Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Aquecedor a gás ou elétrico: qual dos dois é mais vantajoso?

Ambos têm o mesmo objetivo, mas há diferenças significativas, sobretudo no consumo energético e na rapidez de aquecimento. Saiba como fazer a melhor escolha entre um aquecedor a gás ou elétrico, investindo, assim, num inverno repleto de conforto.

O que é um aquecedor a gás? 

Um aquecedor a gás, como o próprio nome indica, é um equipamento projetado para aquecer ambientes usando gás como fonte de energia. Nesta categoria, encontra uma ampla gama de opções, desde aquecedores de interior para os espaços mais recatados, como residências, escritórios ou estabelecimentos de hotelaria, como aquecedores de exterior para jardins,  terraços ou esplanadas.  

Este tipo de aquecedores pode ser alimentado por diferentes tipos de gás, como butano, propano. Contudo, as garrafas de gás propano têm a grande vantagem de aquecer com maior rapidez espaços mais amplos e terem menor consumo energético, sendo a solução ideal para os estabelecimentos de restauração e hotelaria. Para além disso, trata-se de uma fonte de energia mais limpa, comparativamente com outros combustíveis fósseis, que contribui para a redução de dióxido de carbono. 

Sabia que a Galp lançou uma nova pluma de propano? Produzida e concebida em Portugal, com metade do peso das garrafas de aço, esta garrafa contempla ainda uma tecnologia que lhe permite saber o nível de gás em tempo real e fazer a encomenda online. Saiba mais aqui.

Vantagens do aquecedor a gás

O aquecedor a gás tem muitas vantagens, entre as quais se destacam: 

1# Eficiência energética

Os aquecedores a gás geralmente têm uma alta eficiência energética, uma vez que conseguem converter uma percentagem significativa da energia do gás em calor. 

2# Aquecimento rápido

Os aquecedores a gás aquecem ambientes de forma rápida, proporcionando conforto quase imediato. 

3# Controlo preciso da temperatura 

A maioria destes equipamentos permitem ajustar o nível de calor com grande precisão, de acordo com as necessidades de cada momento. 

4# Menor dependência elétrica

Os aquecedores a gás podem funcionar mesmo em situações de falha de energia, tornando-os mais confiáveis em certas condições. 

Desvantagens do aquecedor a gás

Por outro lado, existem algumas desvantagens que são importantes considerar. 

1# Ventilação adequada necessária

Os aquecedores a gás requerem uma ventilação adequada para garantir a exaustão dos produtos da combustão e, assim, evitar a acumulação de gases nocivos. 

2# Peso

Existem modelos de aquecedores a gás que podem, em conjunto com a garrafa de gás, apresentar um peso substancial, o que é uma desvantagem caso necessite de o usar em diferentes divisões da casa. Mas o facto de terem rodas e poder optar por uma garrafa pluma, mais leve que as tradicionais, podem facilitar a sua mobilidade. 

A pensar na comodidade e praticidade, a Galp lançou a nova pluma que, para além de leve, é inteligente. 

3# Custo

Geralmente, este tipo de aquecedores envolve um custo de aquisição um pouco maior comparativamente a equipamentos que recorrem a fonte de energia elétrica.

O que é um aquecedor elétrico?

Um aquecedor elétrico recorre à eletricidade como fonte de energia para gerar calor. Este tipo de aquecedores é dos mais utilizados pelos portugueses, uma vez que utiliza a energia mais comum das casas e não requer qualquer tipo de instalação.

Vantagens do aquecedor elétrico  

Existem vários motivos para optar pelo aquecimento elétrico, entre os quais:

1# Praticidade

Para utilizar um aquecedor elétrico não é necessário fazer ligações ou instalar equipamentos adicionais. Basta ligar à tomada e está pronto a funcionar.

2# Portabilidade

A maior parte dos aquecedores elétricos são portáteis, facilitando o seu transporte para diversas áreas da residência.

