Governo de Portugal
3 DGRM 84.9
Governo de Portugal22.1
  • Rua da Imprensa à Estrela, 4
  • gabinete.pm@pm.gov.pt

Governo de Portugal - Estatutos do cemitério de baleizão - atitude da presidente de tirania

mimiduarte
mimiduarte apresentou a reclamação
16 de dezembro 2022 (editada a 21 de dezembro 2022)
Exmo. Senhora Ministra da Presidência,
Lamento ter de incomodar mas nem a Camara Municipal de Beja nem a presidente da junta de Freguesia de Baleizão, nem o presidente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora das Neves tentaram ajudar-me a resolver esta questão.
Venho por este meio acusar a presidente desta junta de freguesia de abuso de poder e autoridade.
Nesta freguesia bem como nas outras a igreja e o cemitério são do povo!!!
Venho apresentar queixa pelo facto de o meu pai ter falecido a 20.09, e nós NÃO TEMOS CAMPA FAMILIAR, esta senhora recusou que o meu pai ficasse numa campa nova mais ao centro do cemitério, sozinho para prepararmos a campa para um segundo corpo e assim ficaria a campa e os mármores pagos ficaríamos finalmente com uma campa familiar.
Esta presidente puxando e exercendo abuso de poder recusou porque queria que o meu pai ficasse numa campa no final do cemitério, junto à parede mas tenho a realçar que o cemitério tem uma inclinação significativa, o que quando chove estas campas bastante antigas ficam submersas de lama, que nem corredores de acesso tem para as pessoas idosas com fraca mobilidade ou pessoas com dificuldade de locomoção ou cadeira de rodas. Considero que foi abuso de poder, tirania, sem qualquer empatia com um momento de tanta dor e sofrimento. A acrescentar que estavam 5 campas novas prontas a serem usadas na parte nova do cemitério. Eu não me importava nem estava em causa se fosse na parte nova ou velha , a questão estava na localização da campa de carater obrigatório. Soube posteriormente que fomos a 4ª familia a recusar esta campa.
As pessoas recusam porque não estão para estar sempre a limpar lama e todos os outros objetos que voam até aquele local, que é o fim do cemitério.
Irei apresentar queixa a todas as instituições ao meu alcance até ver ser feita justiça. A única opção para o meu pai ser enterrado no dia 21.09, foi termos partido a campa das minhas primas, que era do pai delas. Não me parece correto pois era a campa do pai delas e nunca será a campa do meu pai e vamos ter pagar os mármores como se fosse a campa do meu pai, quando a intenção era uma campa dupla. Pagarmos sim a campa e os mármores do meu pai onde ficaria preparado para outro corpo, no futuro.
Por favor suplico por ajuda e que seja feita justiça. Eu com esta situação fiquei paralisada e nem fui ao funeral do meu querido paizinho.
Como posso fazer ou iniciar o meu luto quando estou nesta luta incessante???

Sem outro assunto,
Sylvie Cascalheira
Data de ocorrência: 21 de setembro 2022
mimiduarte
mimiduarte avaliou a marca
31 de maio 2023

Não há ética, deontologia no tratamento de assuntos tão delicados como o que se relaciona com a morte dos nossos ente queridos.