HomeAway UK Limited
  • legal@homeaway.com

Vrbo - Anúncio duplicado, vrbo não se responsabiliza

João Lages apresentou a reclamação
2 de janeiro 2023
No dia 13 de Novembro de 2022 foi efetuada uma reserva pela VRBO para 8 pessoas no valor de 388€, de uma moradia em Mação para 3 noites, entre os dias 30 de Dezembro e 2 de janeiro, com vista a celebrarmos a passagem do novo ano.

A propriedade está em nome de Marlie Justes, com quem temos vindo a comunicar desde o momento da reserva, para sabermos informações sobre a casa e detalhes de horas de chegada/saída.

Após nos ter sido confirmado pela própria que podíamos chegar por volta das 19h da tarde, qual não é o nosso espanto, aquando do momento da chegada, nos apercebemos que a casa já se encontrava ocupada por outro grupo.

Ao que parece este grupo tinha realizado uma reserva - também através da VRBO - para a mesma moradia e durante os mesmos dias.

Face ao exposto, e tendo em conta que de um momento para o outro nos encontrámos sem sítio para ficar, com vista a compreendermos o que estava a acontecer, entrámos prontamente em contacto com a VRBO e com a proprietária da moradia.

Convém ressalvar que só por volta da vigésima tentativa é que a proprietária cedeu a responder-nos à chamada.

De acordo com o que a VRBO nos explicou, o mesmo anúncio foi publicado duas vezes no site, não tendo sido detetado pela empresa o anúncio duplicado.

A nossa reserva: HA-9VDJYF
Número propriedade: 8223110

A reserva do outro grupo: HA-TLW913

A solução que a VRBO interpretou como viável foi tentar encontrar um hotel para 8 pessoas.

Como podem imaginar, estando 8 pessoas a contar passar 3 dias numa casa com condições para cozinhar, levámos os nossos três carros cheios de mantimentos e comida, pelo que a opção de hotel nos sería altamente prejudicial.

Não sendo esta situação a ideal, compreendemos que, no meio do nosso desespero, não teríamos outra alternativa senão aceitar a precária hipótese apresentada pela VRBO, já que nos encontrávamos sem sítio para ficar em plena noite gélida de dezembro numa vila desconhecida a 200 km de casa.

A chamada de retorno acabou por chegar só às 22h30, a informar que afinal não tinham encontrado solução, e que teríamos de ser nós a encontrar um sítio para ficar, às 23h de dia 30 dezembro, sem qualquer conhecimento da área.

Existiu uma falha clara da VRBO ao expor no site dois anúncios da mesma casa, o que causou duas reservas feitas por grupos diferentes. O mínimo esperado seria que prontamente nos disponibilizassem uma casa para passarmos as noites já previamente pagas, poupando o cliente do desespero de ter de tratar de tudo e completamente vulneráveis numa vila desconhecida.

Muito me espanta a postura da VRBO face à resolução de problemas. É inadmíssivel que ao dia de hoje ainda não nos tenha sido restituído o reembolso da casa, e que não se tenham prontificado a compensar os gastos psicológicos e de gasolina, portagens e comida.

Esperamos com esse acto de restituição da vossa parte não ter de recorrer a instâncias superiores, quer de associação de defesa do consumidor, quer de ação judicial.
Data de ocorrência: 30 de dezembro 2022
19 de janeiro 2023
Olá João,

Antes de mais, gostaríamos de pedir desculpa por qualquer inconveniente causado.

Constatámos que está em contacto com a nossa equipa de Serviço ao Cliente sobre este incidente.

Aguardamos com expectativa informações adicionais sobre a resolução desta questão.

Jacinto
25 de janeiro 2023
A equipa de suporte apenas me diz que está a preparar o reembolso, mas só quando eu volto a enviar-lhes um email.
Já passou 1 mês e nem um reembolso tenho direito, vocês são uma vergonha de empresa.
16 de março 2023
Olá João,

Mais uma vez, pedimos desculpa pelo incómodo causado.

Todos os dias são feitas centenas de reservas na plataforma Vrbo que se transformam em grandes experiências de férias.

Lamentamos que no seu caso tenha demorado mais tempo do que o esperado devido aos procedimentos internos que tivemos de levar a cabo com o imóvel.

Jacinto
16 de março 2023
"Quando há um cancelamento por parte da propriedade, esforçamo-nos por providenciar um reembolso imediato."

Devem estar a gozar com a minha cara... Isto não foi um cancelamento da propriedade, foi um ANUNCIO DUPLICADO no vosso website, fácil de detectar para vocês, era da mesma proprietária.
É ridículo acharem que um simples reembolso compensa todos os dados causados, tanto monetários (como já referi) como emocionais. #VRBOéLIXO
17 de março 2023
Olá João.

A Vrbo executa as ações necessárias para que os proprietários façam a gestão das reservas da forma mais diligente possível.

Como regra geral, as reservas feitas através da plataforma vão até o fim e terminam com uma boa classificação pelos viajantes. Lamentamos que não tenha sido esse o caso.

Saudações
Jacinto.
João Lages avaliou a marca
14 de fevereiro 2023

A VRBO acabou por devolver o dinheiro passado mais de 1 mês, mas não se responsabiliza pelo erro que cometeu. O reembolso não foi nada nesta situação em que perdemos muito mais dinheiro, tempo e paciência. #VRBOéLIXO

17 de março 2023

"Compreendemos novamente o seu desconforto pelo atraso no reembolso do valor correspondente à reserva."

Claramente nem leram o que eu escrevi porque o reembolso nesta situação NÃO É SUFICIENTE