Catering, Eventos e Festas
2 Vegaoo 46
3 ITAU 33
Gertal31.3
Gertal - Companhia Geral De Restaurantes E Alimentação, S.a.

Gertal - Não respeitam atestados médicos nas escolas

Em tratamento
Sónia Carvalho apresentou a reclamação
2 de abril 2024
A Gertal não é capaz de fazer refeições de acordo com o atestado médico da minha filha, portadora de alergias alimentares. Fui chamada a escola por lhe darem uma sopa verde escura semanas a fio. Na semana do carnaval, em 4 dias deram-lhe atum três refeições. Na semana passada as sopas foram cinzentas todos os dias embora a ementa a que eu tive acesso mencionasse alimentos que nunca dariam essa cor numa sopa. Cozinham sem gosto, sem brio e profissionalismo. Deviam ter vergonha do mau serviço prestado.
Data de ocorrência: 2 de abril 2024
Gertal
9 de abril 2024
Ex.ma Sra.
Vimos desta forma acusar a receção do seu email, que nos mereceu toda a nossa atenção.

Transmito por esta via que a Ementa que lhe enviamos, foi elaborada de acordo com as restrições alimentares do seu educando, pela nossa nutricionista Dra. Bruna Rodrigues e que tem sido escrupulosamente cumprida pela D. Rosa, a nossa cozinheira, com muita experiência na Gertal e da nossa inteira confiança.

As nossas cozinheiras têm com regularidade formação em alergias alimentares, uma vez que é uma questão que encaramos com muita responsabilidade e seriedade.

A Gertal não se revê nas observações que menciona ao nosso serviço de refeições, como pode observar pelos registos fotográficos, em anexo, feitos à refeição do seu educando, desde que nos demonstrou o seu descontentamento.

Continuaremos a zelar, diariamente, pelo serviço de refeições, mantendo-nos à disposição para o que entender ser necessário,

Paula Cunha

paula.cunha@po.gertal.pt | M +351 919652117
Esta resposta tem um anexo privado
22 de abril 2024
Srª D. Paula,
já nos conhecemos desde setembro de 2022 e desde essa altura se comprometeu em resolver a questão da alimentação da minha filha, sem sucesso. Estamos no fim de abril de 2024.

Demorei algum tempo para lhe responder, não que mereça, depois de tudo mas, para que fique assente que pode enganar muita gente mas a mim não.

A senhora, na nova escola, até me perguntou que tipo de sopa a minha filha prefere: NORMAL, escrevi-lhe eu. NORMAL como deveria ser para todos sem o puré de batata, não mencionado nas ementas mas que usa diariamente.

Já nem há brio em se fazer uma sopa decente e com legumes frescos! Provavelmente a maioria dos pais nem sabe que as crianças são obrigadas a comer isso. A sua querida e profissional D. Rosa, tão bem formada, não sabe que isso faz mal às crianças? Os seus nutricionistas validam ementas onde não mencionam esse ingrediente, provavelmente outros, e recorrem a ele diariamente?

A certa altura, mais que uma vez, a senhora até falou em comprar as sobremesas que eu quis oferecer à escola, perguntou marcas de leite que ela tomava... Comprometia-se a tratar de tudo pessoalmente, disse na reunião. Se é a senhora que trata, deixe-me que lhe diga que não acerta uma, foi tudo para "inglês ver" como diz o povo.

Na verdade nem com mails nem telefonemas são capazes de fazer o acordado. NADA! Uma irresponsabilidade e falta de profissionalismo total. Seja lá de quem for a culpa, o facto é que a incompetência parece geral e total.

Como mãe garanto-lhe que não precisei de formação nenhuma além da lista que a nutricionista me deu e desde então, desde a primeira hora, soube o que tinha de fazer para manter a saúde da minha filha. A senhora fala em nutricionistas, em formação desta e daquela e mais isto e aquilo.. há um menu, aprovado por mim, como me permite a lei, e não o seguem! Como???

Publique aqui as ementas que me enviou e mostre as fotos das sopas dessas ementas. Nenhuma, com certeza absoluta, juntando os ingredientes mencionados, dava cinzenta, muito menos durante uma semana inteira! Mas fotos dessa sopa ou da sopa de esparregado também não. Ela come sopa normal! Qual a dificuldade??? A sua D. Rosa não sabe fazer sopa sem puré? Tem formação em quê, porque o básico dos básicos numa cozinha é misturar legumes com água e obter uma sopa ótima! Quem não é capaz de fazer uma sopa jamais deveria estar numa cozinha, digo eu!

Selecionou, sabe-se lá onde e pertencentes a quem, umas imagens bonitinhas mas não as identifica com nenhum dia ou data ou refeição... já eu tenho o testemunho da funcionária que me alertou para o péssimos serviço prestado e que infelizmente já foi sancionada por ser honesta! Tenho a enfermeira e a professora que viram a sopa nojenta e sem tempero que deram a minha no dia em que assinamos o PSI e temos até os meninos que partilhavam mesa com a menina! Serão todos mentirosos? Estamos a falar de pessoas com responsabilidade e idóneas a testemunharem que o que tem dito e escrito aqui e noutros lugares é pura mentira!