3# Indicados para pequenos espaços

Os aquecedores elétricos revelam-se bastante eficazes para aquecer espaços pequenos e, por esse motivo, são muitas vezes usados como aquecedores suplementares. 

Desvantagens dos aquecedores elétricos 

Em contrapartida, os aquecedores elétricos têm algumas limitações a ter em conta:  

1# Maior consumo energético

O custo de funcionamento de aquecedores elétricos é, em regra, mais elevado em comparação com os aquecedores a gás, especialmente quando têm uma potência elevada. 

2# Menor capacidade de aquecimento em espaços amplos 

Os aquecedores elétricos têm um menor raio de ação, pelo que não são ideais para aquecer divisões grandes. 

3# Maior dependência 

Caso falhe a luz em casa, o aquecimento terá de esperar até que a energia seja restabelecida, algo que não se verifica com os aquecedores a gás. Independentemente da circunstância, aquecimento não faltará - desde que a bilha tenha gás. Mas até para isso há já soluções, como a tecnologia inovadora presente nas novas garrafas pluma da Galp. Agora, pode acompanhar em tempo real o nível de gás da sua garrafa através da leitura de um QR code. Saiba mais aqui.

O que considerar ao escolher um aquecedor a gás ou elétrico?

Ao escolher um aquecedor a gás ou elétrico, é importante considerar vários fatores para garantir que responde às suas necessidades, seja seguro e eficiente. 

1# Eficiência energética

Verifique a classificação de eficiência energética do aquecedor. Os modelos mais eficientes consomem menos para produzir a mesma quantidade de calor, resultando numa poupança ao final do mês. 

2# Capacidade de aquecimento

Avalie a capacidade de aquecimento do aparelho. Certifique-se de que é adequado para as dimensões do espaço que pretende aquecer. 

3# Controlo da temperatura

Confirme se o aquecedor tem as opções pretendidas de controlo de temperatura. Alguns incluem termostatos programáveis para maior conveniência de utilização. 

4# Segurança

Certifique-se de que o aquecedor está equipado com recursos de segurança, como, por exemplo, sensores de desligamento automático em caso de sobreaquecimento ou queda. 

5# Nível de ruído

Considere o nível de ruído do aquecedor, especialmente se for utilizado em espaços onde o silêncio é importante, como quartos ou escritórios. 

6# Ventilação adequada

No caso específico dos aquecedores a gás, confirme se o ambiente tem uma boa ventilação.

Veredicto: é mais vantajoso o aquecedor a gás ou elétrico?

Com estas informações, está em condições de avaliar qual a melhor solução de aquecimento para o seu caso, considerando as necessidades energéticas e as caraterísticas das divisões a aquecer. 

Concluindo, se a sua casa tem maiores necessidades de aquecimento, o aquecimento por gás será a melhor solução, por ser mais económico e rentável.  

Caso contrário, os aquecedores elétricos poderão ser uma boa alternativa, especialmente se precisa de aquecer espaços pequenos durante períodos curtos, ou se usar a casa apenas temporariamente.

Eleve o conforto da sua casa com a Galp

Quando as temperaturas descem, garantir um ambiente confortável e acolhedor é essencial para o bem-estar da família. Transforme a sua casa num refúgio acolhedor com as nossas soluções de climatização, desde aquecedores a gás a aquecedores elétricos que combinam eficiência e conforto para elevar a sua qualidade de vida. 

App Mundo Galp: conforto e praticidade à distância de um clique

Para controlar os seus consumos de gás e/ou eletricidade, conte com a app Mundo Galp. Se desejar adquirir as garrafas de gás Galp, descubra na aplicação as lojas Galp onde as pode comprar. Caso tenha a nova garrafa de gás Pluma, além de ter a opção de fazer a compra online, pode ainda consultar o nível de gás da garrafa e o histórico de consumos. 
Faça já o download da app Mundo Galp, disponível para Android e iOS.

Quer saber mais sobre aquecedores a gás? Visite o nosso blog Casa.


Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.