GLS
GLS Marca Recomendada

Conselhos de Segurança Atuais

Informações de fraude

Na GLS Portugal detetámos um aumento de casos em que o nosso nome e imagem de marca são utilizados para cometer fraudes relacionadas com o envio de mercadorias, principalmente em plataformas de venda de produtos em segunda mão na Internet. Deixamos-lhe algumas dicas para detetá-los imediatamente e evitar ser vítima quando se encontrar diante deles:

• Na GLS não transportamos dinheiro (moeda em curso legal), títulos ou cheques bancários.
  • Não intervimos em transações económicas de dinheiro, seja entre pessoas físicas ou entre empresas.
  • Não somos intermediários ou depositários na venda de produtos usados.
  • Não solicitamos dados de pagamento por e-mail ou SMS para criar uma conta de cliente na GLS Portugal.
  • Não utilizamos plataformas online dedicadas à venda de produtos para promover os nossos envios ou serviços.
  • Para as nossas comunicações, utilizamos o domínio de e-mail “xxxx@gls-portugal.com” ou “xxxx@gls-portugal.pt”.
  • O site oficial da GLS Portugal é gls-portugal.pt, por isso só enviamos e-mails e SMS com links que levam a ele. Informe aqui os e-mails que não atendem a essas características.
  • Cobramos apenas as despesas incorridas na gestão de envios e serviços oficiais da GLS.
  • Colaboramos ativamente com as Forças e Órgãos de Segurança do Estado para processar qualquer atividade fraudulenta no uso de nossa imagem corporativa. No entanto, na GLS Portugal não temos controlo sobre a criação destes ambientes fraudulentos, pelo que não nos responsabilizamos por despesas, sobretaxas ou pagamentos irregulares efetuados a terceiros que se façam passar por nós.

Reportar um caso

Roubo de identidade da marca GLS

Com o grande aumento que o comércio eletrónico teve nos últimos anos, as tentativas de fraude na Internet tornaram-se mais comuns e aprimoradas. Os criminosos fazem-se passar pela identidade da GLS, utilizando as redes sociais, enviando e-mails ou SMS falsos, entre outros. Geralmente, contêm solicitações de pagamento ou dados pessoais.

Além do uso fraudulento do nome e/ou marca GLS, existem casos específicos em que os criminosos roubam o número de telefone da identidade para envio de comunicações (spoofing). Nesses casos, detetados via smishing (phishing através de SMS), dificultam a identificação de fraudes e por isso pedimos que tome todas as precauções evitando clicar em acessos que chegam por via de links.

Os destinatários destas mensagens devem informar imediatamente a GLS e em caso algum devem dar cumprimento a pedidos de pagamento ou de dados pessoais. Não é aconselhável tentar desmascarar os criminosos responsáveis, pois se for uma tentativa aleatória de fraude, estará a confirmar aos criminosos que a sua conta ainda está ativa e, por isso, há uma grande probabilidade de a usarem novamente em golpes futuros.

A GLS nunca pedirá aos destinatários por e-mail para paguem qualquer quantia através de uma plataforma de pagamento online, cartão de crédito ou transferência bancária.

Evite fornecer os dados do seu cartão de crédito, fazer transferências bancárias ou fazer o download de anexos.

A GLS não se responsabiliza por danos causados por fraudes de roubo de identidade. Consequentemente, a GLS não se responsabiliza por quaisquer custos, encargos ou pagamentos cobrados ilegalmente como resultado de uma fraude.

Entre em contato connosco para relatar qualquer atividade suspeita à nossa equipa de Segurança da Informação.

Reportar um caso

Tipos de fraudes e canais de comunicação

Existem vários tipos de fraudes que usam diferentes canais de comunicação, aqui ficam alguns exemplos:

• Emails fraudulentos
  • SMS ou WhatsApp
  • Sites falsos
  • Redes sociais

A GLS é proativa no combate a estes golpes e agradecemos qualquer denúncia de atividade suspeita que possa envolver o uso da nossa marca. Informe-nos imediatamente se suspeitar que um e-mail ou SMS pode ser falso, ou se um site ou conta de rede social está fazer-se passar por nós, para que possamos tomar as medidas adequadas para impedir a fraude.

Saiba mais

Esta informação é da exclusiva responsabilidade de GLS.