Galp
Galp Marca Recomendada Marca do Mês
Prémio Marca Recomendada
Marca do Mês

Fuga de gás: o que fazer?


Fogões, aquecedores a gás, caldeiras, sistemas de aquecimento central: o gás é versátil e essencial. Durante todo o ano, mas particularmente no inverno, onde sobressai uma das suas vantagens: o alto poder calorífico.

O gás, seja natural ou em botija, é uma fonte de energia eficiente e segura. Contudo, sendo uma matéria inflamável, é importante saber o que fazer em caso de fuga de gás e como a identificar. Neste artigo, conheça ainda algumas dicas de prevenção para evitar que aconteça.

 

Como detetar uma fuga de gás?

Há três sinais que indicam que pode estar perante uma fuga de gás:

 

1# Odor

O sinal mais comum é o odor. Caso sinta um cheiro forte e desagradável a gás e não esteja a utilizar qualquer aparelho, é muito provável que exista uma fuga.

 

2# Chama irregular

Outro indicativo é a instabilidade da chama do gás. Se a chama estiver instável ou apresentar uma cor diferente do habitual, pode haver uma fuga de gás. A chama deve ser estável, silenciosa e azulada. Note, no entanto, que a cor e a estabilidade da chama podem mudar caso os bicos do fogão não estejam colocados corretamente.

 

3# Ruído nas tubagens

Se ouvir barulhos estranhos, como zumbidos, por exemplo, que parecem vir das tubagens, este pode ser um sinal de fuga de gás.

4# Mudanças de cor nas plantas

Se tiver plantas perto do aparelho ou dos tubos de gás da canalização e estas começarem, subitamente, a ficar com manchas mais escuras ou amareladas, pode ser um sinal de fuga.

 

4# Consumo mais elevado

Caso exista uma fuga de gás, poderá notar um aumento no consumo sem razão aparente. Neste caso, a utilização de uma garrafa de gás inteligente, como a nova Pluma, é uma ajuda. Esta botija permite-lhe consultar o nível de gás em tempo real através da app Mundo Galp.

 

O que fazer em caso de fuga de gás?

Se detetar uma fuga de gás, mantenha a calma e:

  • Abra portas e janelas para arejar bem o local;
  • Feche a alimentação de gás (válvulas de segurança junto ao contador e nos aparelhos a gás);
  • Se o fornecimento de energia for com botija de gás, coloque-a no exterior, seja no terraço, jardim ou varanda;
  • Depois, saia de casa, e contacte os serviços de Assistência técnica e Emergência do fornecedor. Se for cliente Galp, ligue para o Galp Gás, através do número 800 249 249. A chamada é gratuita e o contacto está disponível 24 horas por dia.

 

E o que nunca deve fazer em caso de fuga de gás?

É essencial saber o que fazer no caso de suspeita de fuga de gás, mas também deve saber o que não deve fazer, tal como utilizar um isqueiro, fósforos ou algum objeto com fogo. Mas ainda há mais:

  • Não ligue nem desligue qualquer aparelho eletrónico ou interruptor de luz (podem fazer faísca e originar uma explosão);
  • Não mexa no quadro elétrico. Geralmente, é aconselhado desligar o quadro caso este esteja numa zona diferente daquela onde aconteceu a fuga. Contudo, quando não sabe o local exato da fuga de gás, o indicado é não mexer;
  • Não utilize o telefone ou telemóvel dentro da habitação;
  • Não utilize o elevador;
  • Não tente fazer qualquer reparação.

 

Como evitar fugas de gás (e boas práticas de utilização)

Além de ser uma das fontes de energia prediletas nas cozinhas, o gás alimenta algumas das soluções de climatização, como o aquecimento central ou os aquecedores a gás.

Se durante todo o ano é importante precaver as fugas de gás, durante o inverno, há que redobrar a atenção. Siga as dicas.

 

1# Faça a inspeção periódica regularmente

As habitações com serviço de gás natural devem ser inspecionadas periodicamente. A primeira inspeção realiza-se no 10º aniversário da instalação de gás. A partir daí, faz-se a cada 5 anos. Pode marcar a sua inspeção periódica aqui.  

 

2# Respeite a data de validade das borrachas de gás

Se utiliza botijas de gás na cozinha ou num aquecedor, verifique a data de validade da borracha (inscrita na mesma) que faz a ligação entre a garrafa de gás e o aparelho. Sempre que se aproximar o fim da data de validade ou a borracha apresentar danos, ou desgaste, troque-a por uma nova.

 

3# Tenha atenção às obras

As obras em casas com instalação de gás natural devem ser realizadas com atenção redobrada. Sempre que intervir em alguma parede ou piso, certifique-se que não está a danificar os tubos de gás. Caso as obras impliquem alterações nestas tubagens, não se esqueça de fazer uma inspeção assim que a obra terminar.  

 

4# Confie as reparações a um profissional

Sempre que precisar de reparar algum aparelho a gás, confie a tarefa a um profissional. Com o serviço 360 da Galp pode contar com a assistência de um técnico especializado.

 

5# Mantenha as entradas de ar na cozinha

Embora esta dica não evite uma fuga de gás, promove um ambiente mais saudável e seguro na cozinha. Mesmo durante o inverno, mantenha uma entrada de ar livre.

 

6# Feche a alimentação do gás sempre que for de férias

Antes das férias ou das escapadinhas de inverno, feche a alimentação do gás da sua habituação e de todos os aparelhos alimentados a gás.

 

App Mundo Galp: a sua aliada para um inverno mais quente

Se utiliza aquecedores a gás, a nova pluma inteligente é a botija a escolher. Graças à tecnologia e à conexão com a app Mundo Galp, saberá sempre o nível de gás em termo real, podendo também consultar o histórico de consumo, uma funcionalidade que pode ajudar a detetar uma fuga de gás. Através da app pode ainda encomendar uma nova garrafa de gás com a antecedência necessária para garantir que a sua casa está sempre quentinha e confortável.

Faça já download da app, disponível para iOS e Android.


Quer conhecer mais dicas sobre utilização de gás? Visite o nosso blog Casa.

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de Galp.