HomeAway UK Limited
  • legal@homeaway.com

Vrbo - Plataforma com gestão duvidosa

Elsa Rosa Lopes
Elsa Lopes apresentou a reclamação
1 de agosto 2023 (editada a 1 de agosto 2023)
No dia 28 de Junho fiz a reserva dum apartamento T1 em Alvor de 16 a 29 de Julho de 2023, tendo pago de imediato o valor da mesma e ficando com a reserva confirmada. No dia 11 de Julho de 2023 recebo uma mensagem do proprietário a informar que a alteração das datas da minha reserva foi aceite e como tal seria reembolsada de metade do valor pago. A alteração não foi feita por mim e a 13 de Julho na véspera de fazer a viagem pura e simplesmente fiquei sem alojamento para a primeira semana de férias, apesar de ter o reembolso na minha conta bancária. Liguei para a Vrbo onde me informaram que não me podiam ajudar pois a reserva não tinha sido cancelada na totalidade, apenas em parte, e como tal não me poderiam oferecer alternativas de alojamento sugerindo mesmo que eu pedisse ao proprietário para cancelar a semana que ainda se mantinha. Com não o quis fazer pois corria o risco de ficar sem alojamento nenhum, tive de ser eu a procurar uma alternativa para primeira semana (noutra plataforma pois deixei de confiar nesta). Fui reembolsada apenas do valor sa semana o que não considero justo, tendo em conta que a mesma não era reembolsável e que caso tivesse sido eu a cancelar perderia a totalidade do valor pago., além de que ao fazer nova reserva noutro sítio diferente e tão em cima da hora ficou muit mais dispendioso para mim. Acabei por não perceber como funciona a plataforma pois o proprietário afima ser tudo gerido pela Vrbo que recebe o dinheio e apenas o transfere para o proprietário no dia do check-in. Por outro lado, a Vrbo diz apenas gerir o dinheiro e que quem gere as reservas é o proprietário. Aconselho vivamente à Vrbo a optimizar a plataforma e garantir o alojamento dos clientes. Para mim foi a primeira e a última vez que usei a mesma não aconselhando o uso da Vrbo. Devido a ter utilizado a Vrbo tive um início e duração de férias super stressante pois a 2 dias de ir para o Algarve não tinha nde ficar e a meio da estadia tive de mudar de alojamento já para não falar na ansiedade de poderem cancelar a reserva da úlima semana a qualquer momento e ter de voltar mais cedo de férias.
Data de ocorrência: 11 de julho 2023
Vrbo
1 de agosto 2023
Estimada Sra. Elsa Rosa Lopes,

Agradecemos o seu e-mail e o tempo dispensado para nos fornecer informações atualizadas sobre esta situação. Entendemos a sua frustração relativamente a toda a situação em torno ao comportamento deste proprietário e lamentamos que o seu processo de reserva não tenham corrido conforme esperado.

Por este motivo, informo que entraremos en contacto consigo diretamente para uma melhor investigação do sucedido.

Ruben
Vrbo.com Support Team
Elsa Lopes
2 de agosto 2023
Lamento que a vossa única resposta via telefone seja apenss um pedido de desculpa pelo sucedido. O facto de eu ter perdido um dia de férias a fazer mudança dum apartamento para outro e ter pago um valor extra pelo novo alojamento para a semana cancelada (que eu tive de encontrar sem o vosso apoio) não dá direito a qualquer tipo de indemnização. Volto a reiterar que o facto dos hóspedes cancelarem e não terem ditreito a reembolso não se reflecte quando se passa a situação ao contrário. Enfim, os clientes não têm qualquer tipo de protecção em situações destas nem a qualquer tipo de compensação quando ocorrem erros.
Pedido de desculpa aceite mas não ressarcido. Vrbo nunca mais!
Elsa Rosa Lopes
Elsa Lopes avaliou a marca
7 de agosto 2023

Apesar da falta de assistência durante o decorrer da estadia e na altura do cancelamento, a Vrbo tentou compensar-me de alguma forma após esta reclamação. Não compensou de todo as dificuldades e perda de tempo , mas pelo menos tive algum feedback. De quaquer forma, apesar da simpatia dos colaboradores, ressalvo, após esta reclamação, não voltaria a usar pois pelo que percebi, os proprietários continuam a poder cancelar a reserva quando querem e como tal, não correrei o risco de me encontrar na mesma situação.