HomeAway UK Limited
  • legal@homeaway.com

HomeAway - Fraude

João apresentou a reclamação
24 de julho 2019

Peço a v/ atenção para a plataforma de reservas de alojamento online HomeAway.
No passado mês de Junho mais concretamente em 18 de junho de 2019 fui vítima de uma fraude na reversa de um alojamento para 4 dias em Paris através do site da HomeAway. Após várias pesquisas por um alojamento encontrei um que ía de encontro às minhas necessidades e espectativas e resolvi efectuar a reserva para dia 13 de Julho de 2019.
Ao consultar a página relativa ao alojamento procedi a reserva como indicavam na mesma, contactar o gestor da propriedade através do endereço de email que vinha na página, assim o fiz. Enviei um email para marcar a reserva ao qual ainda no mesmo dia recebi uma resposta afirmativa da reserva pedindo dados relativos à minha pessoa (nome, email, nacionalidade…) ao qual respondi com o solicitado. De seguida recebi outro email indicando que a reserva estava efectuada para as datas pretendias e para proceder ao pagamento através de uma transferência bancária, achei estranho pois em outras plataformas nas quais já efectuei reservas foi sempre através de cartão de crédito, mas lá o fiz. Passado um dia recebi um outro email do endereço “invoice@homeaway-payment.com como sendo a fatura e o comprovativo da reserva. Fiquei contente uma vez que em princípio as minhas dúvidas acerca do pagamento eram infundadas.
Já em Paris contactei o gestor dizendo a que horas chegaria ao alojamento e como teria de proceder para efectuar o check-in, foi quando começou o PESADELO.
O tal gestor não respondia a nenhuma das minhas comunicações ao qual fui obrigado a contactar a ajuda ao cliente da Homeway para perceber como teria de proceder. Após várias insistências e horas ao telefone a tentar contactar o apoio ao cliente da HomeAway o mesmo indicou-me que tinham pena mas tinha sido vítima de uma fraude, que não havia nenhuma reserva em meu nome nem sequer o alojamento com o número de registo 7493993892761 para o qual fiz a reserva existia no portal da HomeAway e que não podiam fazer nada!
Perguntei se podiam passar para o departamento de reclamações para me ajudarem numa eventual alteração de reserva e disseram-me que o mesmo só funcionava de segunda a sexta-feira das 09h00 às 18h00!
Sendo um sábado e não tendo onde dormir com os meus filhos resolvi que seria mais sensato reclamar depois de arranjar um sítio para dormir!
Voltando na segunda-feira novamente ao contacto com o apoio ao cliente e novamente após horas ao telefone disseram-me que não podiam fazer nada porque tinha feito a minha reserva e pagamento por fora do site da HomeAway ao qual respondi que só fiz o que indicava na página do alojamento.
Deste modo é meu dever informar outros potenciais clientes que tenham muito cuidado se pretenderam efectuar reservas através do site HomeAway uma vez que os mesmos em vez de acautelar/prevenir os seus sites de ataques de criminosos preferem sacudir a água do capote respondendo aos seus clientes “TEMOS PENA”!

Data de ocorrência: 24 de julho 2019
Vrbo
26 de julho 2019
Estimado João,
Agradecemos o seu contacto com a HomeAway Portugal e lamentamos profundamente o facto de se ter deparado com esta situação desagradável na reserva da sua propriedade para férias. Apresentamos as nossas mais sinceras desculpas pelo incómodo causado e pela forma como esta situação afetou a sua viagem.

Analisámos as comunicações por e-mail fornecidas e confirmamos que esteve em contacto com um criminoso online que fingia trabalhar connosco.
Consultamos no nosso sistema o seu endereço de e-mail mas não encontrámos nenhuma correspondência, o que confirma que o ponto de partida desta reserva não através da plataforma HomeAway,
de modo que essa fraude foi iniciada desde fora do nosso site, aconselhamos vivamente que contacte a plataforma onde iniciou o contacto e denuncie o mesmo.

Além disso, gostaríamos de denunciar este incidente com o objectivo de eliminar o domínio fraudulento.
Se possível, disponibilize-nos a conversa com o criminoso online através dos e-mails que tem trocado com o nosso Departamento de Qualidade e Segurança porque o que nos enviou não conseguimos abrir.
De acordo com nossos Termos e Condições, somos um mercado online que traz proprietários e viajantes juntos e pagamentos por cartão de crédito corresponde ao método mais seguro, seguido do Paypal. A transferência bancária ou, cheque correspondem também a métodos de pagamento habitualmente aceites por parte dos Proprietários. Recomendamos que nunca efectue pagamentos via Western ou Moneygram, dado que estas formas de pagamento são impossíveis de rastrear. Evite enviar transferências de dinheiro a pessoas terceiras, cujo nome, país de residência ou, conta bancária sejam diferentes do indicado no anúncio.

