57.5
Amatoscar - Comércio Automóvel, S.A.
  • Av. Francisco Fino, Nº17
    7300-053 Portalegre
  • geral@amatoscar.pt

AMatosCar - Não tem consideração pelos seus clientes

AM Frazão apresentou a reclamação
5 de novembro 2018

Se se considera uma pessoa de sorte, esqueça esta reclamação, mas se é como todos nós, em que uns dias temos sorte, outros temos azar, é melhor ter cuidado quando for comprar uma viatura na AMatosCar.

Observe toda a papelada e não acredite no que lhe dizem. Peça sempre por escrito tudo o que lhe disserem. É uma empresa que não tem consideração nenhuma pelos clientes.

Aqui vai a minha reclamação:

(Esta reclamação foi enviada para quem é responsável pelas reclamações na AMatosCAR, nos dias 08-08-2018 e 29-08-2018, até hoje, 05-11-2018, nunca recebi uma mensagem sequer. Os nomes apresentados nesta reclamação foram abreviados para proteger a identidade dos mesmos, mas a AMatosCar sabe quem são.)

No princípio de Agosto 2017, após ter falado com o Chefe de Vendas, o Sr. J.D., decidi comprar um Opel Karl (matrícula : xx-xx-xx) no stand da AMatosCar de Portalegre, na Rua Alexandre Herculano. O senhor J. D. convenceu-me a comprar o carro com a argumentação sobre a qualidade da viatura, como também, que além da garantia de dois anos da Opel, tinha também o primeiro e o segundo ano de revisão gratuita na AMatosCar, e ainda acrescentou, que me oferecia um adaptador duplo USB para o isqueiro no carro.

Após a aprovação do crédito, acordámos que o carro seria entregue na segunda-feira, 21 de Agosto.

Mais tarde, recebi uma chamada do senhor J.D., a perguntar-me se eu autorizava que o carro fosse usado numa promoção que a AMatosCar iria fazer no Festival do Crato 2017, festival esse que começava no dia 21 de Agosto. Respondi ao Sr. J.D. que não queria que o carro fosse usado no festival e ele reforçou que entregaria então o carro na Segunda-Feira 21 de Agosto.
Com base nisso, fiz o seguro com data de inicio na Segunda-feira, dia 21, (como é fácil de verificar junto da seguradora), a contar que o carro me fosse entregue nesse dia.

No dia 21 fiquei à espera da chamada do Sr. J.D. para acordarmos a hora de entrega do carro. Por volta das 15h00 e já farta de esperar, telefonei para o stand e fui informada que o carro só podia ser entregue na quarta-feira dia 23. O carro foi-me entregue no dia 23 com mais 200km no conta-quilómetros. Por coincidência o Festival do Crato 2017 durou de 21 a 23 de Agosto.

O adaptador de USB também nunca me foi entregue nem a segunda chave, esta última tive que ir busca-la ao stand. Decidi esquecer estas tropelias, ou dar menos importância, porque achei que se deviam a lapsos.
Mas no dia 3 de Agosto 2018, fui com o carro fazer a 1ª revisão na AMatosCar e para minha surpresa, foi-me apresentada a factura da revisão no valor de cerca de 145 euros. Perguntei ao responsável se havia algum erro, visto que me tinham dito que a 1ª e 2ª revisão eram gratuitas. O responsável confirmou que não havia erro nenhum, nada no sistema indicava o contrário.

Na terça-feira, dia 7 de Agosto, falei com o senhor L.N., gerente de pós-venda, no stand na Rua Alexandre Herculano em Portalegre, onde o carro foi comprado, que após várias verificações me disse, que o carro não tinha nenhuma promoção, e que assim sendo, não tinha direito a revisão gratuita. E mais acrescentou, que o funcionário em questão, o Sr. J.D., já não trabalhava para a AMatosCar, e que tinha sido dispensado pela administração porque tinha causado alguns problemas. E que eu devia ter verificado se essa promoção estava discriminada na factura. Pois, eu nunca recebi a fatura do carro, porque no caso em que existe um crédito o banco fica com a factura.

Se o funcionário deu problemas à empresa, é da responsabilidade da mesma sinalizar essa situação, e tentar perceber junto dos clientes que lidaram com o funcionário, se houve mal-entendidos ou uma conduta menos correcta por parte dele, e compensar os clientes se houve expectativas defraudadas. Isto seria o correcto comportamento numa empresa normal e preocupada com os seus clientes. Mas esse tipo de tratamento não acontece na AMatosCar.
Pois aquilo que eu ouvi do senhor L.N., foi uma atitude de desresponsabilização, argumentando que a AMatosCar não tinha culpa de ter tido um chefe de vendas que agiu incorrectamente com o cliente fazendo falsas promessas. Diga-se de passagem, um gerente de pós-venda com muita pouca vocação para o trabalho que desempenha.

Concluindo, eu escolhi a AMatosCar por parecer ser uma companhia séria, evitando assim, e usando uma expressão popular: ter um olho no “carro” e outro no cigano, mas o que encontrei foi uma empresa que factura com funcionários desonestos, que depois os dispensa e diz que a culpa é do funcionário sem escrúpulos e do cliente.
Não cumpriram aquilo que acordaram e fugiram às suas responsabilidades por 145 euros.
Eu repito, por 145 euros!!!