Ponha a mão na consciência!

Eu tenho a menina a comer noutra cantina e lá ela não é discriminada, come sopa igual à dos outros porque a cozinheira sabe fazer sopa, aliás, ela come sem perigo filetes e panados sem ter de ter ementa especial. Porquê? Talvez porque vocês só usem alimentos pré feitos e cheios de aditivos e conservantes. Só assim se entende que a sua D. Rosa, em 4 dias tenha conseguido a proeza de obrigar a minha filha a comer atum 3 almoços!
Foi indicação sua, do nutricionista ou da D. Rosa?

A D. Paula diz que a sua nutricionista elabora as ementas de acordo com as necessidades da minha filha mas, tal como os outros tem acesso direto, antecipado e ilimitado às ementas eu também tenho direito e desde 2022 sempre me recusaram. Só me enviou para o mês de março e já ele decorria... E nem assim conseguiram respeitar o escrito.

A minha filha começou a apresentar, a certa altura, além de não conseguir sequer engolir o que lhe apresentavam, a ter sintomas de intoxicação por contaminação ou acumulação de vestígios de leite.

Cerca de um mês depois dela deixar de comer a vossa sopa a menina não tem uma afta! Uma! E come em casa e fora e viajamos e está limpinha! Um mês! Nas férias nunca tem aftas, a comer longe da vossa comida nunca tem problemas! Mas a senhora insiste que a D. Rosa é uma excelente profissional. É tão boa que te pelo menos uma escola que vocês servem cujas educadoras, de forma regular, compram comida do próprio bolso porque se recusam a servir o lixo que vocês mandam... É, isto foi visto por pessoas da minha extrema confiança, idóneas... professoras a recusarem-se a dar o que vocês mandam para crianças pequenas!

Reflita!

A D. Rosa pois ela está para uma boa cozinheira como eu para uma estrela Michelin!

Agora mais factos concretos acerca das ementas que tanto relutou em me enviar:

No dia 4 de março a cozinheira da escola ao ver sopa verde escura de novo, pedindo eu para evitar, ligou para alguém que lhe disse que era o único legume que podia comer! Depois de anos ainda isto?

Dia 6 de março a mesma sopa verde escura, intragável, apesar de referirem que era sopa de couve lombarda...

Dia 7 de março o feijão branco afinal era gão de bico.

Do dia 18 a 22 de março deram-lhe sempre a mesma sopa cinzenta que ela não consegue comer embora a ementa que me enviou tenha muitas variedades de legumes e nenhuma das misturas consiga dar sopa dessa cor. Com certeza não tem fotos dessas sopas, pois não? Ah, a senhora já me disse que não! Conveniente!

Sobremesas doces, que eu sempre digo que mando, vocês rejeitam mas não conseguem oferecer o que ela gosta.
Devido à restrição e seletividade alimentar, próprios desta doença, e ao que falamos nem tenho mais como argumentar a vossa postura... tanta coisa que dão, que a lei obriga, e na verdade não dão nada, mesmo tendo feito prova que recebeu os e-mails e dito que se comprometia pessoalmente a resolver isso.

Uma palavra falhada e a palavra para mim vale mais que uma assinatura.

De 25 a 27 de março a menina foi obrigada a levar a sopa de casa! Mas como é evidente que, se nem uma sopa sabem fazer, muito menos um prato adequado e tive mesmo de retirar a menina da cantina antes que ma matem! Confiança zero no seu trabalho e na empresa que representa.

Sem mais nada a dizer,

26 de abril 2024
A Gertal sabe, desde 27 de Setembro de 2022, que a minha filha não come iogurtes de nenhum tipo, inclui os de soja. Pois continua a mandar desde então. Na antiga escola era obrigada, sim, obrigada a comer os mesmos ou ficava de castigo no intervalo. Nesta escola não mas continuam a provocar a criança enviando, pelo menos 2x por semana os ditos. Rejeitamos os lanches desde o início das aulas deste ano letivo, há um mês, por continuarem a não cumprir as ementas, rejeitamos as refeições e CONTINUAM a mandar os iogurtes para a menina!

A D. Paula acha-se uma boa profissional, diz o mesmo da cozinheira que ou não sabe ler ou tem algum problema de identificação de legumes, para não falar de saber ZERO sobre alergias... e anda a Gertal a provocar uma criança que já se desvinculou destas incompetentes a ser PROVOCADA com a porcaria dos iogurtes!

Isto não é de gente normal e mostra como são más pessoas além de péssimos profissionais! Tenham vergonha! Há limites para a incompetência!
Sónia Carvalho
Sónia Carvalho está a aguardar resolução da marca