Sociedade Comercial de Móveis Lda

Hiperdecor - Pedido de devolução

Norberto Lima
Norberto Lima apresentou a reclamação
4 de julho 2013

No dia 14 de Julho efectuei uma encomenda/compra de uma mesa de centro no valor de 340 euros. No acto da encomenda foi pago o montante de 100 euros como sinal que foi exigido e, posteriormente, numa das tentativas de entrega outro pagamento de 120 euros. Quando da primeira entrega do produto, verificou-se que o mesmo não se encontrava em conformidade com o encomendado e, como tal, a mesma não foi aceite no acto de entrega para ser corrigida. De acordo com a Hiperdecor iriam resolver a situação. Ao longo de meses existiram duas novas tentativas de entrega em que o produto foi sempre devolvido por continuar com defeitos e desconformidade com aquilo que se pretendio: Primeiro: Produto era composto por 2 peças separadas que se encaixavam e foi entregue com estas duas peças aparafusadas impossibilitando o desencaixe. Segundo: tentaram disfarçar os furos indevidos na madeira (que fizeram para juntar indevidamente as duas peças) com uma massa castanha que se desfazia pela madeira ao passar o dedo ou pano de limpeza. Terceira: a base da mesa (lateral esquerda e direita) estão agora danificadas, existindo falta de madeira como se tivesse existido algum embate) Neste momento considero que, todo o transtorno causado pelas tentativas de entrega de um produto com defeito, que me obrigaram a disponibilizar do meu tempo pessoal e profissional para o receber e os contactos telefónicos efectuados ao longo de 4 meses na tentativa de resolução da situação, não fazem parte do produto comprado, visto que o encarecem e o desviam do proposito contratado (produto adquirido, entregue nas condições contratadas e terminado o processo de compra aqui). Compreendendo que poderão existir algumas falhas, concordei durante este tempo com a possibilidade de correcção do produto, de modo a que o mesmo pudesse ser entregue em conformidade com o que se desejava, quer fosse pela entrega de um novo ou pela reparação/reposição do produto na sua original forma. Após as 3 tentativas e todo o tempo passado, o produto já não satisfaz a intenção original sobre o qual foi adquirido, tendo em conta todo o tempo passado, e transtorno causado pelo que me sinto lesado em todo este processo de compra Considero, como tal, que toda esta situação se deve a incumprimento por parte da Entidade Vendedora em entregar o produto adquirido como novo, tal como pretendido, e á incapacidade da mesma de restituir/reparar a situação por si causada. Verifica-se ainda que o produto foi entregue pelos funcionários sem que tivesse existido verificação, por parte da empresa, do que era para corigir que evitaria ter-me causado mais transtornos em me disponibilizar para o receber com defeitos. Sendo que a entidade vendedora não estava a conseguir entregar o produto nas condições pretendidas passados 4 meses (que já nem se pode considerar como sendo um produto novo) e após as varias reparações ao mesmo, e de modo a minimizar todo o transtorno que me fora causado por contactos telefónicos/custos e transtorno pessoal/ profissional, tentei acordar o pagamento de 50% do valor em falta e aceitar mercadoria. Nesse contacto telefónico, foi-me indicado que iriam analisar a situação e me contarariam. Contactaram-me e indicaram que apenas poderiam reduzir o valor de 20€, ao que não concordei, por inclusive, considerar uma ofensa esta proposta, tendo em conta que ja teria pago o montante inicial da mesma e não estar a usufrir do produto, e por todos os custos causados por contactos telefonicos, deslocações a loja e alterações a nivel pessoal e profissional para receber o produto. Ficaram novamente de me contactar no dia seguinte com uma resposta relativamente aos 50%. Sem qualquer contacto no dia seguinte e mais uma semana se passa a aguardar resposta. Novamente contacto com a entidade vendedora em que me foi indicado após conversação telefónica iriam aceitar os 50% ao que indiquei que passado mais uma semana já teria que pensar na situação e que a resposta