Tudo vale para a AMatosCar, inclusive, violarem as regras da protecção de dados. (RGPD). Eu disse, na altura em que comprei a viatura, que não dava autorização para que o meu contacto de telemóvel fosse usado para marketing. Pois, continuam a enviar marketing para o meu telemóvel. De certeza que não serei a única e que muitas pessoas recebem SMS da AMatosCar para os quais não deram autorização.

Data de ocorrência: 5 de novembro 2018
AMatosCar
Exma. Sra. Ana Frazão,

Queremos desde já agradecer o seu contacto.

Relativamente à questão que nos apresenta, gostaria de questionar para que contacto (telefónico/e-mail/carta) dirigiu a reclamação nos referidos dias?

No que diz respeito à reclamação em si, quero desde já lamentar o sucedido. Estamos neste momento a analisar internamente a situação e responderemos, via Portal da Queixa, tão breve quanto possível. Agradeço desde já a sua compreensão.

É apanágio do Grupo A MatosCar a total satisfação dos seus clientes, pelo que quero assegurar-lhe que não é de todo prática este tipo de situação. Agradecemos, por esse motivo, o precioso feedback dos nosso clientes, para que possamos melhorar diariamente a nossa prestação e tratamento para com todos os nosso clientes, que tanto estimamos.

Em relação ao que indica relativamente ao Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD) - desde que este regulamento entrou em vigor que o Grupo A MatosCar tem feito todas as diligências para salvaguardar a protecção de dados dos seus clientes, obtendo diariamente todas as autorizações para contacto (ou não contacto), tendo também criado para este efeito um departamento especializado no tratamento dos respectivos dados. Desta forma, informo também que a Sr.ª Ana Frazão nos deu a sua autorização no passado dia 03 de Agosto (autorização em anexo, de forma privada, para salvaguardar a privacidade dos seus dados). Caso pretenda revogar a sua autorização, ou alterar/solicitar a remoção dos seus dados, deverá enviar um e-mail para privacidade@amatoscar.pt. Mais informo que, caso deseje solicitar a remoção dos seus dados também na OPEL Portugal, deverá exercer o seu direito através do e-mail privacyrights@opel.com, conforme consta na autorização anexa.

Miguel Rasquinho
Departamento de Apoio ao Cliente
5 de novembro 2018

Quanto ao endereço de email, telefonei para a AMatosCar e quando pedi a morada electrónica para a qual dirigir a minha reclamação, foi-me dado o endereço seguinte: paulamatos@amatoscar.pt.
Como pode verificar no ficheiro anexado os IDs das mensagens de Gmail enviadas para este endereço.

Na primeira mensagem que enviei, recebi uma resposta automática a informar que a senhora se encontrava de férias até ao dia 19 de Agosto. Por não ter sido contactada, reenviei a mesma reclamação, no dia 29 de Agosto para o mesmo endereço que me tinha sido indicado.

Em relação à protecção de dados, no dia 3 de Agosto, dia em que a 1ª revisão foi efectuada, facultei o meu contacto telefónico a pedido do senhor responsável pela revisão (salvo erro, o Sr. António Garção). O mesmo senhor, garantiu que o número seria apenas usado para me contactar sobre a revisão e manutenção do carro e que não seria para efeitos de marketing. Fiz essa pergunta ao senhor, porque é política minha, não permitir que o meu telemóvel seja usado para fins publicitários.
Esta resposta tem um anexo privado
20 de dezembro 2018
No dia 29 de Novembro 2018, o senhor L.N. da AMatosCar, ligou-me para agendar uma reunião com o administrador. Esta ficou marcada para o dia 3 Dezembro pelas 16:00. Esta reunião foi confirmada ao telefone pelo senhor L.N. várias vezes na 6ªfeira anterior à reunião.

Não sei qual era o motivo da reunião, mas tudo indicava que o assunto fosse a reclamação apresentada por mim, visto que, desde que fui enganada por esta empresa nunca mais tive qualquer contacto com estes senhores a não ser através do Portal da Queixa.

No dia 3 de Dezembro, pelas 15:55, compareci nos serviços administrativos da AMatosCar em Portalegre, para ter a tal dita reunião com o tal dito administrador.

Não fiquei espantada, pois nada vindo da AMatosCar me espanta, quando após 15 minutos à espera, descobri que o administrador não estava no local.

Resumindo, o cliente faz a gentileza de se deslocar às instalações da empresa que teve um conjunto de comportamentos incorrectos e é recebido desta forma, sem consideração nenhuma.

Até hoje, não houve mais contacto, quanto mais não fosse um pedido de desculpa pelo lapso de não comparecer a uma reunião por eles próprios agendada.

Estes senhores gozam com os clientes.
10 de setembro 2019
A AMatosCar não fez qualquer tentativa de resolução do problema desde a minha última mensagem aqui no portal.
10 de setembro 2019
Mais acrescento que eu não alterei o estado da reclamação para resolvido. Um erro do portal?
11 de novembro 2020
Continuo a "aguardar" um contacto.