Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Preservação do meio ambiente em 7 passos

Todos nós podemos e devemos adotar estilos de vida mais saudáveis e ecológicos tendo em vista a preservação do meio ambiente. E há ações simples que podemos tomar no nosso dia-a-dia para levar a cabo esta mudança. Dia 28 de julho celebra-se o Dia da Conservação da Natureza e para assinalar esta data deixamos-lhe alguns conselhos para que possa ser mais amigo do planeta. 


1# Adapte a sua alimentação 

Sabia que a produção de um quilo de carne de vaca é responsável por gerar 70 quilos de emissões de gases com efeito de estufa? Não precisa de deixar de comer carne, é certo, mas pode reduzir o seu consumo e apostar mais nos vegetais e numa alimentação equilibrada para gerar menos emissões poluentes na atmosfera. 

Além disso, comer bem passa também por preferir as frutas e os legumes da época, o que faz reduzir o tempo de transporte e de armazenamento, ajudando assim o ambiente. 


2# Poupe água 

Tomar duches curtos, fechar a torneira sempre que não estiver a utilizar a água, instalar redutores de caudal são apenas algumas ações que pode tomar para reduzir o consumo de água em casa. 

Utilize sempre as máquinas de levar roupa e loiça na sua capacidade máxima para reduzir o consumo de água. 


3# Otimize o consumo de energia 

Não apenas para reduzir a fatura da luz, mas também para reduzir a sua pegada ambiental, poupar energia elétrica é fundamental. 

Apostar em equipamentos com maior eficiência energética, colocar sempre tampas nos tachos e panelas ao cozinhar e cortar os alimentos em pedaços mais pequenos são algumas formas de poupar energia na cozinha. Pelo resto da casa, é importante apostar em lâmpadas LED, sensores de movimento, desligar os aparelhos da tomada quando não estão a ser utilizados e até pensar em investir em painéis solares. 


4# Coloque os resíduos no contentor certo 

Não se esqueça de separar os lixos e colocar os resíduos no contentor certo. Desta forma, estará a promover a economia circular e a garantir que há menos plástico a poluir os oceanos. 

Coloque as pilhas no pilhão e os óleos alimentares usados nos respetivos pontos de recolha. 


5# Aposte na mobilidade alternativa 

Evitar a utilização de veículos movidos a combustíveis fósseis e apostar na mobilidade suave, com bicicletas ou trotinetas elétricas, ou andar a pé são formas de reduzir a sua pegada ambiental, uma vez que está a diminuir a emissão de gases poluentes para a atmosfera. 

Além disso, se está a pensar mudar de carro considere investir num elétrico. Hoje, há cada vez mais pontos de carregamento disponíveis na estrada para que possa utilizar estes carros não só nas deslocações citadinas, mas também para as viagens grandes. 


6# Atenção ao consumismo 

Antes de comprar algo novo pense duas vezes. Especialmente se tem algum equipamento estragado em casa, antes de pensar em comprar um novo veja se é possível reparar. E sempre que for às compras faça uma lista e siga-a para não cair na tentação de levar aquilo que não precisa. 

Pode e deve comprar coisas em segunda mão, como roupa, mobiliário ou gadgets eletrónicos, assim também estará a contribuir para a preservação do meio ambiente. E antes de comprar algo, pergunte-se a si próprio se realmente lhe faz falta. O consumo desenfreado leva à exploração de recursos de forma descontrolada, pelo que deve adquirir só o estritamente necessário. 


7# Não compre animais exóticos sem registo 

O certificado CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção) assegura que o comércio de animais exóticos ou plantas pode comprometer a sobrevivência da espécie. 

Assim, não deve comprar animais ilegais, uma vez que estará a contribuir para o tráfico de animais e a limitar a biodiversidade, podendo levar à extinção de algumas espécies. 

Com pequenos gestos estará a contribuir para a preservação do meio ambiente. 

Quer saber mais sobre energia solar? Visite o nosso blog Casa.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.