que deveriam dar seria no dia seginte e não passado uma semana. Após avaliar toda a situação e tudo o causado, o produto já não satisfaz de todo o propósito sobre o qual foi adquirido e encontra-se muito aquém das condições sobre o qual foi adquirido pelo que informei a entidade vendedora que pretendia a devolução do valor já pago e cancelar a compra. Nem me é possivel considerar que seja uma devolução do produto visto que o mesmo nunca foi entregue de modo a ficar na minha posse como adquirido, pelo que considero que ainda nem deu inicio ao prazo para devolução, visto que que desde o pagamento inicial até hoje nunca usufruiu do produto. Por parte da entidade vendedora quando das cerca de duas deslocações a loja após ter sido informada do pertendido, foram sempre colocados entraves a devolução com a indicação que de a "patroa" não estava, quem tinha o dinheiro para devolução era só a patroa e não existia mais ninguem com capacidade para resolver a situação. Numa ultima deslocação a loja,sexta-feira dia 29-12, a patroa já estava no local, mas agora, de acordo com a mesma, já não era ela, mas sim o patrão e para voltar na segunda feira que ele estaria. Acordamos que ele estivesse no local no dia seguinte para se proceder a devolução. Neste mesmo dia sou contactado cerca das 21h15, hora que não considero apropriada para contactos desta natureza, por um senhor que se dizia ser sócio da entidade vendedora para me informarem que não iam devolver o dinheiro, em tom agressivo e imperativo, quase de ameaça, indicando que me queria ver "cara a cara" e se eu quiser para aparecer com a policia que não iriam devolver dinheiro Não se pode considerar comportamento adequado por parte da Entidade Vendedora que mais uma vez interfere de modo negativo e a não pretender reparar os danos causados. Informei que iria como combinado no dia seguinte para solicitar devolução e caso mantivesse a sua posição iria solicitar livro de reclamações. Por todo o exposto pretendo a devolução do valor ja pago, que me está a ser recusado pela entidade Vendedora, retendo o valor ja pago e o produto ao longo de 5 meses. Agradeço análise da situação visto ter dispendido de valores para poder usufruir do produto em determinado momento como novo e de acordo com um valor especifico e neste momento o mesmo, por todo o exposto não se encontra em conformidade com a pretensão de compra. Sendo toda esta situação causada por erro da entidade vendedora considero deverá ser a mesma responsabilizada pela sua incapacidade e não o comprador que já foi lesado em todo este processo de compra e pelo comportamento da entidade vendedora. Em último, considero uma grande falta de respeito e consideração por parte da entidade vendedora, no momento em que redigi a reclamação no livro de reclamações, o tom agressivo, ameaçador, sem qualquer tipo de educação e má formação com que falavam entre eles e, por outro lado, o facto de começarem a falar uma outra língua que não o português, com o objectivo dos clientes que estavamm na loja (e eu próprio) não perceberem o que estavam a falar entre eles. Pretendo a devolução integral de todo o valor dado (220euros) para o produto porque neste momento não tenho o produto nem com nem sem defeito. Nos dias de hoje este tipo de comportamento por parte do comerciante parece-me de todo insustentável. Agradeço a vossa atenção e ajuda. Atentamente, Norberto Lima. Nota:A resposta dada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica informou-me que " (...) atendendo às disposições legais (...) a matéria do objecto da reclamação insere-se no âmbito das relações contratuais privadas, cuja apreciação não cabe nas competências da ASAE (...) pelo que não obtive qualquer tipo de ajuda neste sentido.

Data de ocorrência: 4 de julho 2013
Hiperdecor
18 de setembro 2017
É lamentável , que um assunto que está resolvido desde princípios de 2013, há quase 5 anos , ainda continua a constar no Portal.
Agradecemos que tenham bom senso .

Não faça aos outros , aquilo que não gostava que lhe fizessem a si.

Venham visitar a Hiperdecor , vale a pena !!!