Graças a sua opinião futuros hóspedes podem beneficiar de uma experiência melhorada.
Se tiver mais alguma questão sobre este assunto, não hesite em contactar-nos.
29 de julho 2019
Como devem compreender o teor da vossa resposta não me satisfaz minimamente uma vez que segue a linha das anteriores "Lamentamos mas...., Temos pena mas.....".
A questão é muito clara para mim e vou voltar a tentar divulgar o máximo possível.
A vossa página/s do vosso dominio foram alvo de um "criminoso online" como referem mas certamente que a culpa não será dos potenciais clientes, certo?
A página da qual fui alvo de BURLA tinha o seguinte endereço "https://www.homeaway.pt/arrendamento-ferias/p1803759a" à qual neste momento já não é possivel aceder penso eu devido à vossa intervenção mas no dia 13/06/2019 (dia de entrada no apartamento) ainda estava activa, portanto desde a reserva a 18/06/2019 até 13/07/2019 são no mínimo 25 dias em que qualquer potencial cliente poderia fazer uma reserva e desta forma ser mais um BURLADO!.
Sabemos que os negócios de vendas e reservas online estão sugeitos a acontecimentos deste género mas uma página com o endereço "https://" significa para os clientes uma segurança adicional mas ao que parece existem detentores de negócios online que NEGLIGENCIAM este princípio e preferem pedir desculpas em vez de evita-las!
Volto a enviar toda a documentação como solicitado relativa a este negócio FRAUDULENTO.
Fico a aguardar uma resposta.
João avaliou a marca
29 de novembro 2021

Caro João, já me ajudou com esta sua declaração/reclamação. Estava prestes a colocar uma reserva através deste site. Obrigado pela ajuda.

João Autor
20 de agosto 2019

Olá Carlos Pinto,
Como em tudo é necessário sempre um pouco de sorte o que não foi o meu caso nesta situação. Sou um fervoroso adepto de compras/reservas online e não vai ser este acontecimento que vai demover mas é necessário ter muita atenção até para sites de renome internacional mas com muita pouca responsabilidade da maneira como gerem o negócio, enfim! Com a Homeaway nunca MAIS! E enquanto não assumirem e melhorarem o apoio ao cliente irei sempre passar palavra para terem muito cuidado com a HOMEAWAY! Agradecido

Estimado João,
Agradecemos a sua colaboração nesta questão.

Podemos confirmar que o proprietário/gestor do anúncio contactado foi banido da nossa plataforma, e de nenhuma forma poderá voltar a publicar connosco.
A nossa equipa de Segurança verifica cuidadosamente os anuncios publicados, no entanto, a colaboração dos viajantes é indispensável para o correto funcionamento da nossa plataforma.

Lamentamos informar que as reservas e pagamentos efetuados fora da nossa plataforma estão excluídos da cobertura Garantia Reserve com Confiança. Pode verificar os Termos e Condições de dita Garantia acedendo no sgeuinte link: https://www.homeaway.pt/info/quem-somos/informacao-legal/termos-condicoes/garantia-reserve-com-confianca/

Sugeremos que contacte com a sua entidade bancária a fim de obter assistência na recuperação dos seus fundos.

Lamentamos sinceramente o que aconteceu e estamos muito desapontados por constatar que ocorreu no nosso website.
Compreendemos o quão frustrante esta situação desanimadora tem sido para si e reiteramos o nosso pedido de desculpas.

Já tinha ouvido falar nete tipo de burla. Proprietários metem anuncios em sites fidedignos mas dão indicações de modo a que a reserva seja feita fora do site ao contrário do que é regra. Assim as transações não passam pelo site, é como se fosse um negócio paralelo mas a spessoas pensam que ainda estão a afzer através do site.

Caro João, tive exactamente a mesma situação ante-ontem com a agravante que, antes de proceder ao pagamento, telefonei para a Homeaway EUA, contactei o call-center, trocámos emails para a Homeaway verificar a veracidade do mail (ao qual este funcionário disse que era verdadeiro). Ontem, voltei a contactar a Homeaway EUA que me informou que o email não é verdadeiro. No meu caso, o erro foi o funcionário do Homeaway ter-me dito que o mail era verdadeiro. Creio que vamos ficar pelo "Temos pena mas..."