11.3
3 Hoffman 78.2
Grafipronto11.3

Grafipronto - Incongruências nos preços praticados

Mara santos
Mara santos apresentou a reclamação
12 de dezembro 2017 (editada a 16 de dezembro 2017)

Confiei na Grafipronto do Shopping Cidade do Porto e, além de ter pago um valor que até agora não consigo perceber, o trabalho foi mal feito. Precisava de uma encadernação a quente com lombada e eles não a fizeram, o que fez com que me atrasse na entrega do trabalho.

Mas, o problema aqui em questão prende-se com a informação confusa dada pelos trabalhadores da loja.

Antes de mais, no domingo visitei o site da grafipronto para calcular quanto dinheiro poderia gastar com a impressão e a encadernação do trabalho. Como no site constava o valor da impressão (0,03€ a preto e branco; 0,13€ a cores), e sabendo de ante mão que o valor da encadernação era de 5€, o valor calculado rondava os 160 euros. Contudo, o montante que paguei foi bem superior (quase + 100€). Isto porque, e segundo o que os funcionários da loja alegam, os preços que estão disponibilizados no site destinam-se apenas para compras/encomendas online, e que, portanto, os valores da loja são diferentes. Em lado nenhum do site refere que os preços disponibilizados são apenas para compras online. A verdade é que no dia seguinte a ter ido à loja, data da presente queixa, consultei novamente o site e os preços foram actualizados para os que me foram cobrados na loja (0,10€ preto e branco; 0,25€ cor). Na loja explicaram-me que este valor diminui consoante o número de páginas imprimidas, sendo que paguei 0,07€ pelas impressões a preto e branco e 0,22€ pelas fotocópias a cores (colocar número de páginas).

Para piorar a situação, já tinha entrado em contacto com a loja e referi que os preços de uma outra gráfica da concorrência seriam absurdamente caros e a pessoa que falou comigo, via telemóvel, disse para não me preocupar porque lá seriam mais baixos em relação aos preços que tinha exposto.

Confrontada com tal facto a funcionária com quem falei ao telemóvel, e que estava na loja no dia em que fui buscar o trabalho encomendado, negou tudo e disse que nunca foi falado nada sobre os valores.
Quando disse aos funcionários que deviam alertar os clientes de que os valores do site não são os mesmos que a loja (não sei onde é que isso está escrito) ainda me disseram que não é obrigação deles, que sou eu que tenho que perguntar. Ora, a questão é que já tinha falado com uma funcionária que me disse que os preços eram mais baixos em relação aos preços da concorrência (...) o problema é ter de lidar com o mau carácter e desonestidade de certas pessoas.

Ainda me cobraram 5€ por cada 10 minutos que dispensaram a realizar a encadernação. Mais uma vez, não sei onde está estipulado que cada encadernação são 10 minutos e, portanto, 5€. Anexo recibo como comprovativo.

Até agora ainda não consegui perceber quais os preços que a loja pratica.

Data de ocorrência: 12 de dezembro 2017
13 de dezembro 2017

A Grafipronto não dá orçamentos por telefone nem por facebook é tudo por escrito: via email e com folha de obra detalhada para confirmação dos clientes já para evitar este tipo de narrativa.
Solicitou orçamento ou simplesmente mandou executar o trabalho?
A Grafipronto tem uma tabela de preços disponivel e visivel mesmo no balcão de cada loja, regra.
Se usa a internet e conhece a diferença entre um e-commerce e uma loja fisica já devia saber que em nenhum lado essa suposição de preços é real e muito menos desonesta por parte das empresas. A Grafipronto até podia mudar os preços do site todos os dias tal como acontece como tantos outros sites ex. portais de alojamento e viagens. O facto da Sra.Mara não perceber as diferenças não lhe confere o direito de chamar desonesto seja a quem for.
A Grafipronto atende em média 12mil clientes por mês e em Portugal, não estamos na China onde se faz tudo sem regras e por 10 centimos com mão de obra de 3 centimos. Grafipronto tem despesas Portuguesas paga impostos Portugueses e salários Portugueses tal como todas as empresas que trabalham em Portugal. Talvez na china consiga fazer o seu trabalho por 3 cent durante um fim de semana e num shopping mas mesmo ai tenho algumas duvidas.
Portanto se lhe cobraram e está na fatura repito FATURA e não RECIBO é porque existe uma tabela de preços e como tal os colaboradores são obrigados a respeitar as normas estabelecidas.
E deixo também um apelo a que seja honesta em relação ao seu trabalho porque a Grafipronto corrigiu a sua tese com lombada tal como corrige todos os erros que comete para que nenhum cliente seja prejudicado pelos nossos erros. Só não trabalhamos nem de graça nem ilegalmente como alguma da concorrência.
Cumprimentos

13 de dezembro 2017

obrigada, mas esse palavreado já eu levei. Leia bem o que escrevi sff. Uma das funcionárias disse que os preços seriam mais baixos que noutra loja que eu indiquei.

13 de dezembro 2017

muito estranho os preços terem sido alterados no dia a seguir ao problema. Enfim...

13 de dezembro 2017

Corrigiu o trabalho porque foi confrontada com o facto de eu estar atrasada para a entrega. No talão foi cobrada a lombada, mas a verdade é que se esqueceram. Mas que azar o meu, já viu?

14 de dezembro 2017

Compreendo, é mais fácil culpar a 'funcionária' e insinuar que foi burlada.
Cumprimentos

14 de dezembro 2017

Já vi que é fã da Grafipronto. Faça o favor e não fale do que não sabe.

Não estou a culpar ninguém, mas a partir do momento que uma funcionária me diz que os preços são mais baixos do que na concorrência, parto do pressuposto que é para confiar. Pelos vistos não.

Na loja indicaram-me que seria mais barato se fosse feita encomenda através do site. Deixou de o ser no dia seguinte quando alteraram os preços expostos online para os preços que me praticaram na loja.

Passe uma boa tarde.