Mostrar citação
Data de ocorrência: 16 de agosto 2023
20 de agosto 2023
Exmo.(a) Sr.(a), Luís Filipe Silva.

Confirmamos a receção da sua reclamação número 97593023, a qual foi encaminhada internamente para análise.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Melhores cumprimentos,
8 de setembro 2023
A falta de uma resposta formal escrita, e o consequente assumir uma posição escrita, é o paradigma da desconsideração para com os clientes e, neste caso, também sócios.
Mais, ilustra bem, e à evidência, a total falta de brio profissional e de responsabilidade

Como cliente exijo que a resposta do INATEL - seja da pessoa que dirige a unidade em causa, seja de algum serviço superior - expresse a mesma elevação que a minha exposição inicial teve e que, entretanto, como reclamação manteve.

Como já esclareci, por e-mail, a representante da unidade de Piódão, este assunto tem de ser formalmente tratado pelo que toda a tentativa de um contacto por telefone, será ignorado.

Esta minha posição decorre do facto de que: "as palavras havidas levou-as o vento!!! ...".

Se o valor da palavra dita pode ser momentâneo. O valor da palavra escrita é perene.
22 de setembro 2023
Boa noite.

Lamentavelmente a inexistência de qualquer resposta tanto pelo INATEL, enquanto instituição, como pela responsável da unidade hoteleira de Piódão, compaginam o desinteresse no assumir das falhas expostas. Esta estratégia, da não resposta, tem como objetivo que a desresponsabilização se esfume.
Porém, inicialmente, até é demonstrada uma aparente vontade, ou desejo, de analisar e esclarecer o que lhe foi apresentado.

Ora, decorrido, mais de um mês após a inserção, nesta "plataforma" do texto - que pode ser lido acima e que abaixo eu insiro - onde se expressa essa vontade., que outra conclusão é lícita ser considerada, que não há interesse em esclarecer, nem em "investigar" da veracidade dos factos apresentados?

Poderia ser a oportunidade para, objetivamente, ser feito um ponto da situação para alterar e executar! Fosse substituir, fosse corrigir!!
A inação e a manutenção do "quotidiano repetido" é flagrante.
E é pena. Conheço outras unidade do INATEL, cujo funcionamento é de um enorme profissionalismo e onde se pode constatar um verdadeiro espírito de equipa. Refiro-me, concretamente, e mais um vez o faço, à unidade hoteleira de Manteigas e ao serviço de todos aqueles envolvidos nas termas, que lhe sao contíguas.

Obrigado

De seguida está o texto inserido pelo INATEL em 20 de agosto p. p :

"Exmo.(a) Sr.(a), Luís Filipe Silva.

Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Melhores cumprimentos,
Fundação INATEL"
6 de outubro 2023
Não resolvida.
Recebi zero resposta tanto por parte do INATEL como da funcionária responsável da unidade de Piódão, pelo que continuarei a não encerrar esta reclamação.
16 de outubro 2023
Exmo. Sr. Luís Filipe Carraça da Silva,

Na sequência da troca de e-mails trocados e dos contatos estabelecidos pelos serviços da Fundação INATEL com V. Ex.ª, gostaríamos de renovar as nossas sinceras desculpas pelo sucedido durante a V/ estadia no INATEL Piódão Hotel.

A Fundação INATEL, como bem conhece, sendo nosso estimado associado, tem como missão contribuir para o lazer e o bem-estar dos seus associados, que muito considera, pelo que, as situações que enviou para nosso conhecimento, são de extrema importância para que possamos intervir e melhorar, continuamente, a nossa forma de funcionamento.

Em relação aos aspetos concretos que menciona, quer sobre a forma de relacionamento, quer relativamente à ausência de informação sobre a disponibilidade dos serviços de bar e a falta de autonomia para acolherem a tolerância na realização do check-out, trataram-se de situações pontuais, considerando que os nossos trabalhadores têm formação adequada à sua função. No entanto voltamos a pedir desculpas pelas atitudes. Não obstante, compreendemos bem a sua insatisfação, e neste sentido, os serviços centrais já reuniu com a Direção da Unidade Hoteleira, que por sua vez reuniu com os trabalhadores da UH com o intuito de corrigir e melhorar a forma de atendimento e celeridade na resposta ao cliente, para garantir que estas situações não se voltem a verificar no futuro.

Certamente que V. Ex.ª conhecerá outras Unidades INATEL onde sempre foi tratado com simpatia e disponibilidade para resolver qualquer situação que surja, uma vez que são estes os procedimentos que estão instituídos, por referência ao Manual de Qualidade dos Hotéis INATEL.

Quanto aos constrangimentos provocados pelo barulho das obras, infelizmente, verificou-se que durante o período da sua estadia se realizou a instalação de equipamentos na cozinha, cuja substituição era urgente de forma a podermos prestar um serviço de maior qualidade na restauração. Efetivamente, lamentamos que esta informação não tenha sido reforçada junto de V. Exa., no momento do check-in.

Estamos certos de que esta experiência não se irá repetir nesta, ou em qualquer outra unidade hoteleira, pelo que esperamos que continue a confiar nos serviços da Fundação INATEL.

Com os melhores cumprimentos e estima.

Elba Almeida
Fundação INATEL - HelpDesk Direção de Serviços de Hotelaria
18 de outubro 2023
Apesar de ter havido um entendimento entre mim e a marca, não aceito que seja está concluir o processo e a dar por encerrada a reclamação.
Para esse entendimento, a marca responsabilizou-se em, por escrito, me confirmar a resolução de um ponto específico do acordado.
Nada recebi, até agora, e ciente da forma como todo este processo foi "gerido" pela marca INATEL, não dou o caso encerrado. Houve um entendimento e o comprometimento de ambas as partes. Só cumprirei a minha quando receber a confirmação da outra parte.

Ser o INATEL a dar por concluída a minha reclamação é para mim impensável não aceito

Luís
Luís Filipe Silva
Luís Silva avaliou a marca
25 de outubro 2023

Tudo o que tinha a dizer, está e foi dito. Todo o meu processo visou como objetivo final que o INATEL melhore o tratamento dos seus clientes. Frizei o positivo e frizei o negativo. Inicialmente, foi uma exposição. A falta de resposta e todo o desenvolvimento sem a adequada atenção ao que tinha sido a minha intenção, piorando a questão quando tentaram, canhestramente, desculpabilizar, senão relevar o que eu lhes havia comunicado. Foi aí, que a exposição passou a ser para mim uma reclamação. Fico por aqui nas minhas considerações finais. Contudo não posso deixar de enfatizar que o que eu dou por terminado, me tirou horas e horas, visto o meu primeiro e-mail ter sido endereçado ao INATEL no dia 02 de maio p.p., mais de seis meses e meio. Muito há a fazer para que a qualidade que está explícitada e regulamentada pelo INATEL, possa ser uma realidade vivida e comprovada pelos seus clientes. Boa sorte!