51.5

Hi-techwonder - Recusa de activação da garantia

Valter Ramos
Valter Ramos apresentou a reclamação
16 de julho 2021
No dia 14 de Julho, dirigi-me à loja hi-techwonder para levar um flash para reparação, visto ter queimado durante a utilização normal a que se destina. O artigo foi comprado em Novembro de 2019, estando ainda a meses do final da garantia dada a todos os produtos adquiridos em Portugal (2 anos).

Foi-me dito que o flash já não estava coberto pela garantia, pois "para profissionais a garantia é apenas de 1 ano". No entanto, o flash foi adquirido em nome pessoal, com o meu NIF pessoal e não em nome de empresa.

Tenho atividade aberta como trabalhador independente sim, mas como realizador de conteúdos de vídeo (como consta no meu CAE), sendo essa, de facto, a minha profissão e não a de fotógrafo - o trabalho fotográfico que realizo recorrendo ao flash adquirido é amador, em contexto de lazer e, evidentemente, para uso pessoal.

Depois de terem recusado a activação da garantia para este artigo, foi-me sugerido pelo funcionário da hi-techwonder dirigir-me ao importador da marca do equipamento (Comercial foto) e tentar accionar lá a garantia.

Assim fiz: dirigi-me ao importador, onde fui muito bem atendido e onde me foi dito que não podiam receber o flash, já que este não tinha sido adquirido pela hi-techwonder através da Comercialfoto. Sendo eles são os importadores e representantes da marca no nosso país, o equipamento terá sido comprado fora de Portugal. Foi-me dito, também, que da parte deles a garantia não seria problema pois como foi comprado em nome pessoal e para uso pessoal e dado o estado do mesmo não revelar um uso intensivo, este tem garantia de 2 anos, como qualquer outro equipamento eletrónico adquirido em Portugal.

Contudo, neste caso teriam de cobrar a reparação, porque, como referi acima, este não foi comprado pela hi-techwonder à Comercialfoto, não tendo eles registo do produto, muito menos como accionar a garantia em causa.

Sou videógrafo profissional, entusiasta de fotografia. Como tal, já adquiri equipamento da loja diversas vezes.
Esperava ser mais bem acolhido neste contratempo (mau funcionamento/ avaria do flash) e, acima de tudo, ter sentido que havia interesse ou vontade de resolver a questão pendente, para satisfação de todos (minha e da entidade em causa).

Tudo se resume a uma falha grave no apoio ao cliente e na assistência técnica que alteraram por completo a minha visão sobre a loja e, acima de tudo, a confiança que tinha em dois pilares fundamentais: na transparência e na honestidade nos compromissos que estabelecem na relação de venda com o consumidor.

Tudo isto me deixou profundamente desiludido, ludibriado e dificilmente voltarei a ir à loja adquirir o que quer que seja.
Data de ocorrência: 16 de julho 2021
Hi-techwonder
Exmo. Sr. Valter Ramos,

Antes de mais, aproveitamos a presente situação para publicitar as suas páginas:
Temos plena noção de quais são as nossas obrigações legais, pelo que, reiteramos a nossa afirmação inicial de que o seu equipamento não se encontra abrangido pela garantia, já que se tratou de uma venda efectuada a um profissional. Se assim não fosse, independentemente do fornecedor/importador, que no caso da marca em causa são vários, teríamos “olhado” para o artigo e dado início a um processo de reparação/troca em garantia. No entanto, visto que o artigo em causa já não se encontra abrangido pela mesma, foi-lhe fornecido o contacto de uma das empresas que efectua reparações de material da marca em causa, na eventualidade de decidir solicitar um orçamento para a reparação do mesmo.
O Decreto-Lei 84/2008 de 21 de Maio estabelece um prazo de 2 anos de garantia para os bens móveis, cujos contratos de compra e venda tenham sido celebrados entre profissionais e consumidores. No mesmo, define-se como “consumidor “aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços, ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios...”.
Apoiamo-nos em factos, e, impendentemente das suas páginas profissionais, nas quais alega ser um “fotógrafo” e que facilmente poderão ficar offline, a situação fiscal do seu NIF “pessoal”, constante na sua factura de compra, facilmente consultável e acessível no site da AT, faz de si, não um “consumidor”, mas um trabalhador independente/ prestador de serviços/ profissional que exerce uma actividade económica que, em princípio, visa a obtenção de benefícios. Um "trabalhador independente" não é um "consumidor". O prazo de garantia legal para bens adquiridos por profissionais/empresas é de apenas 6 meses, no entanto, nós damos 1 ano.
Independentemente da sua descrição facciosa dos acontecimentos, já que quando nos comunicou o problema no seu flash fez questão de mencionar que este deixou de funcionar a meio de um "trabalho" e que tinha urgência na reparação do mesmo, pois necessitava do artigo também para um "trabalho", a nossa decisão no que respeita a este assunto é irrevogável, salvo se recebermos uma notificação em contrário por parte da entidade reguladora competente, situação em que, prontamente actuaremos de acordo com o disposto pela mesma.

Equipa Hi-Techwonder
Valter Ramos
16 de julho 2021
Agradeço a vossa resposta e a publicidade à minha página, acontece que o facto de ter uma página de fotógrafo não indica que a minha actividade profissional seja a de fotógrafo, como já mencionei, a minha atividade profissional e o meu CAE profissional referem-se a criador de conteúdos de vídeo, e realização de vídeo. Se tivesse comprado o flash com NIF de uma empresa, aí sim, não haveria qualquer dúvida em relação à garantia ser apenas de 6 meses.

Em relação a este vosso argumento:
‘’No entanto, visto que o artigo em causa já não se encontra abrangido pela mesma, foi-lhe fornecido o contacto de uma das empresas que efectua reparações de material da marca em causa, na eventualidade de decidir solicitar um orçamento para a reparação do mesmo.’’

Não foi, de todo, isso que me foi dito, passo a citar o que o vosso funcionário me disse: ‘’Vá lá ao importador a ver se passa.’’

Ou seja, disseram para ir lá ver se o importador assumia a garantia, o que teria acontecido se o flash tivesse sido adquirido por vós cá em Portugal e ao importador portugês, o que não foi o caso.

Este flash em especifico, não foi utilizado em contexto profissional e não faz sentido não ter direito a 2 anos de garantia apenas por eu ter atividade aberta como trabalhador independente, pois se assim fosse, qualquer equipamento que eu adquira só terá 1 ano de garantia, seja, por exemplo, um frigorífico para a minha casa, uma televisão, ou qualquer outro equipamento para uso pessoal.

Compreendo a impossibilidade de provar se o uso do flash foi profissional ou amador, visto eu ser profissional da área da imagem e comunicação e será sempre a minha palavra contra a vossa em relação ao que foi dito. O que me deixa mais chateado foi a atitude e postura que tiveram no pós venda, sendo eu cliente de vários anos, e terem-me dito para ir ao importador ver se ''passava'', sabendo vocês que o flash não tinha sido comprado a esse mesmo importador.